Porto Velho (RO) quarta-feira, 15 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Clínica de Nutrição da São Lucas atende a comunidade


Pioneira na área de Nutrição em Rondônia, a Faculdade São Lucas implantou a primeira Clínica Acadêmica de Nutrição do estado. Fundada em abril de 2004, a Clínica é uma unidade de apoio didático-pedagógico aos estudantes e atua no atendimento à população para tratamento e prevenção de doenças que comprometam o estado nutricional, com consultas gratuitas ou de baixo custo. A clínica possui cinco consultórios e laboratórios com toda a infra-estrutura necessária, seguindo regras de conservação, organização e segurança estabelecidos em manual de normas.

Acadêmicos dos 6º, 7º e 8º períodos do Curso de Nutrição, com a prática supervisionada e orientada de estágios, prestam atendimento individual, em grupo e em atividades de extensão. Além disso, aplicam o diagnóstico e cardápios de orientação nutricional que são revisados por nutricionistas da clínica antes de serem entregues aos clientes. “Cada aluno atende conforme a demanda diária durante todo o período de estágio, incluindo retornos”, explica a coordenadora da Clínica, professora Luna Mares. De acordo com ela, a adesão pode ser considerada grande.

O estágio é obrigatório apenas para o 8º período e em geral há a participação de mais de 70% das turmas envolvidas. “Os alunos colocam em prática o que é ensinado em sala de aula e adquirem a experiência de conduta perante o cliente e com a equipe de trabalho”, disse Karla Daniele Krause, do 7º período. Para a acadêmica Rubenice Sales Taborda, também do 7º período, o estágio é a oportunidade de manter os conhecimentos atualizados na área clínica.  A primeira cliente de Rubenice é uma criança de um ano e oito meses, filha de adolescentes, prematura, com baixo peso e estatura, e apresentando giardíase (verminoses intestinais). A aluna preparou um plano alimentar com orientações sobre educação nutricional, higiene e combinação de alimentos para melhor aproveitamento de ferro, incluindo receitas do Cozinha Brasil, programa do Conselho Nacional do Sesi que divulga o preparo de alimentos de forma econômica e sem desperdícios. 

Além da análise fisiopatológica de todas as funções e disfunções orgânicas, os acadêmicos fazem a análise socioeconômica de todos os clientes com o objetivo de respeitar a situação econômica e cultural das famílias na aplicação dos cardápios. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 13h30 às 19h30, e é destinado a alunos, funcionários e à comunidade de Porto Velho. O agendamento é feito diretamente na clínica ou pelo telefone 3211-8037, com a assistente social da Faculdade, que faz a triagem de atendimentos.
 
Fonte:Crisbele Sena

Mais Sobre Política

Sócios-Fundadores da Ameron são homenageados na festa de aniversário dos 35 anos

Sócios-Fundadores da Ameron são homenageados na festa de aniversário dos 35 anos

Sábado 11 de agosto de 2018, a data celebra o Dia dos Magistrados e coincide com a véspera do Dia dos Pais. E foi embalado por essas comemorações que

Vans escolares que não passaram por vistorias podem ser apreendidas

Vans escolares que não passaram por vistorias podem ser apreendidas

Código Brasileiro de Trânsito determina que sejam feitas duas vistorias ao ano, uma em cada semestre