Sexta-feira, 30 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CFM promove seminário para enfrentamento do Crack


CFM promove seminário para enfrentamento do Crack - Gente de Opinião

 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) intensificará a discussão sobre a luta contra o crack, cuja dependência tem características epidêmicas e gera graves problemas nas áreas social e da saúde pública. No próximo dia 19 de abril (terça-feira), acontece na sede da entidade, em Brasília, o seminário Crack: Construindo um Consenso, durante o qual devem ser formuladas as bases de protocolo de assistência integral ao dependente. O encontro é direcionado aos profissionais da saúde, especialmente médicos, psicólogos e assistentes sociais.

A programação dá continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, quando o CFM promoveu, em parceria com os conselhos regionais de medicina, o I Fórum Nacional sobre Aspectos Médicos e Sociais Relacionados ao Uso do Crack. Ao longo de 2011, outras atividades estão previstas a partir de iniciativa da Comissão de Ações Sociais do Conselho Federal.

A meta é estimular o debate e a tomada de ações concretas focadas na assistência dos usuários da droga e na construção de uma política de capacitação de médicos e de outros profissionais da saúde para o enfrentamento do problema. “O Conselho Federal de Medicina está consciente da dimensão social da saúde e das influências exercidas sobre ela por fatores sócio-econômicos. As suas ações institucionais são orientadas por um paradigma que enfatiza a dignidade humana e a saúde como bem estar geral do indivíduo – físico, mental e social. Portanto, situações como essa, de uso disseminado de crack, exigem esforços preventivos e terapêuticos que não podem estar dissociados das ações governamentais e comunitárias indispensáveis à justiça social", disse o 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital.

No Seminário Crack: Construindo um Consenso, estão programadas duas mesas de debate. Pela manhã, será discutida a criação de um protocolo de assistência médica ao usuário. À tarde, os participantes discutirão propostas para assegurar ao dependente do crack acesso à assistência integral, conforme previsto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A etapa da manhã será coordenada pelo secretário geral do CFM, Henrique Batista e Silva, e terá como moderador o 1º vice-presidente da entidade, Carlos Vital. Estão previstas palestras dos psiquiatras Carlos Alberto Iglesias Salgado, membro da Câmara Técnica de Psiquiatria; Ronaldo Laranjeira, representante da Associação Brasileira de Psiquiatria; Salomão Rodrigues filho, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego); e Jane Lemos, da Associação Médica Brasileira (AMB).

Durante a tarde, os trabalhos serão coordenados pelo padre, antropólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ricardo Rezende Figueira, e mediadas pelo cardiologista e tesoureiro do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Ricardo Paiva. Na avaliação do conselheiro pernambucano, o enfrentamento do crack deve receber a atenção dos médicos: “esta é uma doença que compete também ao médico atuar no combate”, avalia.

Para participar do Seminário Crack: Construindo um Consenso, os interessados podem enviar seus dados (nome, profissão, instituição a qual está vinculada, telefone e e-mail) para o seguinte endereço eletrônico:eventos@portalmedico.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. As inscrições podem ser encaminhadas até o dia 15 de abril (sexta-feira).
 

Confira a programação preliminar:

Crack: construindo um consenso

Data: 19 de abril de 2011

Local: Auditório do CFM (SGAS 915, Lote 72, Asa Sul, Brasília, DF)

8h – Credenciamento

8h30– Abertura

Conselho Federal de Medicina (CFM)

Associação Médica Brasileira (AMB)

Federação Nacional dos Médicos (Fenam)

Ministério da Saúde

Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

9h30 às 11h – Mesa: Protocolo de Assistência Médica ao Usuário de Crack

Presidente: Henrique Batista e Silva (CFM)

Moderador:Carlos Vital Tavares Corrêa Lima (CFM)

Palestrantes (20’):

- Jane Lemos (AMB)

- Salomão Rodrigues Filho (Cremego)

- Carlos Alberto Iglesias Salgado (Câmara Técnica de Psiquiatria do CFM)

- Ronaldo Laranjeira (ABP)

11h às 12h30 – Debates

12h30 às 14h – Intervalo para almoço

14h às 16h – Mesa: Protocolo de Assistência Integral ao Usuário de Crack

Presidente:Ricardo Rezende Figueira (Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos / UFRJ)

Moderador:Ricardo Paiva (Cremepe)

Palestrantes (20’):

- Maria Lúcia Garcia

- Cleo Borges (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade)

- Representante do Ministério Público

- Enildes Monteiro (psicóloga, presidente da Assista – Assessoria e Assistência Terapêutica em Dependência Química)

16h às 17h30 – Debates

18h – Encerramento


Fonte: CFM

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Alex Redano visita expositores e fortalece apoio da Assembleia durante a Rondônia Rural Show 2025

Presidente Alex Redano visita expositores e fortalece apoio da Assembleia durante a Rondônia Rural Show 2025

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), participou ativamente da 12ª edição da Rondônia Rur

Assembleia Legislativa realiza audiência pública sobre regularização fundiária durante a Rondônia Rural Show

Assembleia Legislativa realiza audiência pública sobre regularização fundiária durante a Rondônia Rural Show

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia promoveu na manhã de quarta-feira (28), durante a Rondônia Rural Show, uma audiência pública para deb

Deputado Alex Redano indica adesão de Rondônia ao convênio que concede isenção de ICMS para o “asfalto ecológico”

Deputado Alex Redano indica adesão de Rondônia ao convênio que concede isenção de ICMS para o “asfalto ecológico”

O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado de Rondônia, por meio da Secretaria de E

Agro avança e conquista reconhecimento nacional, diz deputado Cirone

Agro avança e conquista reconhecimento nacional, diz deputado Cirone

O investimento de recursos públicos nas associações de produtores rurais têm diminuído o custo da produção e aumentado a renda de quem vive na área

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)