Quarta-feira, 29 de setembro de 2010 - 22h04
COLIGAÇÃO ‘RONDÔNIA MELHOR PARA TODOS’ PEDE CAÇASSÃO DO REGISTRO DE VALDECI MACHADO POR ABUSO DE PODER ECONÔNICO
A Coligação Rondônia Melhor Para Todos, formada pelo PT e PSB protocolou na manhã desta quarta feita uma ação de investigação judicial eleitoral contra Valdeci Machado, conhecido como Valdeci da Farmácia por abuso de poder econômico.
Valdeci é o idealizador do programa social denominado Supera Brasil, que oferece serviços nas áreas de saúde da família, inclusão digital, educação profissional, lazer, cultura e esporte, além de cursos de babá, manutenção de computadores, rotinas administrativas, operador de supermercado, varejo escola e farmácia escola, todos gratuitos.
A ação foi patrocinada pelo advogado Fabrício Fernandes do Escritório Segismundo Advogados, segundo o qual a intenção de Valdeci vincular sua candidatura a deputado federal com as benesses oferecidas pelo programa social Supera Brasil, de sua autoria e propriedade, foi escancarada por ele mesmo, num panfleto de propaganda eleitoral denominado “JF - Jornal do Futuro”, onde Valdeci destaca os serviços e projetos gratuitos prestados pelo programa, vinculando fortemente seu nome a esse programa, que recebe inclusive subsídios do Governo do Estado, o que é terminantemente vedado pela lei eleitoral.
Para o coordenador jurídico da Coligação Rondônia Melhor Para Todos, Ernande Segismundo, esse é um dos mais graves casos de abuso de poder econômico que se tem notícia em Rondônia nos últimos anos, pois Valdeci teve o desplante de distribuir gratuitamente milhares e milhares de kits de higiene bucal, com o símbolo do Governo do Estado de Rondônia, a logomarca do programa Supera Brasil, a logomarca da Drogaria Econômica, de sua propriedade e – pasme – o seu próprio nome ali impresso. Esse kit é formado por uma pequena bolsa, tipo necessere contendo uma escova de dente, um creme dental e um sabonete. Segismundo afirma que este é um tipo de compra de voto antecipada, porque praticada antes do período eleitoral, que se iniciou no dia 06 de julho passado.
Para o advogado Fabrício Fernandes Valdeci Machado pode se considerar fora do pleito, uma vez que resta induvidoso o cometimento do abuso de poder econômico, que vem se utilizando do programa social de sua autoria, para distribuir bens e serviços gratuitamente a milhares de eleitores, afrontando a normalidade, a legitimidade, a moralidade e a transparência do sufrágio.
Fonte: Ascom
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)