Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Chapa ‘A Luta Continua’ vence eleição do SINDUR



A chapa “A Luta Continua” foi proclamada vencedora da eleição que definiu a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Urbanitários de Rondônia (SINDUR), alcançando percentual de 87%, dos votos.

A apuração ocorreu na sexta-feira, 26, das 18 às 21hs na sede da Associação dos Empregados da Ceron (AEC), em Porto Velho. O resultado foi divulgado logo em seguida. Segundo a Comissão Eleitoral, 1007 filiados foram às urnas na quinta-feira e sexta-feira.

A nova diretoria vai administrar a instituição no triênio 2010/2013. O presidente reeleito Nailor Gato, falou que o resultado expressivo da eleição foi uma resposta positiva aos trabalhados desenvolvidos pela instituição nos últimos três anos. “O resultado era esperado. Trabalhamos para que atingíssemos esse percentual, criando demandas que resultaram no acréscimo da nossa base com a absolvição de trabalhadores terceirizados. A expectativa era que teríamos um percentual na faixa de 85 a 87% devido ao trabalho muito bem feito pelos companheiros da atual direção do sindicato”, revelou.

Nailor afirmou ainda que com a nova eleição o trabalho em defesa dos direitos dos trabalhadores seguirá buscando o fortalecimento do sindicato e suas metas, principalmente nesse ano eleitoral cujo um dos projetos é defender as idéias pela manutenção do atual modelo de governo federal e pela mudança em nível estadual. “A luta continua e nosso trabalho tem que ser colocado de uma forma mais forte, trabalhando por interesses realmente da categoria e na defesa dos direitos dos trabalhadores da nossa base, visto que, temos um projeto em disputa nas eleições gerais e pugnaremos exaustivamente pela manutenção do projeto democrático popular com a eleição da companheira Dilma Rousseff à presidência da República. E, para o governo do estado, conforme definido na última plenária do Conselho Diretivo da Entidade e após reunião da atual diretoria com a nova direção do sindicato, vamos apoiar integralmente o companheiro Eduardo Valverde, que tem sua base forte nos urbanitários, para que possamos elevá-lo a governador do Estado com um projeto voltado para a questão social e o direito daqueles menos favorecidos”, destacou o presidente.

Francisco Evandro, secretário geral do SINDUR, disse que a resposta positiva dos trabalhadores foi devido aos avanços nas conquistas do sindicato, a exemplo dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) e Passivo Trabalhista da CAERD, durante o último mandato. “Os companheiros urbanitários corresponderam à nossa expectativa. Nos três anos foi feito um bom trabalho, houve avanços tanto nos acordos coletivos quanto nas ações sociais, benefícios para os companheiros, recuperação de um passivo trabalhista ao longo de 20 anos. Esse percentual de 87.16% vem demonstrar que a maioria da categoria está acreditando, botou voto de confiança e deu mais três anos para essa direção concluir o projeto que iniciou em 2007. Tudo foi tranqüilo, sem nenhum incidente, sem nenhuma restrição. Todas as empresas abriram as portas para que todo mundo pudesse votar e todos estão de parabéns. Em 25 anos a entidade sempre buscou entendimento entre a sociedade e a categoria, dando apoio a todos os sindicatos, central sindical e federação. Esse elo é para buscar conhecimento, aprimoramentos e conquistas. Esse é o objetivo da entidade.”, disse Evandro.

O presidente da Comissão Eleitoral, Raimundo Bezerra, chamou atenção para a tranqüilidade em que ocorreu o processo eleitoral, salientando a importância do Sindur para o sindicalismo rondoniense. “Tudo ocorreu na mais perfeita tranqüilidade. É um sindicato bastante reconhecido e respeitado em Rondônia e por isso a gente percorreu todo o Estado, inclusive Costa Marques, que está a mais de 1000 km da Capital, onde mesmo assim a urna chegou. A eleição foi um sucesso, apesar de ser chapa única, o que mostra que existe consenso na categoria. A votação foi expressiva e correu tudo dentro do normal”, disse ele.

O representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Edílson Pereira, destacou a democracia que imperou durante as eleições e o apoio recíproco entre as duas instituições. “A posição da CUT com relação ao SINDUR é de sempre apoiar as eleições, já que é um sindicato filiado à Central. Entendemos que o processo do Sindur foi democrático, transparente e por isso teve 100% do nosso apoio. Acompanhamos todo o processo e não observamos nenhuma ocorrência de irregularidade”, disse.

O secretário de políticas sindicais do SINDUR, Carlos Alberto, chamou atenção para a participação dos filiados nas eleições, o que segundo ele, reforça a confiabilidade no sindicato. “Tivemos uma participação em massa dos funcionários da Ceron, Caerd, Eletronorte, os quais colaboraram com seu voto, demonstrando a confiança no Sindur. Tivemos um aproveitamento de 96% dos votos válidos na empresa Ceron e nas outras empresas a votação foi bem expressiva. Esse percentual era esperado, mas superou as nossas expectativas”, revelou o secretário.

A presidente do Sintelpes, Ângela Abreu, acompanhou a votação e aproveitou para parabenizar os novos dirigentes e reforçar o apoio ao SINDUR. “Os companheiros do Sindur estão de parabéns pela eleição. Acompanhei a votação do pessoal e tudo foi tranqüilo e uma boa aceitação com uma votação em massa. Esse resultado expressivo quer dizer que os trabalhadores estão tendo consciência de que a direção do Sindur está realmente trabalhando em prol da ansiedade deles e é por isso que o resultado foi positivo em relação à eleição dos companheiros. A luta continua e estamos aqui para dar nosso apoio e pode contar com o Sintelpes”, disse ela.

O dirigente de Base, Evaneire Souza, falou da importante contribuição dos funcionários da Termonorte no resultado das eleições, e adiantou que nos próximos anos a luta para fortalecimento da base continua na empresa. “Tivemos 17 votos válidos e foi à única empresa que teve 100% de aprovação. Acredito que nos próximos anos a gente vai melhorar cada vez mais. A partir de agora vamos trabalhar, juntamente com o novo companheiro Josafá Borges, para conseguir mais filiados que é o nosso objetivo”, finalizou.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)