Domingo, 15 de março de 2009 - 22h01
O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA), em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizam a partir desta segunda-feira, 16, em Porto Velho e em Guajará-Mirim, um curso de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, com o objetivo de fortalecer as ações de combate ao abuso e exploração sexual nestes dois municípios. Em Porto Velho o curso será realizado na Faculdade Católica de Rondônia e em Guajará-Mirim, o evento será no auditório da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
O curso será realizado durante os meses de março e abril e maio e prevê o envolvimento de agentes públicos e sociais que atuam na rede local, nos âmbitos da prevenção, atenção, proteção, defesa e responsabilização de crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes.
De acordo com Estrela Amoedo, coordenadora do CDCA Maria dos Anjos, trata-se de uma ação referencial de formação e capacitação de profissionais vinculados a seis diferentes áreas - segurança, assistência social, saúde, educação, conselhos e justiça - em torno de um objetivo comum: o alinhamento conceitual e metodológico sobre o tema para uma necessária integração da rede de programas e serviços. "Profissionais de várias entidades estarão unido durante esse período em busca de informações para atuar de forma mais eficaz contra esse mal que vem assolando a sociedade, que é a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes", pontua Estrela.
O curso de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é uma ação prevista no Projeto Apoena, que tem por objetivo contribuir para o conhecimento da realidade sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes e fortalecer política e tecnicamente as ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio da implantação do Programa de Ações Integradas e Referencias Contra a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Território Brasileiro (PAIR), no Estado, priorizando os municípios de Porto Velho, por possuir maior população e Guajará-Mirim, por estar na fronteira com a Bolívia.
A Coordenação Pedagógica do curso está sendo feita pelo Departamento de Educação da Unir, que firmou parceria com o CDCA para realização do evento.
Para ministrar a capacitação, a Unir selecionou professores especialistas, mestres e doutores, que desenvolvem pesquisas e ações na área de direitos humanos. Além disso, o curso será certificado como Extensão Universitária pelo Núcleo de Educação -NED/Unir.
Confira a programação
Durante as aulas, os participantes terão acesso aos seguintes conteúdos:
As políticas públicas e a violência sexual contra crianças e adolescentes; O sistema de proteção integral e da garantia aos direitos da criança e do adolescente Limites e possibilidades na atuação; Intervenção básica de atendimento das situações de violência sexual, tópicos nas áreas de saúde e educação; A situação da violência sexual à luz da legislação penal brasileira; Construindo redes de atenção na área da violência sexual infanto-juvenil.
Apoio:
A Faculdade Católica de Rondônia está situada Gonçalves Dias, esquina com D. Pedro II, em frente à Catedral Sagrado Coração de Jesus.
Fonte: Minéia Capistrano
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos