Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Começa em RO recepção do seguro-desemprego para o pescador artesanal



O Superintende Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia – SRTE/RO, Ruy Parra Motta, informou que está montado e treinado o grupo de técnicos da instituição que formará as equipes que irão agilizar a recepção de pedidos de seguro-desemprego para as pescadores artesanais do Estado de Rondônia, durante o período do defeso, nos locais das Colônias de Pescadores. O período de defeso compreende os quatro meses em que a piracema acontece, quando os peixes sobem os rios para se reproduzirem e o pescador fica proibido de pescar por determinação do Ibama.

Ruy explicou que “podem solicitar o benefício os pescadores profissionais que têm na pesca a sua principal fonte de renda e que exerçam a sua atividade de forma artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio de parceiros. mas sem empregados”.

O grupo de técnicos do Núcleo Seguro-Desemprego da SRTE/RO sob a coordenação de Alda Inês, é formado ainda por Amélia Pereira, Aldeni, Francisco Filho, Maria Malta, Terezinha Damasceno,Inês Costa e Maria Aparecida. “ O objetivo é que o pescador tenha o melhor atendimento possível da Superintendência do Trabalho e que todos recebam, o que lhes é de direito, as quatros parcelas do seguro-desemprego, urante o período do defeso, quando eles estão proibidos de exercer a atividade que proporciona o sustento da família ”, disse Ruy.

A SRTE/RO ira deslocar equipes de trabalhos para atender o pescador na sua Colônia. Assim as equipes irão a todas as regiões do Estado onde existem o trabalho da pesca para levar in loco esse benefício para o pescador.

As equipes da Superintendência do Trabalho e Emprego em Rondônia obedecerá o seguinte cronograma para a recepção e encaminhamento referente ao defeso 2009/2010

PRIMEIRA FASE:

Período: 19/10 a 24/10/09
Localidade: Pimenteiras 

Período: 19/10 a 24/10/09 
Localidade: Candeias do Jamari

Período: 26/10 a 31/10/09
Localidade: Costa Marques

Período: 26/10 a 30/10/09
Localidade: Itapuã

SEGUNDA FASE:

Perído: 03/11 a 07/11/09
Localidade: Machadinho

Período: 09/11 a 14/11/09
Localidade: São Francisco

Período: 16/11 a 21/11/09
Localidade: Ariquemes

Período: 23/11 a 28/11/09
Localidade: JÍ Paraná


TERCEIRA FASE:

Período: 30/11 a 05/12/09
Localidade: Guajará Mirim ( surpresa )

Período: 08/12 a 12/12/09
Localidade: Alto Madeira

Período: 14/12 a 19/12/09
Localidade: Baixo Madeira

Documentos necessários para recepção e encaminhamento do seguro-desemprego do pescador artesanal:

1 - Pescador Antigo: Cópias da Carteira de Pescador Artesanal atualizada, 02 Contribuições do INSS ou Notas Fiscais no nome do Pescador; Conferir o Requerimento através do documento original, tendo alguma mudança pegar xérox. .

2 - Pescador de 1ª Vez : Cópia de oda documentação: RG, CPF, CTPS, PIS, CEI, NIT, Carteira Pescador Atualizada, 02 Contribuições ou Nota Fiscal no nome do Pescador. Juntamente com os originais para conferir.

Alda Inês, coordenadora do grupo seguro-desemprego da SRTE/RO avisa que não é preciso Atestado da Colônia para fazer o encaminhamento do pedido.

Fonte: SRTE/RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes destina 42 milhões para ampliação histórica da Arena Aluízio Ferreira

Deputada Cristiane Lopes destina 42 milhões para ampliação histórica da Arena Aluízio Ferreira

Em uma iniciativa conjunta entre o Governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha e a Deputada Federal Cristiane Lopes, foi anunciada a rees

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Com intuito de diminuir as filas de espera da região e contribuir para que a população tenha acesso à saúde, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemo

"Coração em Ação", idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

"Coração em Ação", idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

No último sábado (4), a ação social "Coração em Ação", idealizada e coordenada pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), reuniu mais de 3 m

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)