Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão de Educação ouve coordenador do Proerd


  
Em reunião no Plenarinho ontem, quarta-feira (9), a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa ouviu o coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tenente PM Paulo Antunes da Silva, e o soldado PM Fábio Rodrigues. Eles explicaram o trabalho desenvolvido com estudantes das escolas públicas de Porto Velho.

A presidente da comissão, deputada Lúcia Tereza (PP), disse ser essencial que o trabalho seja desenvolvido não só no ensino básico, mas também até a nona série. O tenente Antunes explicou que o Proerd, desenvolvido pela Polícia Militar, precisa de apoio para isso.

De acordo com o coordenador, a parte mais cara, que é a mão de obra, é toda custeada pela Secretaria de Estado de Segurança. “Acontece que precisamos de livros e também de camisetas e bonés que são distribuídos aos alunos”, destacou.

Através da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa, foram entregues ao Proerd as camisetas, bonés e livros que atualmente são utilizados. O tenente Antunes explicou que o material deve durar até o começo do próximo ano.

A deputada Rosângela Donadon (PMDB), membro da comissão, perguntou sobre os custos para a manutenção do programa. O coordenador explicou que são necessários R$ 11 milhões para desenvolver um trabalho durante quatro anos.

O deputado Aélcio da TV (PP), também membro da comissão, disse ver a possibilidade de a Assembleia Legislativa abraçar esse projeto, através da Escola do Legislativo. Ele afirmou que o problema das drogas deve ser combatido nos colégios, porque é mais fácil conscientizar os jovens de que tratar adultos.

O tenente Antunes explicou que a Polícia Militar tem identificado motoristas que dirigem embriagados, nas operações da Lei Seca. “Mas como identificar quem usou cocaína, por exemplo? Precisamos intensificar esse trabalho preventivo”, afirmou.

O deputado Adelino Follador (DEM), também membro da comissão, disse ser preciso destinar recursos para o Proerd. Lúcia Tereza explicou que não falta dinheiro para a educação, por isso o caminho é buscar o que for necessário na Seduc.

“Deveria ser assim, mas na prática não tem funcionado. Os recursos ficam emperrados. Precisamos ajudar a resolver a questão do Proerd”, destacou Adelino.

O vice-presidente da comissão, deputado Ribamar Araújo (PT), afirmou que os investimentos no Proerd são necessários, porque é preciso intensificar o trabalho de combate às drogas.

Os parlamentares da Comissão de Educação e Cultura afirmaram que um caminho para obter recursos para desenvolver o programa é o Detran. Lúcia Tereza explicou que o órgão está com superávit. Os deputados afirmaram que trabalharão para que a atuação do Proerd seja intensificada.

Fonte: Decom / ALE
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu

Assembleia Legislativa de Rondônia busca segundo Selo Diamante de Transparência Pública com pontuação recorde

Assembleia Legislativa de Rondônia busca segundo Selo Diamante de Transparência Pública com pontuação recorde

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) poderá conquistar o Selo Diamante na avaliação de transparência pública promovida pela Associação dos M

Gente de Opinião Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)