Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comando de greve se reúne com deputados


Conforme estava previsto nas negociações entre o comando de greve dos trabalhadores em educação e a Assembléia Legislativa, representantes dos grevistas e uma comissão de deputados estaduais voltaram a se reunir na tarde desta segunda-feira com vistas a buscar a negociação com o governo do Estado.

Além dos representantes dos trabalhadores em educação, participaram da reunião os deputados estaduais Ribamar Araújo, Professor Dantas, Néri Firigolo, Maurão de Carvalho, Maurinho, Valter Araújo, Tiziu e Ezequiel Neiva. Durante a reunião a presidente do SINTERO, Claudir Mata, deixou claro aos parlamentares que já ficou comprovado que o governo possui margem para conceder reposição de perdas salariais, bastando apenas o governo se sensibilizar para a situação dos trabalhadores em educação.

O comando de greve apresentou como reivindicações principais a reposição salarial e o envio do Plano de Carreira unificado para aprovação na Assembléia Legislativa. "Acreditamos que os deputados vão ter acesso ao governo, e que saberão intermediar as negociações buscando o fim do impasse", disse Claudir. Ela informou que todos os trabalhadores em educação estão acreditando na abertura do diálogo.

Os deputados estaduais deverão ter uma reunião com o governador Ivo Cassol nesta terça-feira, oportunidade em que apresentarão as reivindicações. Na quarta-feira eles se reunião novamente com o comando de greve para apresentar a resposta. A categoria espera, no mínimo, uma contraproposta do governo.

A greve começou a semana mais forte do que no início, há oito dias. Levantamento feito pelo SINTERO em todo o estado constatou um índice médio de mais de 75% de adesão da categoria nesta segunda-feira. "A tendência é aumentar ainda mais, porque os trabalhadores estão pressionados e não têm outra saída para reivindicar os seus direitos", disse a presidente do SINTERO.

Claudir Mata deixou claro que os trabalhadores em educação têm consciência que a greve não faz bem, mas disse que a responsabilidade pelo ano letivo é toda do governo do Estado. "Se não lutarmos pela categoria ninguém lutará. Só com luta é que conquistaremos nossos direitos. Estamos pedindo o apoio dos estudantes e dos pais de alunos, pois não estamos lutando só por salário, mas também pela qualidade do ensino que a sociedade precisa e merece", disse.

Na quarta-feira os trabalhadores em educação farão uma grande manifestação com passeata pelas ruas de Porto Velho. Para isso o SINTERO está convocando a categoria para concentração às 15 horas em frente à Assembléia Legislativa.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)