Quinta-feira, 9 de agosto de 2007 - 11h34
Luciana Vasconcelos
Agência Brasil
Brasília - O cidadão pode e deve participar do combate à corrupção no município onde mora. "Por maior que seja a atenção dos órgãos oficiais, é fundamental e indispensável a participação do cidadão no que eu chamo de controle social. Aí, qualquer desvio, por menor que seja, desde o seu início deve ser denunciado e comunicado", disse o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, em entrevista hoje (9) à Rádio Nacional.
Ele lembrou que o órgão mantém no seu site o Portal da Transparência www.portaldatransparencia.gov.br, em que são exibidas todas as despesas federais. Os usuários também podem checar a execução dos gastos em seu município.
"Depois que abre a parte do estado, ele escolhe o município. Ali verá todas as verbas federais mandadas para merenda escolar, para o programa saúde da família, para o Bolsa-Família" orienta Hage. "O usuário vai encontrar, por exemplo, o nome de cada pessoa que recebe o Bolsa-Família em cada município brasileiro".
O site mantém um espaço destinado a denúncias. "Se o cidadão verifica que tem alguém que ele sabe que não tem necessidade, que tem uma renda maior do que aquela abrangida pelos níveis do programa e que está recebendo, pode denunciar no próprio portal da transparência", disse.
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança,
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)