Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cetas implanta novos cursos na área de saúde



Porto Velho, 18 de fevereiro de 2011 - Para o ano de 2011 está prevista a implantação, pelo Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (CETAS) de cursos técnicos em Análises Clínicas (TAC) Técnico em Vigilância em Saúde (TVS) e Técnico em Registro de Informações em Saúde (TRIS).

“Todas as nossas ações têm como foco o cidadão, é claro que pra que possamos atender os usuários melhor precisamos formar os servidores que estão na ponta desta relação”, declarou a diretora do Cetas Gicele de Oliveira.

Segundo ela, outras medidas estão sendo tomadas para ampliar esse benefício.: “Estamos buscando oportunizar ao servidor meios pra que possa realizar da melhor forma o seu trabalho, que é oferecer saúde com dignidade e com o devido respeito que estas pessoas merecem”.

Pedagoga e psicóloga, Gicele de Oliveira informou ainda que o Cetas teve aprovação do projeto - bem como dos recursos financeiros garantidos pelo Ministério da Saúde - para a construção de seu prédio próprio. Já foi doado um terreno pelo Governo do Estado.

“Trata- se de uma área de excelente localização, próxima às unidades hospitalares e de grande tráfego, o que favorecerá a realização dos estágios supervisionados dos alunos servidores” destacou Gicele, acrescentando que a previsão do início das obras é para o segundo semestre deste ano.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde Alexandre Muller são muitos os desafios existentes. Em 2011 o CETAS planeja a implementação do Programa de Educação Permanente em Saúde. Entre os objetivos previstos estão: Curso Técnico em registro e Informação (TRIS), Curso Técnico de Especialização em Enfermagem Cirúrgica, Técnico em Radiologia, Cuidados com o Idoso. E para os Agentes Comunitários de Saúde a segunda etapa dos que se constituem de Cursos Técnicos para formá-los em Agentes Comunitários. Alexandre Muller disse ainda que na gestão do governador Confúcio Moura, capacitar os funcionários é uma das prioridades a serem seguidas.

Além destes cursos apresentados, a Sesau está buscando firmar convênios com outras instituições como, IES (Instituição de Ensino Superior), e oferecer especializações em auditorias e vigilância em saúde, para que efetivamente possa melhorar e humanizar a saúde que estes Servidores do SUS e a comunidade beneficiada merece. O Cetas trabalha com esta finalidade, a de levar educação para os servidores melhorarem a cada dia a produtividade e a qualidade destes serviços ofertados a população.

Fonte: Antonia Lima
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)