Quinta-feira, 25 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CFM promove seminário para enfrentamento do Crack


CFM promove seminário para enfrentamento do Crack - Gente de Opinião

 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) intensificará a discussão sobre a luta contra o crack, cuja dependência tem características epidêmicas e gera graves problemas nas áreas social e da saúde pública. No próximo dia 19 de abril (terça-feira), acontece na sede da entidade, em Brasília, o seminário Crack: Construindo um Consenso, durante o qual devem ser formuladas as bases de protocolo de assistência integral ao dependente. O encontro é direcionado aos profissionais da saúde, especialmente médicos, psicólogos e assistentes sociais.

A programação dá continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, quando o CFM promoveu, em parceria com os conselhos regionais de medicina, o I Fórum Nacional sobre Aspectos Médicos e Sociais Relacionados ao Uso do Crack. Ao longo de 2011, outras atividades estão previstas a partir de iniciativa da Comissão de Ações Sociais do Conselho Federal.

A meta é estimular o debate e a tomada de ações concretas focadas na assistência dos usuários da droga e na construção de uma política de capacitação de médicos e de outros profissionais da saúde para o enfrentamento do problema. “O Conselho Federal de Medicina está consciente da dimensão social da saúde e das influências exercidas sobre ela por fatores sócio-econômicos. As suas ações institucionais são orientadas por um paradigma que enfatiza a dignidade humana e a saúde como bem estar geral do indivíduo – físico, mental e social. Portanto, situações como essa, de uso disseminado de crack, exigem esforços preventivos e terapêuticos que não podem estar dissociados das ações governamentais e comunitárias indispensáveis à justiça social", disse o 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital.

No Seminário Crack: Construindo um Consenso, estão programadas duas mesas de debate. Pela manhã, será discutida a criação de um protocolo de assistência médica ao usuário. À tarde, os participantes discutirão propostas para assegurar ao dependente do crack acesso à assistência integral, conforme previsto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A etapa da manhã será coordenada pelo secretário geral do CFM, Henrique Batista e Silva, e terá como moderador o 1º vice-presidente da entidade, Carlos Vital. Estão previstas palestras dos psiquiatras Carlos Alberto Iglesias Salgado, membro da Câmara Técnica de Psiquiatria; Ronaldo Laranjeira, representante da Associação Brasileira de Psiquiatria; Salomão Rodrigues filho, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego); e Jane Lemos, da Associação Médica Brasileira (AMB).

Durante a tarde, os trabalhos serão coordenados pelo padre, antropólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ricardo Rezende Figueira, e mediadas pelo cardiologista e tesoureiro do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Ricardo Paiva. Na avaliação do conselheiro pernambucano, o enfrentamento do crack deve receber a atenção dos médicos: “esta é uma doença que compete também ao médico atuar no combate”, avalia.

Para participar do Seminário Crack: Construindo um Consenso, os interessados podem enviar seus dados (nome, profissão, instituição a qual está vinculada, telefone e e-mail) para o seguinte endereço eletrônico:eventos@portalmedico.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. As inscrições podem ser encaminhadas até o dia 15 de abril (sexta-feira).
 

Confira a programação preliminar:

Crack: construindo um consenso

Data: 19 de abril de 2011

Local: Auditório do CFM (SGAS 915, Lote 72, Asa Sul, Brasília, DF)

8h – Credenciamento

8h30– Abertura

Conselho Federal de Medicina (CFM)

Associação Médica Brasileira (AMB)

Federação Nacional dos Médicos (Fenam)

Ministério da Saúde

Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

9h30 às 11h – Mesa: Protocolo de Assistência Médica ao Usuário de Crack

Presidente: Henrique Batista e Silva (CFM)

Moderador:Carlos Vital Tavares Corrêa Lima (CFM)

Palestrantes (20’):

- Jane Lemos (AMB)

- Salomão Rodrigues Filho (Cremego)

- Carlos Alberto Iglesias Salgado (Câmara Técnica de Psiquiatria do CFM)

- Ronaldo Laranjeira (ABP)

11h às 12h30 – Debates

12h30 às 14h – Intervalo para almoço

14h às 16h – Mesa: Protocolo de Assistência Integral ao Usuário de Crack

Presidente:Ricardo Rezende Figueira (Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos / UFRJ)

Moderador:Ricardo Paiva (Cremepe)

Palestrantes (20’):

- Maria Lúcia Garcia

- Cleo Borges (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade)

- Representante do Ministério Público

- Enildes Monteiro (psicóloga, presidente da Assista – Assessoria e Assistência Terapêutica em Dependência Química)

16h às 17h30 – Debates

18h – Encerramento


Fonte: CFM

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eyder Brasil apresenta projeto para criar Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes em RO

Eyder Brasil apresenta projeto para criar Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes em RO

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) é autor do projeto de lei que cria a Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes

Deputado Alan Queiroz solicita inclusão da vacina contra Herpes Zoster para idosos no calendário estadual

Deputado Alan Queiroz solicita inclusão da vacina contra Herpes Zoster para idosos no calendário estadual

O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) indicou ao Governo de Rondônia, em extenso à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a necessidade da dispo

Deputada Cristiane Lopes agradece ao Senado por barrar a PEC da Blindagem

Deputada Cristiane Lopes agradece ao Senado por barrar a PEC da Blindagem

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, nesta quarta-feira (24), por unanimidade, a chamada PEC da Blindagem (PEC 3/2021), qu

Deputado Alex Redano destaca importância da 2ª Marcha dos Vereadores de Rondônia

Deputado Alex Redano destaca importância da 2ª Marcha dos Vereadores de Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), destacou a importância da 2ª Marcha dos Vereadores

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)