Domingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Centro de Defesa da Criança inicia pesquisa sobre exploração sexual


 

O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA/RO), iniciou a pesquisa Diagnóstico Rápido Participativo, da exploração sexual de crianças e adolescentes, incluindo o tráfico, nos municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim.

A pesquisa teve início no dia 22 e faz parte das ações previstas no Projeto Apoena, que tem como objetivo realizar um levantamento da realidade das instituições, mapear os fluxos e avaliar a qualidade do atendimento, as estruturas organizacional e operacional dos programas, além dos serviços e redes de serviços de enfrentamento da exploração sexual e do tráfico a ele associados. O levantamento de dados está sendo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia, que firmou parceria com o Centro de Defesa, para a realização da pesquisa.

Diversas instituições estão recebendo a visita de pesquisadores, que vão sistematizar as informações coletadas e apresentar num Seminário, no mês de novembro, com a finalidade de elaborar o Plano Operativo Local de enfrentamento e monitoramento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

O Projeto Apoena visa contribuir para o conhecimento da realidade sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes e fortalecer política e tecnicamente as ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, através da implantação do Programa de Ações Integradas e Referencias Contra a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Território Brasileiro (PAIR), do Governo Federal.

“A disponibilidade de tempo dos representantes de instituições para responder ao Diagnóstico e o fornecimento de dados estatísticos solicitados pelos pesquisadores serão de fundamental importância para que a pesquisa atinja seu objetivo”, afirma Estrela Amoedo, coordenadora do CDCA. “O Centro de Defesa está à frente do Projeto, mas a responsabilidade com relação à implantação do PAIR é de todas as instituições que compõem a rede de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”, alerta a coordenadora.

Além do levantamento de dados, as ações relacionadas ao Diagnóstico pretendem desenvolver uma rede de informações sobre a violência sexual de crianças e adolescentes em Guajará-Mirim e Porto Velho.

Fonte: Minéia Capistrano 

Gente de OpiniãoDomingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) concedeu voto de louvor à empresa Ciclo Cairu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Para solucionar uma lacuna existente há anos no atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a deputada est

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Atendendo a um pedido do presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Cost

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, assumiu a presidência estadual da Federação União Progressistas e União Brasil nesta quinta-feira (28),

Gente de Opinião Domingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)