Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Chile autoriza importação de carne de Rondônia



"Esta foi uma das melhores notícias que podíamos ter recebido. O Chile é um dos países mais rigorosos do mundo em termos de controle sanitário animal, e esta aprovação vai abrir mercado para a nossa carne no mundo todo". Com essa frase o governador Ivo Cassol recebeu a notícia do presidente do Idaron, Augustinho Pastore, no final da tarde desta sexta-feira (30), em seu gabinete, na Residência Oficial.

Recentemente uma comissão de técnicos do Chile esteve no Brasil conhecendo as condições de controle fitossanitário dos estados, a fim de autorizar a exportação àquele país. Em Rondônia eles foram recepcionados pelo presidente do Idaron em outubro do ano passado, e puderam ver de perto o trabalho desenvolvido pelo órgão junto aos criadores do estado. "Os chilenos ficaram impressionados com o trabalho desenvolvido pelo Idaron e com a responsabilidade dos criadores, quando atingimos praticamente 100% do gado vacinado", declarou Pastore.

Além de Rondônia os técnicos estiveram no Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e somente o nosso estado recebeu o certificado, o que prova mais uma vez a competência do Idaron e seus parceiros – FEFA e MAPA e pecuaristas, na vacinação do gado contra a febre aftosa, principalmente.


Certificado abrirá mercados mundiais

O certificado emitido pelo Chile representa muito mais para Rondônia pelo seu significado do que pelo mercado propriamente que aquele país oferece. Acontece que o Chile é um dos mais rigorosos do mundo no controle animal e vegetal, e a obtenção deste documento credencia o estado de Rondônia a exportar para praticamente o mundo todo, e não somente na América do Sul.

Atualmente Rondônia é o quarto maior exportador de carne industrializada do país, e com o reconhecimento do Chile existe a possibilidade de crescimento ainda maior para o setor frigorífico, que emprega milhares de trabalhadores no estado. "Numa época que só se fala em crise mundial recebemos este prêmio, que nada mais é que o reconhecimento do trabalho dos nossos técnicos do Idaron e dos nossos pecuaristas, que mais uma vez foram responsáveis e vacinaram seu rebanho", comemorou o governador Ivo Cassol ao receber a notícia, lembrando que "agora os frigoríficos tem mais uma excelente oportunidade de aumentar as nossas exportações, e isso vai gerar mais empregos, melhorar a vida do pecuarista e aumentar ainda mais a arrecadação do nosso estado para que possamos continuar crescendo, mesmo com a crise mundial", finalizou Cassol.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)