Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Começa regularização fundiária do bairro Jardim Santana em Porto Velho



Começa Regularização Fundiária do bairro Jardim Santana: prefeitura inicia a conferência da documentação

A prefeitura de Porto Velho iniciou esta semana o cadastramento dos moradores do bairro Jardim Santana, última etapa para a regularização das famílias que ocupam esta área desde o início da década de 1990. As inscrições que iniciaram nesta segunda-feira, 20, seguem até a próxima sexta, 24, estão sendo realizadas na sala de informática da Escola São Miguel, onde foi montado um posto de atendimento da secretaria municipal de regularização fundiária e habitação (Semur). “Nessa fase, estamos conferindo a documentação das pessoas e também passando orientações sobre o processo de regularização fundiária. É um levantamento necessário para que a prefeitura possa tomar conhecimento de possíveis pendências que possam existir. Acreditamos que dentro de trinta dias já estaremos entregando o título de domínio às famílias, dos lotes regularizados”, explicou a secretária adjunta da Semur, Mônica Carvalho.

No total a gleba que pertencia à União e foi repassada ao município, tem uma área de 8,30 mil metros quadrados. Desse total, 481,42 mil metros quadrados (58,02%) da área, são ocupados pelos 2.173 lotes que serão regularizados. Outros 111,53 mil m2 (13,44%), referem-se as áreas verdes e equipamentos públicos e 236,75 m2 (28,23%), são áreas onde estão as vias do bairro. “Para chegar a essa etapa, foi realizado todo o serviço de topografia, das condições físicas, identificação dos equipamentos públicos existentes no local, as áreas verdes e o principal, foi a aprovação do projeto urbanístico”, adiantou a secretária adjunta.

Números

Desde que foi lançado o Programa de Regularização Fundiária de Porto Velho, a prefeitura já legalizou mais de 16 mil lotes urbanos. A previsão é de que até dezembro deste ano esse número ultrapasse a casa dos mil lotes, de acordo com as informações de Mônica Carvalho. Pelo programa foram regularizados até agora sete bairros: Tancredo Neves, Caladinho, Conceição, Espírito Santo, São João Batista e Embratur. Além do Jardim Santana, temos outros 23 bairros, cinco loteamentos e uma ocupação (Mamoré), que estão em processo de regularização. Em procedimento de cessão para o município, estão as áreas correspondentes aos bairros Nova Esperança, São Francisco, Mariana, Socialista, Cidade Jardim e Nacional.

Mônica Carvalho explicou ainda, que as famílias beneficiadas com a escrituração e registro do seu imóvel passam a ter a posse legalizada, o que significa que não correrão mais o risco de perder seus terrenos, Além disso, a partir da regularização fundiária, os proprietários têm maior facilidade para acessar financiamentos para a construção ou reforma de suas casas.

O programa é desenvolvido pela prefeitura que tem a parceria de outras instituições como os cartórios de notas e registro civil, cartórios de registros de imóveis, Poder Judiciário e governo federal, por meio do Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal.

Fonte:  Joel Elias
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)