Sexta-feira, 30 de janeiro de 2009 - 20h04
"Esta foi uma das melhores notícias que podíamos ter recebido. O Chile é um dos países mais rigorosos do mundo em termos de controle sanitário animal, e esta aprovação vai abrir mercado para a nossa carne no mundo todo". Com essa frase o governador Ivo Cassol recebeu a notícia do presidente do Idaron, Augustinho Pastore, no final da tarde desta sexta-feira (30), em seu gabinete, na Residência Oficial.
Recentemente uma comissão de técnicos do Chile esteve no Brasil conhecendo as condições de controle fitossanitário dos estados, a fim de autorizar a exportação àquele país. Em Rondônia eles foram recepcionados pelo presidente do Idaron em outubro do ano passado, e puderam ver de perto o trabalho desenvolvido pelo órgão junto aos criadores do estado. "Os chilenos ficaram impressionados com o trabalho desenvolvido pelo Idaron e com a responsabilidade dos criadores, quando atingimos praticamente 100% do gado vacinado", declarou Pastore.
Além de Rondônia os técnicos estiveram no Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e somente o nosso estado recebeu o certificado, o que prova mais uma vez a competência do Idaron e seus parceiros FEFA e MAPA e pecuaristas, na vacinação do gado contra a febre aftosa, principalmente.
Certificado abrirá mercados mundiais
O certificado emitido pelo Chile representa muito mais para Rondônia pelo seu significado do que pelo mercado propriamente que aquele país oferece. Acontece que o Chile é um dos mais rigorosos do mundo no controle animal e vegetal, e a obtenção deste documento credencia o estado de Rondônia a exportar para praticamente o mundo todo, e não somente na América do Sul.
Atualmente Rondônia é o quarto maior exportador de carne industrializada do país, e com o reconhecimento do Chile existe a possibilidade de crescimento ainda maior para o setor frigorífico, que emprega milhares de trabalhadores no estado. "Numa época que só se fala em crise mundial recebemos este prêmio, que nada mais é que o reconhecimento do trabalho dos nossos técnicos do Idaron e dos nossos pecuaristas, que mais uma vez foram responsáveis e vacinaram seu rebanho", comemorou o governador Ivo Cassol ao receber a notícia, lembrando que "agora os frigoríficos tem mais uma excelente oportunidade de aumentar as nossas exportações, e isso vai gerar mais empregos, melhorar a vida do pecuarista e aumentar ainda mais a arrecadação do nosso estado para que possamos continuar crescendo, mesmo com a crise mundial", finalizou Cassol.
Fonte: Decom
Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância
A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) poderá conquistar o Selo Diamante na avaliação de transparência pública promovida pela Associação dos M
Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara
Nesta sexta-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de entrega
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest