Quarta-feira, 13 de setembro de 2006 - 15h24
Neste mês de setembro 2006 o Colégio Recursal da Comarca de Porto Velho vai realizar, pela primeira vez, o Julgamento Virtual, mais uma inovação tecnológica desenvolvida por analistas do Tribunal de Justiça de Rondônia, com a supervisão do Juiz Alexandre Miguel, auxiliar da Presidência do TJ rondoniense.
O Julgamento Virtual é um projeto piloto que vai permitir aos magistrados julgarem processos diretamente de seu gabinete, ou seja, sem a necessidade de estarem presentes na mesma sala ou sessão de julgamentos.
Magistrados e assessores do Colégio Recursal da Comarca de Porto Velho participaram de treinamento preparatório para conhecer a ferramenta, Sistema de Julgamento Virtual, no início deste mês de setembro, no Núcleo Administrativo do Tribunal de Justiça. O treinamento foi ministrado pela analista de sistemas Ariane Dias de Almeida, da Coordenadoria de Informática do Tribunal de Justiça, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.
O novo sistema de julgamento virtual, entre outras vantagens vai possibilitar aos magistrados contar com o auxílio de seus assessores utilizando a internet, além de proporcionar um melhor aproveitamento do tempo das sessões e aumento na estatística de julgamentos processuais.
Depois do Colégio Recursal de Porto Velho, o sistema de Julgamento Virtual vai ser implantado na Comarca de Ji-Paraná, de terceira entrância, e em seguida no Tribunal de Justiça. A data de implantação ainda vai ser definida.
O Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia foi o idealizador do Projeto Julgamento Virtual. O desenvolvimento do projeto coube aos analistas de sistemas Alex Fabian e Ariane Dias de Almeida, do quadro da Coordenaria de Informática do Tribunal de Justiça de Rondônia.
Prêmio
O Tribunal de Justiça de Rondônia está concorrendo, com o Projeto Julgamento Virtual, ao "Prêmio Innovare", iniciativa e realização do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas e da Associação dos Magistrados Brasileiros AMB.
O Prêmio Innovare tem por objetivo identificar, escolher e difundir práticas pioneiras e bem sucedidas de gestão do Poder Judiciário brasileiro que contribuam para a modernização, melhoria da qualidade e eficiência dos serviços da Justiça.
Fonte:TJ/RO
Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura
A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da
Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito