Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Com apoio do MPF, 21 indígenas começaram a cursar ensino superior


O acesso dos indígenas de Rondônia à educação superior cresceu em 2015. Nos anos anteriores, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) registrava quase nenhum indígena entre seus alunos. Após recomendação do Ministério Público Federal (MPF), o quantitativo subiu para 11 indígenas matriculados na Universidade neste ano.
 

A recomendação do MPF fez com que a Unir alterasse seu sistema de cotas no vestibular de 2015. Assim, mais indígenas conseguiram ingressar no ensino superior público. Com o novo método, as cotas destinadas aos pardos, negros e indígenas deixaram de ser somadas e passaram a ser consideradas individualmente. Dessa forma, os estudantes passaram a concorrer em seus respectivos grupos (indígenas só concorrem com outros indígenas, por exemplo). Antes, todos concorriam juntos e isto reduzia muito as chances de ingresso dos indígenas na Unir.
 

Atualmente, há indígenas cursando Direito, Gestão Ambiental, Pedagogia, Medicina Veterinária, além de outros cursos superiores. Os alunos são de várias etnias: Suruí, Gavião, Oro Mon, Cassupá etc.
 

Neste ano, a mesma recomendação foi expedida ao Instituto Federal de Rondônia (Ifro) para que altere seu método de cotas de forma que separe as cotas relativas a negros, pardos e indígenas, possibilitando que seus cursos técnicos sejam mais inclusivos. O Ifro ainda não definiu se vai acatar ou não a recomendação.
 

Além das recomendações, o MPF firmou acordo com a Faculdade São Lucas que se comprometeu a ofertar 25 bolsas integrais de estudos aos povos indígenas – cinco bolsas por ano, durante o período de cinco anos. O MPF tem fiscalizado o cumprimento do acordo e verificou que no segundo semestre de 2014 e já no início do semestre de 2015, os indígenas aprovados em processo seletivo estão devidamente matriculados.
 

Atualmente, a Faculdade São Lucas tem 10 estudantes indígenas. Entre os cursos dos graduandos indígenas estão Administração, Biomedicina, Direito, Enfermagem e Fonoaudiologia.


Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.mp.br)

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)