Segunda-feira, 30 de novembro de 2009 - 12h30
A previsão para inicio das atividades é para o final de 2010, o investimento total chega aos R$ 10 milhões
Ao visitar a futura sede do Centro de Tecnologias do Sistema Indústria (CETESI), na cidade de Ji-Paraná, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Denis Roberto Baú, mostrou-se entusiasmado com o ritmo das obras do complexo que terá capacidade de formar cerca de dois mil alunos em diversos cursos técnicos profissionalizantes.
Inicialmente serão capacitados jovens e adultos nas áreas de Informática (hardware e software); eletroeletrônica (predial e industrial, analógica e digital); solos, madeira e concreto. No entanto, a atuação do centro de tecnologias, segundo explicou Denis Baú, abrangerá ainda outras áreas como saúde, segurança do trabalhador, atendimento clínico; treinamento e capacitação empresarial; núcleo de inovação e empreendedorismo; além de programas de estágios e banco de talentos para o Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores e Mão de Obra do Sistema Indústria.
O CETESI de Ji-Paraná está sendo construído para ser um pólo de capacitação que dará oportunidade de formação técnica para áreas carentes no mercado de atuação de empresas e indústrias do Estado. Ao todo, a previsão de investimentos, incluindo a edificação dos prédios e o material dos laboratórios, chega aos R$ 10 milhões.
Acompanhando a visita o presidente da Associação Industrial e Comercial de Ji-Paraná, Marcito Pinto e o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), grandes incentivadores para a instalação do CETESI em Ji-Paraná, relataram a importância do centro de capacitação para o cenário econômico de Rondônia.
“A rede de setores empresarial e industrial direta ou indiretamente que necessita de mão de obra qualificada é vasta em Rondônia. Estamos vivendo um cenário de crescimento e de muitas oportunidades, onde a geração de emprego e renda também sofre forte expansão. É essencial que coloquemos no campo de trabalho profissionais aptos a atenderem o perfil demandado pelo mercado”, frisou Jesualdo.
Para o presidente da Acijip, Marcito Pinto, um dos fatores determinantes para a instalação de uma empresa em uma cidade é a demanda de profissionais capacitados existentes na localidade. “A implantação do CETESI significa justamente a disponibilidade de profissionais com formação técnica que poderão ser absorvidos por essas empresas”, abonou.
Fonte: Ascom
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple