Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comando de greve se reúne com deputados


Conforme estava previsto nas negociações entre o comando de greve dos trabalhadores em educação e a Assembléia Legislativa, representantes dos grevistas e uma comissão de deputados estaduais voltaram a se reunir na tarde desta segunda-feira com vistas a buscar a negociação com o governo do Estado.

Além dos representantes dos trabalhadores em educação, participaram da reunião os deputados estaduais Ribamar Araújo, Professor Dantas, Néri Firigolo, Maurão de Carvalho, Maurinho, Valter Araújo, Tiziu e Ezequiel Neiva. Durante a reunião a presidente do SINTERO, Claudir Mata, deixou claro aos parlamentares que já ficou comprovado que o governo possui margem para conceder reposição de perdas salariais, bastando apenas o governo se sensibilizar para a situação dos trabalhadores em educação.

O comando de greve apresentou como reivindicações principais a reposição salarial e o envio do Plano de Carreira unificado para aprovação na Assembléia Legislativa. "Acreditamos que os deputados vão ter acesso ao governo, e que saberão intermediar as negociações buscando o fim do impasse", disse Claudir. Ela informou que todos os trabalhadores em educação estão acreditando na abertura do diálogo.

Os deputados estaduais deverão ter uma reunião com o governador Ivo Cassol nesta terça-feira, oportunidade em que apresentarão as reivindicações. Na quarta-feira eles se reunião novamente com o comando de greve para apresentar a resposta. A categoria espera, no mínimo, uma contraproposta do governo.

A greve começou a semana mais forte do que no início, há oito dias. Levantamento feito pelo SINTERO em todo o estado constatou um índice médio de mais de 75% de adesão da categoria nesta segunda-feira. "A tendência é aumentar ainda mais, porque os trabalhadores estão pressionados e não têm outra saída para reivindicar os seus direitos", disse a presidente do SINTERO.

Claudir Mata deixou claro que os trabalhadores em educação têm consciência que a greve não faz bem, mas disse que a responsabilidade pelo ano letivo é toda do governo do Estado. "Se não lutarmos pela categoria ninguém lutará. Só com luta é que conquistaremos nossos direitos. Estamos pedindo o apoio dos estudantes e dos pais de alunos, pois não estamos lutando só por salário, mas também pela qualidade do ensino que a sociedade precisa e merece", disse.

Na quarta-feira os trabalhadores em educação farão uma grande manifestação com passeata pelas ruas de Porto Velho. Para isso o SINTERO está convocando a categoria para concentração às 15 horas em frente à Assembléia Legislativa.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)