Quarta-feira, 16 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Chega à Câmara 3º pedido de impeachmentdo prefeito Mauro Nazif


O jornalista Carlos Caldeira protocolou na manhã desta quinta-feira 25.06 mais um pedido de impeachment, o terceiro desde o início da administração, contra o prefeito Mauro Nazif (PSB). No documento, ele requereu ao presidente da Casa, Jurandir Bengala (PT), a abertura de processo de impeachment o imediato afastamento do prefeito. Ele enviou cópia do pedido a todos os 21 vereadores do Legislativo Municipal.Chega à Câmara 3º pedido de impeachmentdo prefeito Mauro Nazif - Gente de Opinião

No documento, Carlos Caldeira enumera dois fatos de flagrantes irregularidade: a contratação de shows pela Funcultural que custaram mais de R$ 545 mil aos cofres públicos e a licitação emergencial para a contratação da empresa responsável pelo transporte público municipal. “Espero que dessa vez, os nobres vereadores atentem para o fato de que se não tomarem providências poderão ser denunciados por improbidade”, disse.

Sobre os shows da Funcultural, o jornalista disse que não foram só os valores pagos pelos shows do Cidade Negra e Alceu Valença que chamam a atenção. Trata-se também de um evento de cunho político (promoção pessoal), uma vez que o nome do prefeito Mauro Nazif foi exaltado pelo locutor como pré-candidato à reeleição. Isso caracteriza, inclusive, campanha antecipada, paga com dinheiro público.

Em relação à licitação emergencial do transporte público, Carlos Caldeira disse que o prefeito Mauro Nazif passou por cima da Lei Orgânica Municipal ao não enviar para apreciação da Câmara Municipal, a licitação. Caldeira lembrou que o Parágrafo XX do artigo 48 da Lei Orgânica é clara ao delegar competência do Legislativo atos de concessão ou permissão e os atos de renovação de concessão ou permissão de serviços de transporte coletivo.  

Sobre o caso, o jornalista assim afirmou em sua denúncia: “O prefeito praticou crime de improbidade administrativa ao não solicitar autorização desta Doutra Câmara para a abertura de processo licitatório e os trâmites alusivos ao certame (…)”. Mais adiante, Carlos Caldeira diz que o Município pediu autorização intempestivamente, após a abertura dos envelopes do certame. “Prefeitos e vereadores que apresentam condutas irregulares no meio social ou  no desempenho de seus mandatos poderão ter seus mandatos casados, nas hipóteses previstas no Decreto Lei 201/1967.

Fonte: Marcos Santana

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 16 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Uma solenidade marcada por fé, unidade e compromisso com a sociedade marcou o lançamento oficial da Marcha para Jesus 2025, nesta segunda-feira (14)

Gente de Opinião Quarta-feira, 16 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)