Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Chefe da Casa Civil propõe criação de trilhas turística em visita ao 5° BEC



O secretário-chefe da Casa Civil, Odacir Soares, realizou uma visita de cortesia ao tenente-coronel Viana, responsável pelo comando do 5° Batalhão de Engenharia e Construção, o 5° BEC de Porto Velho. Além de estreitar relações do Governo do Estado com a tradicional corporação do Exército, a visita do secretário teve como objetivo propor uma parceria entre o batalhão e a administração estadual, a fim de desenvolver o potencial turístico do estado. 
 
A proposta do chefe da Casa Civil é a criação de trilhas ecológicas que resgatem a história de Rondônia, como atrativo turístico. A intenção é que sejam criadas duas trilhas em semelhança à Trilha do Ouro, localizada no Parque Nacional da Serra de Bocaina, entre São Paulo e Rio de Janeiro, que refaz o caminho dos tropeiros à época do Ciclo do Ouro.

A sugestão do secretário é que sejam criadas a Trilha Madeira-Mamoré, de Porto Velho a Guajará-Mirim, refazendo o caminho às margens dos trilhos da antiga estrada de ferro e a Trilha Expedição Rondon, de Porto Velho a Vilhena, refazendo o caminho realizado pelas expedições do pioneiro Marechal Cândido Rondon, na construção das linhas telegráficas.

A criação das trilhas, conforme informou o secretário Odacir Soares, faz parte do projeto de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura e do turismo ecológico no estado. Trabalho este, de incentivo, que já vem sendo realizado pela Superintendência Estadual de Turismo e pela Secel.

Em resposta a proposta, o tenente-coronel Viana explicou que, embora neste momento o Exército esteja totalmente absorvido com os trabalhos de recapeamento da BR-319, o projeto será estudado. “A criação das trilhas exigirá um levantamento topográfico dos terrenos a serem utilizados, o que demandará um grande contingente de homens. No entanto, o Exército está à disposição para estudar a viabilidade do projeto”, afirmou.

Para o chefe da Casa Civil, a parceria com o 5° BEC é de suma importância para a concretização do projeto, já que o batalhão, nos 43 anos de existência, contribuiu efetivamente para o desenvolvimento de Rondônia e o resgate de sua história. “O Governo do Estado irá preparar e encaminhar a proposta formalmente ao 5° BEC para o estudo de viabilidade”, afirmou o secretário.

Segundo Odacir Soares, a implantação dessas trilhas fará do empreendimento um dos mais importantes atrativos turísticos do estado. “Uma combinação perfeita entre turismo cultural, histórico e ecológico”, concluiu. 
 
Fonte: DECOM

Mais Sobre Política

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

A volta do protagonismo brasileiro na produção de cacau depende de mais investimentos em pesquisa e de ações como o fortalecimento da Comissão Executi