Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 - 17h37
O governador Ivo Cassol esteve em Cacoal nesta sexta-feira (5) onde vistoriou duas das principais obras do Governo do Estado em andamento no interior: o hospital estadual e o aeroporto regional.
Pela manhã, ao desembarcar no aeroporto, acompanhado do sub-chefe da Casa Civil, Nilton Capixaba, Cassol aproveitou para vistoriar o novo terminal de passageiros, que acaba de receber o portal detector de metais e a máquina de raios-x, que ainda estava embalada, mostrando que todos os equipamentos a serem instalados serão novos. Além do terminal foram vistoriadas as obras de drenagem do estacionamento e do pátio de estacionamento de automóveis. O prédio que vai abrigar o Corpo de Bombeiros recebeu atenção especial, uma vez que somente com a brigada contra incêndio em funcionamento, com pessoal e equipamentos, é que o aeroporto pode receber vôos comerciais. Na oportunidade o governador confirmou que o Ministério da Aeronáutica liberou um caminhão especial para combate a incêndio de aeronaves ao estado, e que até o final de março o novo aeroporto deverá ser inaugurado, mesmo com as fortes chuvas que o inverno amazônico trouxe à região.
Entrevistas à emissoras de rádio e TV
Após vistoriar o aeroporto de Cacoal, o governador Ivo Cassol participou dos programas Comando Policial, na TV Allamanda, e A Hora do Povo, na TV Candelária, onde respondeu as perguntas dos entrevistadores e dos telespectadores, quando falou sobre as ações do Governo do Estado no combate à dengue, o início do ano letivo na rede estadual, transporte escolar, crescimento do agronegócio, liberação da usina de calcário de Espigão D’Oeste, usinas do Madeira, geração de emprego e renda e também os novos investimentos para a economia rondoniense.
Vistoria ao Hospital Estadual de Cacoal
O último compromisso do governador em Cacoal, no final da tarde, foi a vistoria ao Hospital Estadual, que encontra-se em fase final de construção. Acompanhado do secretário de Saúde, Dr.Milton Moreira, do prefeito Padre Franco e um grande número de estudantes de medicina da Facimed, a faculdade local, Cassol iniciou a visita falando aos presentes na entrada do hospital. Em seguida percorreu as dependências do hospital conversando com os responsáveis pela obra e cobrando celeridade, uma vez que a obra é de grande necessidade para os pacientes da região, uma vez que não será mais preciso ir até a capital em busca de um atendimento médico especializado, evitando assim mais sofrimento no deslocamento ao longo da BR-364 e desafogando os hospitais da capital.
O novo hospital de Cacoal, quando concluído ainda neste primeiro semestre, terá números grandiosos, que o colocará como o segundo maior do estado e o principal do interior: uma área útil de 18.500 metros quadrados, num terreno de 40.000 metros. Empregará diretamente cerca de 1.500 servidores com 160 leitos comuns e mais 30 leitos de U.T.I., geradores próprios de energia e oxigênio, utilizando a mais moderna tecnologia de equipamentos hospitalares disponíveis no país para atender a população gratuitamente.
Mas existe uma grande preocupação por parte do Governo do Estado: um acordo com o Ministério da Saúde referentes às compensações das usinas do Madeira para a área de saúde para repassar R$ 30 milhões para a compra de equipamentos, ainda não foi sequer empenhado, o que certamente acarretará em atrasos no funcionamento pleno da unidade. “Eu estive em Brasília esta semana e cobrei pessoalmente da secretária da Casa Civil, Erenice Guerra, o cumprimento do que foi acordado. Se não liberarem o dinheiro corremos o risco de inaugurar o hospital sem equipamentos para atender os pacientes”, declarou indignado o governador Ivo Cassol durante a entrevista coletiva, após a visita.
Encerrando sua passagem por Cacoal, o governador despachou com gerentes e assessores das secretarias de estado e lideranças políticas locais.
Fonte: Decom
Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur
Durante a realização da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) em Buritis, a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola
Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária, quatro projetos de lei ordinária (PLOs) que autorizam a abertura de cré
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO) voltou a cobrar c
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér