Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Colégio Recursal de P.Velho vai realizar Julgamento Virtual


Neste mês de setembro 2006 o Colégio Recursal da Comarca de Porto Velho vai realizar, pela primeira vez, o Julgamento Virtual, mais uma inovação tecnológica desenvolvida por analistas do Tribunal de Justiça de Rondônia, com a supervisão do Juiz Alexandre Miguel, auxiliar da Presidência do TJ rondoniense.

O Julgamento Virtual é um projeto piloto que vai permitir aos magistrados julgarem processos diretamente de seu gabinete, ou seja, sem a necessidade de estarem presentes na mesma sala ou sessão de julgamentos.

Magistrados e assessores do Colégio Recursal da Comarca de Porto Velho participaram de treinamento preparatório para conhecer a ferramenta, Sistema de Julgamento Virtual, no início deste mês de setembro, no Núcleo Administrativo do Tribunal de Justiça. O treinamento foi ministrado pela analista de sistemas Ariane Dias de Almeida, da Coordenadoria de Informática do Tribunal de Justiça, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.

O novo sistema de julgamento virtual, entre outras vantagens vai possibilitar aos magistrados contar com o auxílio de seus assessores utilizando a internet, além de proporcionar um melhor aproveitamento do tempo das sessões e aumento na estatística de julgamentos processuais.

Depois do Colégio Recursal de Porto Velho, o sistema de Julgamento Virtual vai ser implantado na Comarca de Ji-Paraná, de terceira entrância, e em seguida no Tribunal de Justiça. A data de implantação  ainda vai ser definida.

O Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia foi o idealizador do Projeto Julgamento Virtual. O desenvolvimento do projeto coube aos analistas de sistemas Alex Fabian e Ariane Dias de Almeida, do quadro da Coordenaria de Informática do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Prêmio

O Tribunal de Justiça de Rondônia está concorrendo, com o Projeto Julgamento Virtual, ao "Prêmio Innovare", iniciativa e realização do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas e da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB.

O Prêmio Innovare tem por objetivo identificar, escolher e difundir práticas pioneiras e bem sucedidas de gestão do Poder Judiciário brasileiro que contribuam para a modernização, melhoria da qualidade e eficiência dos serviços da Justiça.

Fonte:TJ/RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

O Partido Progressistas (PP) realiza nesta quinta-feira (11) um grande ato de filiação que marca a entrada de novas lideranças políticas na sigla em

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15241/2025, solicitando um estudo de viabilidade para a criação e implement

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)