Quarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cidadão pode e deve ajudar no combate a corrupção


Luciana Vasconcelos
 Agência Brasil

Brasília - O cidadão pode e deve participar do combate à corrupção no município onde mora. "Por maior que seja a atenção dos órgãos oficiais, é fundamental e indispensável a participação do cidadão no que eu chamo de controle social. Aí, qualquer desvio, por menor que seja, desde o seu início deve ser denunciado e comunicado", disse o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, em entrevista hoje (9) à Rádio Nacional.

Ele lembrou que o órgão mantém no seu site o Portal da Transparência www.portaldatransparencia.gov.br, em que são exibidas todas as despesas federais. Os usuários também podem checar a execução dos gastos em seu município.

"Depois que abre a parte do estado, ele escolhe o município. Ali verá todas as verbas federais mandadas para merenda escolar, para o programa saúde da família, para o Bolsa-Família" orienta Hage. "O usuário vai encontrar, por exemplo, o nome de cada pessoa que recebe o Bolsa-Família em cada município brasileiro".

O site mantém um espaço destinado a denúncias. "Se o cidadão verifica que tem alguém que ele sabe que não tem necessidade, que tem uma renda maior do que aquela abrangida pelos níveis do programa e que está recebendo, pode denunciar no próprio portal da transparência", disse. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, na última semana de junho, o Projeto de Lei 921/2025, de autoria da Mesa Diretora, que promove uma amp

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON) encaminhou nesta segunda-feira (7) um ofício à bancada federal rondoniense sol

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) recebeu nesta terça-feira (8), comitiva do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), liderada pelo

Plano Nacional de Educação é debatido na Assembleia Legislativa de Rondônia

Plano Nacional de Educação é debatido na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou, na tarde desta segunda-feira (07), um Seminário Estadual para discutir o ‘Plano Nacional de

Gente de Opinião Quarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)