Terça-feira, 7 de fevereiro de 2017 - 08h03
Os beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon), pensionistas e aposentados que optarem por fazer o recadastramento online terão que encaminhar ao Instituto um documento para a finalização da regularização pelo sistema, que é a Declaração de Vida e Residência, que serve para provar junto à Previdência que o aposentado está vivo.
“Há casos em que os familiares acabam deixando de informar ao Instituto o falecimento do beneficiário e os proventos continuam sendo destinados à conta dele mensalmente”, disse a diretora de Previdência do Instituto, Universa Lagos.
No site do Iperon http://www.rondonia.ro.gov.br/iperon/, no mesmo link do censo estão disponibilizados dois modelos de Declaração, uma para o próprio beneficiário e outra para o representante legal, em caso de tutela, curatela ou guarda judicial. Neste caso o termo deverá ser anexado à Declaração. Em ambos os casos, a assinatura do beneficiário e do representante deverá ser reconhecida por autenticidade em Cartório.
O reconhecimento de firma por autenticidade comprova que o interessado esteve pessoalmente no Cartório, e certifica que o mesmo está vivo, ao contrário do reconhecimento de firma por semelhança, que pode ser feito por terceiros, sem a presença do interessado.
ALUGUEL
Beneficiários da Previdência que não possuem comprovante de endereço no próprio nome, também precisam comprovar residência. Neste caso, o proprietário do imóvel terá que fazer uma declaração com firma reconhecida por autenticidade, confirmando a moradia do beneficiário. Quando o pensionista ou aposentado morar com um parente, como pais, filhos ou irmãos, basta comprovar a afinidade, por meio de documentos de identidade.
Neste mês estão sendo convocados para o recadastramento os aposentados e pensionistas nascidos em fevereiro. O sistema também está recebendo a regularização de informações dos beneficiários nascidos em janeiro e que deixaram de se cadastrar.
Rosa Alves Chaves, aposentada do Instituto e que faz aniversário em fevereiro, disse que assim que soube do recadastramento procurou logo o órgão para não correr o risco de deixar para a última hora.
Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Alice Thomaz
Secom - Governo de Rondônia
A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti
Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé
Na noite de quinta-feira, (24/07), o bairro Igarapé foi palco de uma importante reunião entre o vereador Everaldo Fogaça (PSD), os secretários Paulo
Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari
“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten
Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno
Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a