Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comitiva da OAB-RO visita o Deputado Marcos Donadon


OAB/RO PROPÕE A INCLUSÃO DO ESTUDO DO DIREITO
COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NA REDE DE ENSINO EM RONDÔNIA

Uma Comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional em Rondônia, visitou na tarde desta quinta-feira (08/07), o gabinete do deputado Marcos Donadon (PMDB) para propor a criação de uma Lei Estadual que torne obrigatório a inclusão do Estudo de Direito na como disciplina, obrigatória, no ensino fundamental e médio na rede pública e privada em Estado.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Rondônia, Hélio Vieira, o tesoureiro, Rochilmer e o Secretario Geral David Pinto Castiel, foram unânimes em afirmar que "para que o cidadão possa exigir respeito e consideração a sua cidadania, é necessário que ele tenha consciência dela, conhecendo os direitos e deveres perante a sociedade. Aos 16 anos de idade é dada responsabilidade de escolher o presidente do país. Entretanto, não lhe são dados subsídios necessários à compreensão do processo eleitoral e sua importância para a democracia". De acordo com a proposta apresentada, a implantação será gradativa, iniciando no oitavo ano. As aulas serão ministradas, de forma exclusiva, por graduados em Direito, com habilitação em pedagogia.

Ainda de acordo com o Projeto de Lei, para supervisionar, acompanhar e orientar a implantação do ensino do Direito nas escolas, o governo do Estado nomeará uma comissão, sem remuneração, cujo trabalho ficará registrado como relevantes serviços prestados ao Estado. Se a nova Lei for aprovada e sancionada, as instituições de ensino pública e privada terão o prazo de três anos para se adequarem as novas regras. Após concluída a inserção do Estudo do Direito nas escolas, o conteúdo será obrigatoriamente exigido nos concursos públicos.

O Deputado Marcos Donadon aprovou a idéia e prometeu propor a realização de uma audiência pública na Assembléia Legislativa na primeira semana do mês de agosto, para discutir o assunto com a sociedade civil organizada, entidades de classes, Governo do Estado e representantes das secretarias de Estado.  O parlamentar disse ainda, " que assim que todas as opiniões forem colhidas o Projeto será apresentado à Mesa Diretora da Casa para apreciação da Bancada Estadual.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)