Terça-feira, 17 de agosto de 2010 - 18h53
"Se Rondônia vai bem no peito e na raça, com ‘Ciência e Tecnologia’ podemos transformar nosso Estado na Califórnia brasileira", disse o candidato ao governo da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB), Confúcio Moura (PMDB), ao discorrer sobre o tema do debate entre os postulantes ao Palácio Presidente Vargas, na noite desta segunda-feira (16), no auditório da Universidade Federal de Rondônia (Unir), no centro de Porto Velho. Confúcio se referiu à Califórnia porque este Estado se tornou uma referência mundial justamente depois que passou a investir em ciência e tecnologia.
Entre os participantes do debate, Confúcio foi o único que respondeu às perguntas sem fugir ao tema central. Também foi o único a se comprometer com a criação de uma Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, além de um fundo para a produção da pesquisa científica no Estado. E ressalvou que tudo isso será feito com o propósito de promover uma grande inclusão científica e tecnológica, que coloque as pessoas no centro das decisões e das políticas públicas. Assim, C& T no seu governo, diz Confúcio, estará estreitamente associada à educação, saúde, segurança e geração de renda para todos.
Confúcio encerrou sua participação no confronto afirmando: “Serei o governador da educação”. A declaração de Confúcio Moura sintetiza sua proposta de governo no que diz respeito ao eixo da administração que vai implantar no Estado e que vem sendo reiterada pelo candidato ao longo da campanha eleitoral.
Confúcio se manteve sereno e compenetrado no decorrer de todo o debate e demonstrou profundo conhecimento como governante, político e profissional.
Para os expectadores que acompanharam o debate pelo telão, instalado em frente ao prédio da Reitoria da Unir, o debate, ao qual faltou o governador e candidato à reeleição João Cahulla (PPS), foi marcado pela cordialidade entre os participantes.
AVALIAÇÕES
Numa avaliação do embate, postada logo após o encerramento do evento, no jornal eletrônico “Rondoniagora”, se concluiu: “ o mais grave, entretanto, foi a falta de conteúdo dos candidatos Expedito Júnior e Marcos Sussuarana para o tema ‘Ciência e Tecnologia’. Ao candidato do PSOL faltou preparo e poder de síntese, embora tenha curso superior, atributo que faltou a Expedito Júnior. Foi visível nas perguntas e respostas do candidato tucano a falta que faz o conhecimento acadêmico para quem se propõe a debater o tema apresentado. As perguntas mais técnicas partiram dos questionamentos enviados por internet, e as respostas mais apropriadas foram de Confúcio Moura (médico) e Eduardo Valverde (administrador e advogado)”.
Para o redator do site “Rondoniaovivo”, o primeiro debate “foi tranqüilo, característico de um primeiro encontro entre os candidatos, todos ainda estão em um início de confronto. Com certeza outros debates virão e dependendo do que os índices das pesquisas e a campanha televisiva estejam apontando os próximos encontros deverão ser com certeza mais acalorados”.
“O perfil “@confuciomoura” no Twitter, através de sua equipe digital, fez, com exclusividade, a cobertura online do debate. Em cerca de duas horas, foram mais de 300 menções ao debate registradas pela equipe, estimando-se que devam chegar a mais de 400 enquanto o evento estiver sendo comentado por intermédio da ferramenta de Internet.
De acordo com a equipe responsável pela manutenção do miniblog do candidato, o registro é bastante significativo, pois se cada usuário do Twitter em Porto Velho tem uma média (muito subestimada) de 80 seguidores, a transmissão por esse meio deve ter atingido milhares de pessoas, levando à conclusão de que a grande movimentação acerca do debate se deu no ambiente digital.
Fonte: Ascom
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)