Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

CE aprova em turno suplementar eleição direta para diretores de escolas


  
Por unanimidade, a comissão de Educação (CE) do Senado aprovou nesta quarta-feira (27), em caráter terminativo, substitutivo da senadora Fátima Cleide (PT-RO) ao PLS 344/2007, que prevê eleições diretas para diretores de escolas públicas da educação básica de todo o país. A matéria determina que professores, alunos, pais ou responsáveis e servidores escolham o diretor.

De autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), o projeto também estabelece que os diretores de escola precisam ser aprovados em curso de capacitação e quando investidos no cargo terão mandato de dois anos, com direito a uma reeleição. Mas para concorrer novamente o gestor terá a administração anterior avaliada.

Emenda do senador Romeu Tuma (PTB-SP) foi aceita pela senadora Fátima. Ela exclui da eleição direta os diretores aprovados em concursos especificos para a função. Tuma parabenizou a senadora pelo reconhecimento da peculiaridade de São Paulo.    

A senadora explicou ao senador Antônio Valadares (PSB-SE) que o percentual de participação dos alunos na escolha dos diretores ficará a cargo da decisão de cada ente da federação. “Não temos como legislar tão especificamente num país continental como o Brasil. Elaboramos os princípios, agora fica a cargo dos estados e municípios regulamentarem a matéria conforme a necessidade regional”, justificou Fátima.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) reforçou que a finalidade do projeto é acabar com as indicações. “Nosso objetivo é acabar com o QI – Quem Indica – que é a indicação politico-partidária, de acordo com quem governa o estado. Só tenho a agradecer essa aprovação, que vem engrandecer a democracia”, frisou Ideli. 

Aprovado anteriormente pela CE no dia primeiro de julho deste ano, a matéria retornou à comissão para nova votação. Será lida em plenário pelo presidente do Senado e depois encaminhada à Câmara dos Deputados.   

Fonte: Mara Paraguassu

Mais Sobre Política

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar projetos e também disc

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl