Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Chuva bate recorde em Porto Velho, que amanheceu alagada e com lixo


   
Com o excesso de chuva que caiu nas últimas 24 horas, inúmeros rios e riachos transbordaram no interior de Rondônia inundando estradas, fazendas inteiras e residências nas cidades.

Daniel Panobianco - A palavra que define hoje o volume de chuva registrado nas duas maiores cidades de Rondônia é: recorde. CLIQUE E VEJA VÍDEO NO OPINIÃOTV.

Porto Velho, que registra chuva intensa desde as 21 horas (local) de ontem, já havia acumulado até às 10 horas desta segunda-feira (15), a impressionante marca de 108,4 milímetros, sendo que em apenas 60 minutos, das 20 às 21 horas de ontem, choveu 78,4 mm na estação automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) na Zona Sul da capital rondoniense.Já em Ji-Paraná, a segunda maior cidade de Rondônia, amanheceu alagada após uma torrencial chuva que desabou também ao final da noite de ontem. Entre as 21 horas e a meia-noite, o pluviômetro que compõe a estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas), registrou 129 mm de chuva, também o maior volume de chuva de que se tem registro para um prazo de 24 horas.Choveu torrencialmente em outros tantos municípios da Zona da Mata e na região central de Rondônia. Satélites hidroestimadores de precipitação captaram chuva intensa em parte de Pimenta Bueno (na divisa com Vilhena), Chupinguaia, Primavera de Rondônia, São Felipe d'Oeste, Santa Luzia d'Oeste, Parecis, Rolim de Moura, Nova Brasilândia d'Oeste, Teixeirópolis, Urupá, Presidente Médici, Ouro Preto do Oeste, Alvorada d'Oeste, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim e Governador Jorge Teixeira. Em todas essas localidades foram identificadas pancadas fortes, com precipitação superior a 50mm/h, raios e rajadas de vento.

Em grande parte dos municípios, bem como na capital, houve registro de alagamentos em ruas, avenidas, estabelecimentos comerciais e residências.
O efeito de tanta chuva no centro-sul elevou o nível do rio Machado de forma vertinosa. Às 21 horas (local) de sábado (13), a régua da estação da ANA em Ji-Paraná indicou um nível de 10,06 metros. No mesmo horário neste domingo, foram computados 10,40 metros e às 5 horas desta segunda-feira (16), o nível do Machado já engolia novamente toda a área ribeirinha de Ji-Paraná, com nível de 10,60 metros. 

O alerta feito anteriormente pelo De olho no tempo, com base na situação crítica da atmosfera em Rondônia se confirmou e agora, jiparanaenses convivem com a segunda enchente de 2010, que pode piorar muito, pois os dados dos satélites indicam que os principais rios afluentes continuam recebendo muita chuva nesta segunda-feira. 

O alerta vale também para a população de Cacoal e Pimenta Bueno. Outra estação da ANA, em Pimenta Bueno, saltou nas últimas 24 horas de 5,45 metros para 6,46 metros. A enchente poderá castigar, pela quarta vez em 2010, a principal cidade que recebe toda a água dos rios Barão de Melgaço e Pimenta Bueno de uma só vez. O estado é de alerta em todo o Estado, tanto para alagamentos, enchentes, como também para desmoronamentos de construções.

Dados: ANA - INMET - CPTEC/INPE
(Fonte: De olho no tempo)

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)