Domingo, 15 de março de 2009 - 22h01
O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA), em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizam a partir desta segunda-feira, 16, em Porto Velho e em Guajará-Mirim, um curso de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, com o objetivo de fortalecer as ações de combate ao abuso e exploração sexual nestes dois municípios. Em Porto Velho o curso será realizado na Faculdade Católica de Rondônia e em Guajará-Mirim, o evento será no auditório da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
O curso será realizado durante os meses de março e abril e maio e prevê o envolvimento de agentes públicos e sociais que atuam na rede local, nos âmbitos da prevenção, atenção, proteção, defesa e responsabilização de crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes.
De acordo com Estrela Amoedo, coordenadora do CDCA Maria dos Anjos, trata-se de uma ação referencial de formação e capacitação de profissionais vinculados a seis diferentes áreas - segurança, assistência social, saúde, educação, conselhos e justiça - em torno de um objetivo comum: o alinhamento conceitual e metodológico sobre o tema para uma necessária integração da rede de programas e serviços. "Profissionais de várias entidades estarão unido durante esse período em busca de informações para atuar de forma mais eficaz contra esse mal que vem assolando a sociedade, que é a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes", pontua Estrela.
O curso de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é uma ação prevista no Projeto Apoena, que tem por objetivo contribuir para o conhecimento da realidade sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes e fortalecer política e tecnicamente as ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio da implantação do Programa de Ações Integradas e Referencias Contra a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Território Brasileiro (PAIR), no Estado, priorizando os municípios de Porto Velho, por possuir maior população e Guajará-Mirim, por estar na fronteira com a Bolívia.
A Coordenação Pedagógica do curso está sendo feita pelo Departamento de Educação da Unir, que firmou parceria com o CDCA para realização do evento.
Para ministrar a capacitação, a Unir selecionou professores especialistas, mestres e doutores, que desenvolvem pesquisas e ações na área de direitos humanos. Além disso, o curso será certificado como Extensão Universitária pelo Núcleo de Educação -NED/Unir.
Confira a programação
Durante as aulas, os participantes terão acesso aos seguintes conteúdos:
As políticas públicas e a violência sexual contra crianças e adolescentes; O sistema de proteção integral e da garantia aos direitos da criança e do adolescente Limites e possibilidades na atuação; Intervenção básica de atendimento das situações de violência sexual, tópicos nas áreas de saúde e educação; A situação da violência sexual à luz da legislação penal brasileira; Construindo redes de atenção na área da violência sexual infanto-juvenil.
Apoio:
A Faculdade Católica de Rondônia está situada Gonçalves Dias, esquina com D. Pedro II, em frente à Catedral Sagrado Coração de Jesus.
Fonte: Minéia Capistrano
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)