Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão vai trabalhar no Plano de Carreira da educação


Nomeada comissão que vai trabalhar na unificação do Plano de Carreira da educação

O diretor da Executiva do Sintero Manoel Rodrigues é o representante dos trabalhadores em educação na comissão encarregada de proceder os estudos necessários à unificação do Plano de Carreira da educação. A comissão, composta por 12 pessoas, foi instituída nesta terça-feira através da Portaria nº 1.185/07, da Seduc, assinada pelo secretário Edinaldo Lustoza. A primeira reunião de trabalho já está marcada para o dia 18/09.

A discussão e envio do projeto de unificação do Plano à Assembléia Legislativa até o dia 20 de outubro foi uma das condições do acordo firmado entre o governo e o Sintero para a suspensão da greve dos trabalhadores em educação, que durou 15 dias.

Integram a comissão os seguintes técnicos: Marli Fernandes de Oliveira Cahúla (presidente), Daniel Diogo Araújo Júnior, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, Geraldo Augusto Fernandes Meireles, Geysa do Valle de Sá Peixoto e Castanheira Silva, Argemiro Pedro dos Santos, Maria da Conceição de Souza, Lenilza Maria Gurgel, Marta de carvalho Ferreira, Lúcia Miranda Freire, Lucimar Pereira de Olveira e Manoel Rodrigues da Silva.

A proposta de unificação do Plano de Carreira da educação já está pronta e foi amplamente discutida entre a Seduc e os trabalhadores em educação nos anos de 2005 e 2006. No entanto foi engavetado. O envio do projeto à Assembléia Legislativa e a implantação da unificação foi um dos principais itens da pauta de reivindicações da categoria e um dos motivos da greve. Após 15 dias de paralisação, os trabalhadores só aceitaram suspender o movimento mediante o compromisso do governo, diante do juiz, de voltar a discutir o plano e aprova-lo até o dia 20 de outubro.

A direção do Sintero, que participa da comissão através do diretor Manoel Rodrigues da Silva, espera que os trabalhos sejam concluídos antes mesmo do prazo de 20 de outubro, pois o texto já está pronto. “Não há muito o que mudar. Apenas deverão ser feitas algumas adequações à lei do Fundeb”, disse Claudir Mata.

A unificação do Plano de Carreira trará inúmeros benefícios para toda a categoria, principalmente para os funcionários de escolas, que passam a ter, oficialmente, uma carreira na educação, e poderão ter elevação de nível, sendo valorizados de acordo com a escolaridade e o tempo de serviço. Os professores serão beneficiados com o aperfeiçoamento da Lei Complementar nº 250/2001, que é o atual Plano de Carreira do Magistério.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Assembleia aprova R$ 3,7 milhões para compra de medicamentos

Assembleia aprova R$ 3,7 milhões para compra de medicamentos

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta semana, por unanimidade, o Projeto de Lei 1036/2025, de autoria do Poder Executivo, que

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)