Porto Velho (RO) segunda-feira, 4 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Cidade Verde: Cobrança de PIS e COFINS na conta de luz do rondoniense é ilegal



Cobrança de PIS e COFINS na conta de luz do rondoniense é ilegal, afirma Associação Cidade Verde em nova ação judicial - Ação Civil Pública alega violação do Código de Defesa do Consumidor e pede devolução dos valores cobrados



Luiz Alexandre

 

A legalidade da cobrança do PIS (Programa de Integração Social) e da COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) diretamente ao consumidor na fatura da energia elétrica está sendo discutida na justiça de Rondônia pela Associação Cidade Verde (ACV).

A entidade, que atua há 12 anos na defesa dos direitos do consumidor em Rondônia, entrou com uma Ação Civil Pública contra as Centrais Elétricas de Rondônia S.A. (Ceron) alegando ser abusiva a cobrança das contribuições sociais, incidentes sobre o lucro e faturamento da empresa.

De acordo com os advogados da ação, Carlos Dobbis e Lúcia Cristina Gomes, a cobrança ao consumidor não tem previsão legal, razão pela qual a ACV pede a suspensão da cobrança e a devolução dos valores já pagos nos últimos cinco anos, com atualização pelo IGP-M. “Essa prática é abusiva, a violar, de uma só vez, os microssistemas da legislação tributária, administrativa e de proteção ao consumidor”, afirma Dobbis.

Para o coordenador executivo da ACV, Paulo Xisto, a Associação busca com mais essa ação beneficiar os mais de 456 mil consumidores que recebem mensalmente essa cobrança na conta de energia elétrica. “A maioria das concessionárias públicas vale-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, que tem dificuldade em perceber que tal cobrança é indevida. Assim, o nosso dever é combater esta prática que viola os princípios da boa-fé objetiva e da transparência”, destaca.

Segundo o Relatório Anual Administrativo da Ceron, em 2009 foram contabilizados como deduções da receita operacional (p. 71) 65.688 mil de COFINS e 14.295 mil reais de PIS. Para este ano, a perspectiva de crescimento do número de consumidores é de 5%, considerando que no ano anterior a taxa foi de 4,4%.

Entendendo ilegal a dedução na fatura de energia elétrica diretamente ao consumidor cessa a cobrança e devolve-se os valores em dobro. A Ceron deverá provar sobre a legalidade da cobrança. Caso não conteste a ação, os fatos serão reputados como verdadeiros. No pedido está previsto ainda a pena de multa igual a 200% sobre o valor faturado, se ocorrer descumprimento no prazo de 30 dias, além do pagamento de custas processuais e honorários de sucumbência.


Sobre os impostos

A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) é uma contribuição federal, de natureza tributária, incidente sobre a receita bruta das empresas em geral, destinada a financiar a seguridade social.

Já o Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS/PASEP ou PIS, é uma contribuição social de natureza tributária, devida pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono para os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos.

O PIS foi instituído com a justificativa de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas. Na prática consiste em um programa de transferência de renda, possibilitando melhor distribuição da renda nacional.
 

Mais Sobre Política

Rosangela Donadon viabiliza maior ação estrutural em política sobre drogas da história de Rondônia

Rosangela Donadon viabiliza maior ação estrutural em política sobre drogas da história de Rondônia

Viabilizado com recursos oriundos de emenda ao Orçamento Estadual apresentada pela deputada estadual Rosangela Donadon, começa a ser executado ainda

Deputada Mariana inaugura campos de futebol e cozinha do hospital municipal em Monte Negro

Deputada Mariana inaugura campos de futebol e cozinha do hospital municipal em Monte Negro

Ao lado do prefeito Ivair Fenandes e vereadores de Monte Negro, a deputada federal Mariana Carvalho realizou a entrega oficial à população do campo su

Parlamentar preside sessão para entrega de homenagens da Assembleia Legislativa

Parlamentar preside sessão para entrega de homenagens da Assembleia Legislativa

O deputado Dr. Neidson (Podemos) presidiu sessão solene para entrega de homenagens a policiais e bombeiros militares, enfermeiros do Hospital do Amo

Ex-presidente do MDB e ex-prefeitos firmam apoio a José Guedes

Ex-presidente do MDB e ex-prefeitos firmam apoio a José Guedes

O pré-candidato a Governador pelo PSDB, José Guedes, recebeu o apoio do ex-Presidente do MDB, ex-Prefeito de Porto Velho, Dr. Tomas Correia; do ex-P