Quinta-feira, 25 de setembro de 2008 - 13h52
O secretário-chefe da Casa Civil, Odacir Soares, realizou uma visita de cortesia ao tenente-coronel Viana, responsável pelo comando do 5° Batalhão de Engenharia e Construção, o 5° BEC de Porto Velho. Além de estreitar relações do Governo do Estado com a tradicional corporação do Exército, a visita do secretário teve como objetivo propor uma parceria entre o batalhão e a administração estadual, a fim de desenvolver o potencial turístico do estado.
A proposta do chefe da Casa Civil é a criação de trilhas ecológicas que resgatem a história de Rondônia, como atrativo turístico. A intenção é que sejam criadas duas trilhas em semelhança à Trilha do Ouro, localizada no Parque Nacional da Serra de Bocaina, entre São Paulo e Rio de Janeiro, que refaz o caminho dos tropeiros à época do Ciclo do Ouro.
A sugestão do secretário é que sejam criadas a Trilha Madeira-Mamoré, de Porto Velho a Guajará-Mirim, refazendo o caminho às margens dos trilhos da antiga estrada de ferro e a Trilha Expedição Rondon, de Porto Velho a Vilhena, refazendo o caminho realizado pelas expedições do pioneiro Marechal Cândido Rondon, na construção das linhas telegráficas.
A criação das trilhas, conforme informou o secretário Odacir Soares, faz parte do projeto de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura e do turismo ecológico no estado. Trabalho este, de incentivo, que já vem sendo realizado pela Superintendência Estadual de Turismo e pela Secel.
Em resposta a proposta, o tenente-coronel Viana explicou que, embora neste momento o Exército esteja totalmente absorvido com os trabalhos de recapeamento da BR-319, o projeto será estudado. A criação das trilhas exigirá um levantamento topográfico dos terrenos a serem utilizados, o que demandará um grande contingente de homens. No entanto, o Exército está à disposição para estudar a viabilidade do projeto, afirmou.
Para o chefe da Casa Civil, a parceria com o 5° BEC é de suma importância para a concretização do projeto, já que o batalhão, nos 43 anos de existência, contribuiu efetivamente para o desenvolvimento de Rondônia e o resgate de sua história. O Governo do Estado irá preparar e encaminhar a proposta formalmente ao 5° BEC para o estudo de viabilidade, afirmou o secretário.
Segundo Odacir Soares, a implantação dessas trilhas fará do empreendimento um dos mais importantes atrativos turísticos do estado. Uma combinação perfeita entre turismo cultural, histórico e ecológico, concluiu.
Fonte: DECOM
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia
Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026
A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)