Terça-feira, 31 de maio de 2011 - 13h01
A Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, da CNBB, presidida pelo bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Antônio Werlang, emitiu uma nota em solidariedade ao arcebispo de Porto Velho (RO), dom Moacyr Grechi, e as comunidades da arquidiocese de Porto Velho, em decorrência do assassinato de líderes camponeses extrativistas, ocorrida na última semana na Região Amazônica.
Segundo a nota, a Comissão expressa o seu repúdio à violência praticada pelos agentes do capital que avançam sobre a floresta no Brasil.
“Hoje, expressa solidariedade ao povo da diocese de Porto Velho pelo brutal assassinato do líder do movimento camponês de Corumbiara, Sr. Adelino Ramos, mais uma vítima na denúncia dos crimes de corte e exportação ilegal de madeira na Amazônia, junto ao assentamento Vista Alegre no Estado de Rondônia. Diante da gravidade dos fatos, exige a investigação deste crime e a punição dos culpados, bem como, a proteção de todos e todas que arriscam as suas vidas em favor da preservação e da produtividade sustentável da floresta”, destaca a nota assinada por dom Guilherme.
Leia abaixo a íntegra da nota da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e a Paz.
Arcebispo de Porto Velho
Exmo. Revmo. Dom Frei Moacyr Grechi e às comunidades da Diocese.
A Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz – CNBB, atenta aos casos de assassinato de líderes camponeses extrativistas, ocorridos na última semana na Região Amazônica, tem manifestado repúdio à violência praticada pelos agentes do capital que avançam sobre a floresta em nosso País.
Hoje, expressa solidariedade ao povo da diocese de Porto Velho pelo brutal assassinato do líder do movimento camponês de Corumbiara, Sr. Adelino Ramos, mais uma vítima na denúncia dos crimes de corte e exportação ilegal de madeira na Amazônia, junto ao assentamento Vista Alegre no Estado de Rondônia. Diante da gravidade dos fatos, exige a investigação deste crime e a punição dos culpados, bem como, a proteção de todos e todas que arriscam as suas vidas em favor da preservação e da produtividade sustentável da floresta.
No espírito do compromisso da Campanha da Fraternidade de 2011, a Comissão reafirma a importância da ação profética na preservação da Criação, garantindo a vida das futuras gerações no Planeta e conclama a toda a Nação para uma efetiva política agrária justa e sustentável.
A Comissão Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz – CNBB, em nome das Pastorais Sociais e dos Organismos a ela vinculados, agradece o apoio da Arquidiocese de Porto Velho às lideranças do campo e da floresta, ao mesmo tempo em que oferece a sua colaboração ao processo evangelizador junto às comunidades e assentamentos.
Brasília, DF, 30 de maio de 2011
Dom Guilherme Antônio Werlang MSS
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral
para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)