Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Clínica de Nutrição da São Lucas atende a comunidade


Pioneira na área de Nutrição em Rondônia, a Faculdade São Lucas implantou a primeira Clínica Acadêmica de Nutrição do estado. Fundada em abril de 2004, a Clínica é uma unidade de apoio didático-pedagógico aos estudantes e atua no atendimento à população para tratamento e prevenção de doenças que comprometam o estado nutricional, com consultas gratuitas ou de baixo custo. A clínica possui cinco consultórios e laboratórios com toda a infra-estrutura necessária, seguindo regras de conservação, organização e segurança estabelecidos em manual de normas.

Acadêmicos dos 6º, 7º e 8º períodos do Curso de Nutrição, com a prática supervisionada e orientada de estágios, prestam atendimento individual, em grupo e em atividades de extensão. Além disso, aplicam o diagnóstico e cardápios de orientação nutricional que são revisados por nutricionistas da clínica antes de serem entregues aos clientes. “Cada aluno atende conforme a demanda diária durante todo o período de estágio, incluindo retornos”, explica a coordenadora da Clínica, professora Luna Mares. De acordo com ela, a adesão pode ser considerada grande.

O estágio é obrigatório apenas para o 8º período e em geral há a participação de mais de 70% das turmas envolvidas. “Os alunos colocam em prática o que é ensinado em sala de aula e adquirem a experiência de conduta perante o cliente e com a equipe de trabalho”, disse Karla Daniele Krause, do 7º período. Para a acadêmica Rubenice Sales Taborda, também do 7º período, o estágio é a oportunidade de manter os conhecimentos atualizados na área clínica.  A primeira cliente de Rubenice é uma criança de um ano e oito meses, filha de adolescentes, prematura, com baixo peso e estatura, e apresentando giardíase (verminoses intestinais). A aluna preparou um plano alimentar com orientações sobre educação nutricional, higiene e combinação de alimentos para melhor aproveitamento de ferro, incluindo receitas do Cozinha Brasil, programa do Conselho Nacional do Sesi que divulga o preparo de alimentos de forma econômica e sem desperdícios. 

Além da análise fisiopatológica de todas as funções e disfunções orgânicas, os acadêmicos fazem a análise socioeconômica de todos os clientes com o objetivo de respeitar a situação econômica e cultural das famílias na aplicação dos cardápios. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 13h30 às 19h30, e é destinado a alunos, funcionários e à comunidade de Porto Velho. O agendamento é feito diretamente na clínica ou pelo telefone 3211-8037, com a assistente social da Faculdade, que faz a triagem de atendimentos.
 
Fonte:Crisbele Sena

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)