Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cidade Verde: Cobrança de PIS e COFINS na conta de luz do rondoniense é ilegal



Cobrança de PIS e COFINS na conta de luz do rondoniense é ilegal, afirma Associação Cidade Verde em nova ação judicial - Ação Civil Pública alega violação do Código de Defesa do Consumidor e pede devolução dos valores cobrados



Luiz Alexandre

 

A legalidade da cobrança do PIS (Programa de Integração Social) e da COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) diretamente ao consumidor na fatura da energia elétrica está sendo discutida na justiça de Rondônia pela Associação Cidade Verde (ACV).

A entidade, que atua há 12 anos na defesa dos direitos do consumidor em Rondônia, entrou com uma Ação Civil Pública contra as Centrais Elétricas de Rondônia S.A. (Ceron) alegando ser abusiva a cobrança das contribuições sociais, incidentes sobre o lucro e faturamento da empresa.

De acordo com os advogados da ação, Carlos Dobbis e Lúcia Cristina Gomes, a cobrança ao consumidor não tem previsão legal, razão pela qual a ACV pede a suspensão da cobrança e a devolução dos valores já pagos nos últimos cinco anos, com atualização pelo IGP-M. “Essa prática é abusiva, a violar, de uma só vez, os microssistemas da legislação tributária, administrativa e de proteção ao consumidor”, afirma Dobbis.

Para o coordenador executivo da ACV, Paulo Xisto, a Associação busca com mais essa ação beneficiar os mais de 456 mil consumidores que recebem mensalmente essa cobrança na conta de energia elétrica. “A maioria das concessionárias públicas vale-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, que tem dificuldade em perceber que tal cobrança é indevida. Assim, o nosso dever é combater esta prática que viola os princípios da boa-fé objetiva e da transparência”, destaca.

Segundo o Relatório Anual Administrativo da Ceron, em 2009 foram contabilizados como deduções da receita operacional (p. 71) 65.688 mil de COFINS e 14.295 mil reais de PIS. Para este ano, a perspectiva de crescimento do número de consumidores é de 5%, considerando que no ano anterior a taxa foi de 4,4%.

Entendendo ilegal a dedução na fatura de energia elétrica diretamente ao consumidor cessa a cobrança e devolve-se os valores em dobro. A Ceron deverá provar sobre a legalidade da cobrança. Caso não conteste a ação, os fatos serão reputados como verdadeiros. No pedido está previsto ainda a pena de multa igual a 200% sobre o valor faturado, se ocorrer descumprimento no prazo de 30 dias, além do pagamento de custas processuais e honorários de sucumbência.


Sobre os impostos

A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) é uma contribuição federal, de natureza tributária, incidente sobre a receita bruta das empresas em geral, destinada a financiar a seguridade social.

Já o Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS/PASEP ou PIS, é uma contribuição social de natureza tributária, devida pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono para os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos.

O PIS foi instituído com a justificativa de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas. Na prática consiste em um programa de transferência de renda, possibilitando melhor distribuição da renda nacional.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes marcou presença na primeira edição da Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), realiz

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

A aprovação por unanimidade, no Senado Federal, da proposta que garante aposentadoria integral e paritária aos agentes comunitários de saúde (ACS) e

Gente de Opinião Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)