Segunda-feira, 13 de agosto de 2007 - 18h37
Conforme estava previsto nas negociações entre o comando de greve dos trabalhadores em educação e a Assembléia Legislativa, representantes dos grevistas e uma comissão de deputados estaduais voltaram a se reunir na tarde desta segunda-feira com vistas a buscar a negociação com o governo do Estado.
Além dos representantes dos trabalhadores em educação, participaram da reunião os deputados estaduais Ribamar Araújo, Professor Dantas, Néri Firigolo, Maurão de Carvalho, Maurinho, Valter Araújo, Tiziu e Ezequiel Neiva. Durante a reunião a presidente do SINTERO, Claudir Mata, deixou claro aos parlamentares que já ficou comprovado que o governo possui margem para conceder reposição de perdas salariais, bastando apenas o governo se sensibilizar para a situação dos trabalhadores em educação.
O comando de greve apresentou como reivindicações principais a reposição salarial e o envio do Plano de Carreira unificado para aprovação na Assembléia Legislativa. "Acreditamos que os deputados vão ter acesso ao governo, e que saberão intermediar as negociações buscando o fim do impasse", disse Claudir. Ela informou que todos os trabalhadores em educação estão acreditando na abertura do diálogo.
Os deputados estaduais deverão ter uma reunião com o governador Ivo Cassol nesta terça-feira, oportunidade em que apresentarão as reivindicações. Na quarta-feira eles se reunião novamente com o comando de greve para apresentar a resposta. A categoria espera, no mínimo, uma contraproposta do governo.
A greve começou a semana mais forte do que no início, há oito dias. Levantamento feito pelo SINTERO em todo o estado constatou um índice médio de mais de 75% de adesão da categoria nesta segunda-feira. "A tendência é aumentar ainda mais, porque os trabalhadores estão pressionados e não têm outra saída para reivindicar os seus direitos", disse a presidente do SINTERO.
Claudir Mata deixou claro que os trabalhadores em educação têm consciência que a greve não faz bem, mas disse que a responsabilidade pelo ano letivo é toda do governo do Estado. "Se não lutarmos pela categoria ninguém lutará. Só com luta é que conquistaremos nossos direitos. Estamos pedindo o apoio dos estudantes e dos pais de alunos, pois não estamos lutando só por salário, mas também pela qualidade do ensino que a sociedade precisa e merece", disse.
Na quarta-feira os trabalhadores em educação farão uma grande manifestação com passeata pelas ruas de Porto Velho. Para isso o SINTERO está convocando a categoria para concentração às 15 horas em frente à Assembléia Legislativa.
Fonte: Adércio Dias
Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que
Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré
A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (
Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho
O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le
Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025
Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso