Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Chefe da Casa Civil propõe criação de trilhas turística em visita ao 5° BEC



O secretário-chefe da Casa Civil, Odacir Soares, realizou uma visita de cortesia ao tenente-coronel Viana, responsável pelo comando do 5° Batalhão de Engenharia e Construção, o 5° BEC de Porto Velho. Além de estreitar relações do Governo do Estado com a tradicional corporação do Exército, a visita do secretário teve como objetivo propor uma parceria entre o batalhão e a administração estadual, a fim de desenvolver o potencial turístico do estado. 
 
A proposta do chefe da Casa Civil é a criação de trilhas ecológicas que resgatem a história de Rondônia, como atrativo turístico. A intenção é que sejam criadas duas trilhas em semelhança à Trilha do Ouro, localizada no Parque Nacional da Serra de Bocaina, entre São Paulo e Rio de Janeiro, que refaz o caminho dos tropeiros à época do Ciclo do Ouro.

A sugestão do secretário é que sejam criadas a Trilha Madeira-Mamoré, de Porto Velho a Guajará-Mirim, refazendo o caminho às margens dos trilhos da antiga estrada de ferro e a Trilha Expedição Rondon, de Porto Velho a Vilhena, refazendo o caminho realizado pelas expedições do pioneiro Marechal Cândido Rondon, na construção das linhas telegráficas.

A criação das trilhas, conforme informou o secretário Odacir Soares, faz parte do projeto de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura e do turismo ecológico no estado. Trabalho este, de incentivo, que já vem sendo realizado pela Superintendência Estadual de Turismo e pela Secel.

Em resposta a proposta, o tenente-coronel Viana explicou que, embora neste momento o Exército esteja totalmente absorvido com os trabalhos de recapeamento da BR-319, o projeto será estudado. “A criação das trilhas exigirá um levantamento topográfico dos terrenos a serem utilizados, o que demandará um grande contingente de homens. No entanto, o Exército está à disposição para estudar a viabilidade do projeto”, afirmou.

Para o chefe da Casa Civil, a parceria com o 5° BEC é de suma importância para a concretização do projeto, já que o batalhão, nos 43 anos de existência, contribuiu efetivamente para o desenvolvimento de Rondônia e o resgate de sua história. “O Governo do Estado irá preparar e encaminhar a proposta formalmente ao 5° BEC para o estudo de viabilidade”, afirmou o secretário.

Segundo Odacir Soares, a implantação dessas trilhas fará do empreendimento um dos mais importantes atrativos turísticos do estado. “Uma combinação perfeita entre turismo cultural, histórico e ecológico”, concluiu. 
 
Fonte: DECOM

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)