Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Começa pagamento do auxilio moradia para vítimas de alagação em Porto Velho


 
A Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em conjunto com a Secretaria Municipal de Fazenda iniciou os pagamentos das folhas de janeiro e fevereiro do beneficio eventual auxilio moradia. As folhas contemplam 149 famílias vitimas de alagação e em situação de vulnerabilidade e que estão com o processo de documentação de conta bancária concluídos. Os pagamentos estão sendo feitos através de deposito em conta no Banco do Brasil. Segundo Benedita Nascimento, secretária da Semas o pagamento atrasou devido a pouca procura dos demandatários para a regularização de documentos na secretaria. 

Benedita explica que o processo de abertura de contas também colabora para que haja o atraso, pois o cadastro de cada beneficiário é analisado pelo banco em sua particularidade. Algumas pessoas apresentam divida no banco, outras possuem restrição em órgãos de proteção ao crédito e tem famílias que não possuem documentos. Os pagamentos são feitos via conta bancária porque esse é o único meio previsto em lei complementar municipal 363/2009 para transferir a renda. 

Para a família se integrar ao beneficio é necessário fazer um acompanhamento que se inicia com a visita da Defesa Civil Municipal que elabora um relatório solicitando uma nova visita feita pela equipe técnica da Semas, onde um assistente social faz a analise familiar e emite um relatório técnico sócio-assistencial e econômico.

Chuvas

A equipe de técnicos fez uma ronda pela região de alagação na Capital, depois da forte chuva que caiu na cidade na noite do último domingo para segunda-feira. Foram entregues às famílias cestas básicas e água. Seis famílias ainda permanecem na associação de moradores do bairro Baixa da União, já estão recebendo o auxilio aluguel e permanecem aguardando por uma casa para alugar. 

Fonte: Claudinete Miranda

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)