Terça-feira, 2 de junho de 2015 - 18h43
Porto Velho está com apenas um quarto do efetivo de Policiais Militares que deveria ter. A informação foi dada pelo promotor de Justiça Shalimar Marques, em reunião da Comissão de Segurança Pública na manhã desta terça-feira (2), no plenarinho da Assembléia Legislativa. Ao todo, segundo os dados disponibilizados pelo membro do MP, o Estado está com uma defasagem de 50 por cento dos policiais militares que deveria ter.
Convidados pela Comissão de Segurança Pública, que tem como presidente o deputado Jesuino Boabaid (PTdoB), o sub-secretário de Segurança Pública, coronel César Adilson, e o promotor de Justiça Shalimar Marques elaboraram um quadro da situação atual do efetivo da Polícia Militar no Estado, com suas deficiências e necessidades de um concurso o mais urgente possível.
César Adilson, coronel da Polícia Militar, fez uma breve explicação das condições do governo e citou as perspectivas para esse ano, quando esperam aprovar a contratação de pelo menos mais 480 policiais. Segundo ele, o clima não é de terror, pois o índice de homicídios caiu. Ele disse que, nas condições atuais, o comando da Polícia Militar não tem como promover deslocamentos no efetivo.
Insegurança
Por outro lado, o promotor de Justiça Shalimar Marques demonstrou através de slides a condição efetiva de todos os municípios, distritos e vilas, ressaltando que o Estado está com uma defasagem no efetivo (policiais que vão para a rua) de pelo menos 50 por cento, e que em Porto Velho esse índice aumenta para 75 por cento, ou seja, existe apenas um quarto do que deveria haver.
Pelas estimativas apresentadas por Shalimar, a Polícia Militar conta, hoje, com um total de 5.036 policiais, sendo que efetivos, ou seja, os aptos a irem para a rua, são somente 3.385. Isso, segundo o promotor, representa menos do que havia (em proporção) em 2004.
Alertou o promotor que a iniciativa de uma lei que determine o contingente necessário deve ser da Assembléia Legislativa, e que a Assembléia de Alagoas já saiu na frente em relação a esse assunto.
Jesuino boabaid disse que apresentará o pedido para a realização e uma audiência pública para a próxima segunda-feira (8) com todos os representantes da segurança pública apara discutir as ações imediatas e já elaborar uma diretriz para a apresentação da lei que definirá o efetivo mínimo para todas as polícias do Estado.
Fonte : David Casseb
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2