Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão vai trabalhar no Plano de Carreira da educação


Nomeada comissão que vai trabalhar na unificação do Plano de Carreira da educação

O diretor da Executiva do Sintero Manoel Rodrigues é o representante dos trabalhadores em educação na comissão encarregada de proceder os estudos necessários à unificação do Plano de Carreira da educação. A comissão, composta por 12 pessoas, foi instituída nesta terça-feira através da Portaria nº 1.185/07, da Seduc, assinada pelo secretário Edinaldo Lustoza. A primeira reunião de trabalho já está marcada para o dia 18/09.

A discussão e envio do projeto de unificação do Plano à Assembléia Legislativa até o dia 20 de outubro foi uma das condições do acordo firmado entre o governo e o Sintero para a suspensão da greve dos trabalhadores em educação, que durou 15 dias.

Integram a comissão os seguintes técnicos: Marli Fernandes de Oliveira Cahúla (presidente), Daniel Diogo Araújo Júnior, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, Geraldo Augusto Fernandes Meireles, Geysa do Valle de Sá Peixoto e Castanheira Silva, Argemiro Pedro dos Santos, Maria da Conceição de Souza, Lenilza Maria Gurgel, Marta de carvalho Ferreira, Lúcia Miranda Freire, Lucimar Pereira de Olveira e Manoel Rodrigues da Silva.

A proposta de unificação do Plano de Carreira da educação já está pronta e foi amplamente discutida entre a Seduc e os trabalhadores em educação nos anos de 2005 e 2006. No entanto foi engavetado. O envio do projeto à Assembléia Legislativa e a implantação da unificação foi um dos principais itens da pauta de reivindicações da categoria e um dos motivos da greve. Após 15 dias de paralisação, os trabalhadores só aceitaram suspender o movimento mediante o compromisso do governo, diante do juiz, de voltar a discutir o plano e aprova-lo até o dia 20 de outubro.

A direção do Sintero, que participa da comissão através do diretor Manoel Rodrigues da Silva, espera que os trabalhos sejam concluídos antes mesmo do prazo de 20 de outubro, pois o texto já está pronto. “Não há muito o que mudar. Apenas deverão ser feitas algumas adequações à lei do Fundeb”, disse Claudir Mata.

A unificação do Plano de Carreira trará inúmeros benefícios para toda a categoria, principalmente para os funcionários de escolas, que passam a ter, oficialmente, uma carreira na educação, e poderão ter elevação de nível, sendo valorizados de acordo com a escolaridade e o tempo de serviço. Os professores serão beneficiados com o aperfeiçoamento da Lei Complementar nº 250/2001, que é o atual Plano de Carreira do Magistério.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrocom começa nesta quinta-feira em Cerejeiras com programação voltada ao agro

Agrocom começa nesta quinta-feira em Cerejeiras com programação voltada ao agro

A terceira edição da Agrocom (Feira de Negócios do Agro, Comércio e Família) tem início nesta quinta-feira (9), em Cerejeiras, reunindo produtores

Pré candidato ao Senado por Rondônia, Luís Fernando é homenageado em Brasília

Pré candidato ao Senado por Rondônia, Luís Fernando é homenageado em Brasília

O trabalho do ex-secretário de Finanças de Rondônia, Luís Fernando, acaba de ser reconhecido nacionalmente pela mais alta entidade que coordena a im

Deputado  Alex Redano solicita recuperação da Linha B-106, em Cujubim  Indicação atende demanda de moradores e busca melhorar condiçõ

Deputado Alex Redano solicita recuperação da Linha B-106, em Cujubim Indicação atende demanda de moradores e busca melhorar condiçõ

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação da Linha B-106, no município de

Deputada Silvia Cristina destaca os três anos de funcionamento do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia

Deputada Silvia Cristina destaca os três anos de funcionamento do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia

Durante pronunciamento no plenário em Brasília, nesta terça-feira (07), a deputada federal Sílvia Cristina destacou os três anos de funcionamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)