Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Claudia Moura debate políticas de inclusão social em Brasília



Na Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Cláudia Moura passou quase três horas debatendo com o Secretário, Tiago Falcão, e técnicos do setor uma alternativa de cooperação técnica entre governo federal e estadual para incrementar uma política de inclusão social mais abrangente em Rondônia.

Cláudia Moura reafirmou a intenção do governador do estado de lançar em breve um pacote social em sintonia ao do governo federal. “Através desse programa o governo do Estado pretende fazer uma política que desenvolva a economia de Rondônia a partir da inclusão das pessoas que hoje estão à margem do processo produtivo", afirmou a secretária.

O Secretário Tiago Falcão disse que o governo Dilma Rousseff irá trabalhar prioritariamente nas regiões Norte e Nordeste e depende do apoio dos governadores nessa causa. Para ele, todas as famílias deverão estar no cadastro único e é necessária a busca desses dados nos municípios, por isso o trabalho tem que ser em conjunto.Com a cooperação técnica, o governo do estado utilizará a base de dados do cadastro único do governo federal para criar o programa regional.

Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, hoje são três situações que precisam prosseguir. A primeira é cadastrar as famílias que estão fora do registro dos programas sociais; a segunda é atualizar esse cadastro, seja endereços, renda etc; O terceiro é identificar as famílias que estão recebendo os programas sociais do governo federal, no entanto ainda estão vulneráveis, pois não saíram da condição de extrema pobreza.

Claudia Moura saiu entusiasmada da reunião. “Essa conversa hoje foi fundamental pra gente avançar no sentido de firmar esse termo de cooperação técnica e fazer a parceria do governo de Rondônia com o governo federal”, disse. Atualmente o Estado de Rondônia possui 30 mil famílias em situação de extrema pobreza. Ao todos são 121 mil pessoas nessa condição.

Bolsa Verde

No MDS, A Secretária de Ação Social do estado também reuniu-se com Janine Mello, diretora de gestão e acompanhamento Ministério para falar sobre o Programa Bolsa Verde que o governo federal está implantando nos estados da Região Norte. O programa tem como foco conservar o meio ambiente. As famílias cadastradas recebem um certificado de ativo ambiental e uma bolsa de R$ 300 reais por trimestre para preservar o meio ambiente. Se quiser manter o benefício, cada família será obrigada a preservar a terra em que vive. Esse programa será monitorado anualmente via satélite. A secretária Cláudia Moura sinalizou interesse em unir esforços da Secretaria de Estado da Assistência com o Ministério do Desenvolvimento Social a fim de que esse projeto seja implantado ainda este ano no estado de Rondônia

Fonte:  Decom{
 

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)