Porto Velho (RO) terça-feira, 15 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Centro de Defesa da Criança inicia pesquisa sobre exploração sexual


 

O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA/RO), iniciou a pesquisa Diagnóstico Rápido Participativo, da exploração sexual de crianças e adolescentes, incluindo o tráfico, nos municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim.

A pesquisa teve início no dia 22 e faz parte das ações previstas no Projeto Apoena, que tem como objetivo realizar um levantamento da realidade das instituições, mapear os fluxos e avaliar a qualidade do atendimento, as estruturas organizacional e operacional dos programas, além dos serviços e redes de serviços de enfrentamento da exploração sexual e do tráfico a ele associados. O levantamento de dados está sendo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia, que firmou parceria com o Centro de Defesa, para a realização da pesquisa.

Diversas instituições estão recebendo a visita de pesquisadores, que vão sistematizar as informações coletadas e apresentar num Seminário, no mês de novembro, com a finalidade de elaborar o Plano Operativo Local de enfrentamento e monitoramento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

O Projeto Apoena visa contribuir para o conhecimento da realidade sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes e fortalecer política e tecnicamente as ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, através da implantação do Programa de Ações Integradas e Referencias Contra a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Território Brasileiro (PAIR), do Governo Federal.

“A disponibilidade de tempo dos representantes de instituições para responder ao Diagnóstico e o fornecimento de dados estatísticos solicitados pelos pesquisadores serão de fundamental importância para que a pesquisa atinja seu objetivo”, afirma Estrela Amoedo, coordenadora do CDCA. “O Centro de Defesa está à frente do Projeto, mas a responsabilidade com relação à implantação do PAIR é de todas as instituições que compõem a rede de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”, alerta a coordenadora.

Além do levantamento de dados, as ações relacionadas ao Diagnóstico pretendem desenvolver uma rede de informações sobre a violência sexual de crianças e adolescentes em Guajará-Mirim e Porto Velho.

Fonte: Minéia Capistrano 

Mais Sobre Política

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

O deputado Adelino Follador (DEM) participou de audiência pública, na manhã da última sexta-feira (11), na Escola Estadual Buriti, em Buritis, onde fo

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

O deputado estadual Ismael Crispin (PSB) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, e teve aprovada a realização de audiência p

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adailton Fu

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (3), a CPI criada pela Assembleia Legislativa de Rondônia para investigar abusos praticados pela Empres