Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Coleta seletiva de lixo no Granville e Rio Candeias


 

A prefeitura de Porto Velho começa a implantar em março, o serviço de coleta seletiva de lixo na capital. O novo sistema iniciará pelo bairro Rio Candeias e Conjunto Residencial Granville. Mas antes, a partir de 15 de fevereiro, serão realizadas reuniões com os moradores, quando serão passadas as orientações sobre o novo serviço.Coleta seletiva de lixo no Granville e Rio Candeias  - Gente de Opinião

A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 28, pelo secretário Jair Ramires, da secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb), responsável pelo serviço de limpeza pública da cidade. Para o secretário, o período de 15 dias, antes da implantação é necessário, para que a prefeitura preste todos os esclarecimentos e tire as dúvidas da população sobre o novo sistema de recolhimento de lixo. “Vamos aproveitar também essas reuniões para distribuir aos moradores panfletos e o calendário com os dias da coleta seletiva. Mas a coleta normal será mantida, a mudança é que passaremos a ter três tipos de coleta: a do lixo úmido, lixo selecionado e a do lixo hospitalar, que também é feito pela prefeitura”, explicou. O calendário com os dias da semana e os horários da coleta seletiva ainda serão definidos com a Marquise, empresa que fará a coleta.


Normas

Mas para que o morador tenha o lixo recolhido ele terá que seguir algumas normas, como fazer a seleção do lixo e acondicionar o material de forma adequada. Se o lixo não estiver devidamente separado, o secretário Jair Ramires adiantou que o resíduo não será coletado. O morador também terá que obedecer rigorosamente o horário e ficar atento aos dias que o caminhão de coleta passará pelo bairro. “Vamos supor que fique definido que em determinado setor a coleta seletiva acontecerá segunda, quarta e sexta, das oito às onze. Se o morador colocar o lixo para ser recolhido na terça ou na quinta, esse material não será levado pelo caminhão de lixo. Outra situação, se ele colocar o lixo fora do horário, a coleta também não será feita. Tudo isso será repassado para a população antes de começarmos efetivamente com esse novo serviço.

Caso o morador não atente para essas exigências, na primeira vez ele será notificado pela prefeitura. Em caso de reincidência, a partir da terceira vez, ele passará a ser multado. Fiscais da Semusb farão ronda permanente nos bairros para inspecionar o cumprimento dessas normas e reforçar as orientações. Para dá conta do serviço, o prefeito Roberto Sobrinho já autorizou a contratação de 20 fiscais, aprovados no concurso da prefeitura e que estão na lista de espera.            

 “Sabemos que esse é um novo sistema que o município passará a oferecer à população, e assim, pedimos o apoio no sentido de que nos ajudem a implantar o serviço, porque no final quem sairá ganhando é a própria população, que terá uma cidade mais limpa. O meio ambiente também deixará de sofrer agressões com o descarte de lixo em qualquer local”, frisou. Provisoriamente, o lixo da coleta seletiva será depositado na lixeira pública, enquanto não fica pronto o aterro sanitário do município.

 

Saiba mais

A coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.

Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerar a poluição do meio ambiente.

Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade, além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Portanto, deve-se considerar este tipo de coleta, de grande importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Fonte: Joel Elias
Foto: Franky Néry

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)