Quinta-feira, 25 de setembro de 2008 - 13h52
O secretário-chefe da Casa Civil, Odacir Soares, realizou uma visita de cortesia ao tenente-coronel Viana, responsável pelo comando do 5° Batalhão de Engenharia e Construção, o 5° BEC de Porto Velho. Além de estreitar relações do Governo do Estado com a tradicional corporação do Exército, a visita do secretário teve como objetivo propor uma parceria entre o batalhão e a administração estadual, a fim de desenvolver o potencial turístico do estado.
A proposta do chefe da Casa Civil é a criação de trilhas ecológicas que resgatem a história de Rondônia, como atrativo turístico. A intenção é que sejam criadas duas trilhas em semelhança à Trilha do Ouro, localizada no Parque Nacional da Serra de Bocaina, entre São Paulo e Rio de Janeiro, que refaz o caminho dos tropeiros à época do Ciclo do Ouro.
A sugestão do secretário é que sejam criadas a Trilha Madeira-Mamoré, de Porto Velho a Guajará-Mirim, refazendo o caminho às margens dos trilhos da antiga estrada de ferro e a Trilha Expedição Rondon, de Porto Velho a Vilhena, refazendo o caminho realizado pelas expedições do pioneiro Marechal Cândido Rondon, na construção das linhas telegráficas.
A criação das trilhas, conforme informou o secretário Odacir Soares, faz parte do projeto de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura e do turismo ecológico no estado. Trabalho este, de incentivo, que já vem sendo realizado pela Superintendência Estadual de Turismo e pela Secel.
Em resposta a proposta, o tenente-coronel Viana explicou que, embora neste momento o Exército esteja totalmente absorvido com os trabalhos de recapeamento da BR-319, o projeto será estudado. A criação das trilhas exigirá um levantamento topográfico dos terrenos a serem utilizados, o que demandará um grande contingente de homens. No entanto, o Exército está à disposição para estudar a viabilidade do projeto, afirmou.
Para o chefe da Casa Civil, a parceria com o 5° BEC é de suma importância para a concretização do projeto, já que o batalhão, nos 43 anos de existência, contribuiu efetivamente para o desenvolvimento de Rondônia e o resgate de sua história. O Governo do Estado irá preparar e encaminhar a proposta formalmente ao 5° BEC para o estudo de viabilidade, afirmou o secretário.
Segundo Odacir Soares, a implantação dessas trilhas fará do empreendimento um dos mais importantes atrativos turísticos do estado. Uma combinação perfeita entre turismo cultural, histórico e ecológico, concluiu.
Fonte: DECOM
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)