Quinta-feira, 1 de abril de 2010 - 06h02
Durante sete anos e três meses, Ivo Cassol comandou o Estado com pulso firme e determinação. E com a sua disposição em enfrentar um novo desafio político, atendendo à legislação eleitoral, apresentou na noite desta quarta-feira (31) a sua carta renúncia ao mandato de governador, em sessão especial da Assembleia Legislativa na quadra coberta do Serviço Social do Comércio (SESC), onde também ocorreu a posse do vice-governador João Cahulla no comando do Executivo Estadual e uma sessão solene em homenagem a Ivo Cassol por seus relevantes serviços prestados ao Estado.
“Cumpri meu dever com empenho, dedicação e respeito ao povo de Rondônia, mas agora estou saindo para buscar novos horizontes políticos, e para atender à determinação da legislação eleitoral, estou apresentando a minha renúncia à Assembléia. Me doei de corpo e alma nesse grande desafio e estou convicto de que contribui com o crescimento do Estado, que agora vai ficar sob as mãos responsáveis e competentes de João Cahulla, em quem confio que dará continuidade às ações que implantamos em Rondônia”, disse Cassol.
Na primeira das três sessões, a Assembléia homenageou Ivo Cassol pelo seu serviço prestado ao Estado, atendendo propositura do deputado estadual Tiziu Jidalias, líder do Governo no Legislativo. O desembargador Cássio Sbarzi Guedes destacou o papel de empreendedor e de administrador que Cassol trouxe à administração pública. Já o procurador geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, destacou o dinamismo de Cassol a frente do Executivo e as inúmeras obras realizadas no Estado.
Na sessão seguinte, foi lida a carta renúncia do governador, atendendo ao que estabelece a legislação. Em sua mensagem, Cassol destaca que “o dever de gratidão me conclama a reconhecer cada um dos ilustres integrantes desse Parlamento como indispensável ajuda que permitiu transformar em realidade o acalentado sonho do querido povo Rondoniense”.
Emocionado, Ivo Cassol disse que a força do povo o ajudou a superar todas as dificuldades e desafios. “Os problemas foram muitos, mas sempre tivemos o apoio da população, que entendeu a nossa mensagem e nos deu suporte para continuarmos trabalhando. Também não posso deixar de agradecer à minha família: minha esposa Ivone Cassol, meu filho Júnior e minhas filhas Karine e Juliana. Mas, sem dúvida, o nosso pai celestial foi grande inspirador de todo o meu trabalho e que me deu a direção necessária”, declarou.
Após acolher o pedido de renúncia, atendendo ao rito regimental, a Assembleia realizou mais uma sessão e empossou o vice-governador João Cahulla no cargo de governador. Cahulla fez o juramento e em seguida foi lido o termo de posse pelo presidente Neodi Carlos, que assegurou que o Parlamento vai ser parceiro do novo governador.
“É um grande desafio, mas com a força de Deus e o apoio da minha família, de meus amigos e dos nossos servidores, vamos dar continuidade ao grande trabalho realizado por Ivo Cassol”, disse Cahulla.
Após ser empossado, Cahulla, Cassol e as demais autoridades e convidados se dirigiram até o Palácio Presidente Vargas, para a passagem oficial de cargo e nomeação dos novos secretários do Governo.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)