Quarta-feira, 8 de setembro de 2010 - 16h46
Associação Cidade Verde vai fiscalizar o cumprimento da nova lei que obriga empresas a disponibilizar o Código de Defesa do Consumidor - Lojas do Porto Velho
Shopping serão as primeiras a receber a fiscalização
A Associação Cidade Verde (ACV), que há 12 anos atua em Rondônia na defesa dos direitos do consumidor, inicia esta semana a efetiva fiscalização junto aos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços para verificar o cumprimento da Lei n° 12.291/2010, que trata da obrigatoriedade de manter um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível e de fácil acesso ao público.
A nova lei foi sancionada pelo presidente Lula no dia 20 de julho e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte e, desde então, já está valendo. A multa prevista para quem não cumprir a norma é de R$ 1.064,10.
De acordo com o coordenador executivo da ACV, Paulo Xisto, o primeiro contato da equipe com o ponto comercial terá um caráter informativo. “Através de ofício, vamos comunicar cada estabelecimento sobre a existência da nova lei e informar um prazo de sete dias para se adequarem, se for o caso”, explicou.
Ele afirma ainda que, após o prazo, uma segunda visita estará sendo feita, e caso constatado o não cumprimento da legislação pela empresa, um relatório será elaborado e encaminhado ao Departamento Jurídico da ACV para providências. “O comerciante ou prestador de serviço poderá ser denunciado ao Ministério Público e sofrer as sanções previstas em lei”, revelou o coordenador.
“Para muitas empresas o valor da multa é irrisório, mas toda lei que lembre a existência do Código de Defesa do Consumidor é válida. Isso também faz com que os consumidores busquem mais os seus direitos e se conscientizem”, enfatiza Paulo Xisto.
Conforme o diretor da entidade e responsável pela equipe de fiscalização, Jorge dos Santos, serão cobertas todas as zonas de comércio de Porto Velho. A ação começa pelas lojas do Porto Velho Shopping, seguindo depois para a região central (abrangendo as avenidas 7 de Setembro, Carlos Gomes, Pinheiro Machado e ruas adjacentes). Os centros comerciais da zona sul (Av. Jatuarana) e zona leste (Rua José Amador dos Reis) serão os últimos a serem visitados pela Associação.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)