Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ciclo de palestras do Sintero traz Vito Giannotti a Porto Velho



O 3º Ciclo de Palestras promovido pelo Sintero como parte do programa de formação sindical da entidade terá como próximo palestrante o escritor e jornalista Vito Giannotti, um dos maiores estrategistas da comunicação sindical do país.

Além de ministrar um dos módulos do curso de formação para dirigentes e delegados de base do Sintero, que ocorrerá nos dias 09 e 10/08, Giannotti fará uma palestra aberta aos trabalhadores em educação e convidados no dia 08 de agosto, no auditório da Sede Social do Sintero, localizado no Bairro Lagoa, em Porto Velho.

Vito Giannotti é coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação, com sede no Rio de Janeiro, ONG responsável pelo suporte de comunicação de diversas entidades e organismos nacionais e internacionais.

Naturalizado brasileiro, Giannotti nasceu na Itália. Foi marítimo, pescador e metalúrgico por 25 anos em São Paulo. Foi militante do movimento sindical, lutou contra o regime militar no Brasil e por isso foi perseguido politicamente e preso várias vezes por suas convicções políticas. Ainda no movimento sindical, envolveu-se com a área de comunicação popular e especializou-se em comunicação sindical.

Vito Giannotti foi responsável pela edição de vários jornais, entre eles: Luta Operária, Luta Metalúrgica e Luta Sindical. É autor de vários livros, alguns clássicos na escola de comunicação, como: “Muralhas da Linguagem”, “História das Lutas dos Trabalhadores no Brasil”, “Cem Anos de Luta Operária”, “CUT Ontem e Hoje”, “Força Sindical-A Central Neoliberal”, e “Comunicação Sindical”.

Sempre preocupado em acrescentar informações entre os trabalhadores, principalmente entre as categorias que não possuem alto nível de escolaridade, Giannotti explora em algumas de suas obras, mas, com maior intensidade em suas palestras, técnicas que facilitam a comunicação através de linguagem simples e direta. Nessa linha de pensamento escreveu vários livros que tratam do que denomina “as pragas da comunicação”, que são o “politiquês”, o “juridiquês”, o “economês”, o “sindicalês” e o “operariês”.


Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)