Sexta-feira, 25 de abril de 2008 - 14h21
Cassol reforça que não aceita ilegalidade e senadores
vão cobrar solução para crise ambiental na Amazônia
"Não aceito e não estou defendendo quem atua na ilegalidade. Quem atua fora da lei, precisa ser punido. Mas, quem trabalha cumprindo a lei precisa ser respeitado, e não tratado com um bandido", assim o governador Ivo Cassol encerrou o seu discurso, no plenário da Assembléia Legislativa, na noite desta quinta-feira, durante audiência que discutiu as providências que poderiam ser tomadas para enfrentar a crise enfrentada pelo setor produtivo da Amazônia.
Após se reunirem com centenas de trabalhadores, empresários do setor madeireiro e lideranças políticas, nos municípios de Cujubim e Machadinho do Oeste, a comitiva formada pelos senadores Expedito Júnior (RO), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Jaime Campos (DEM-MT) e Gilberto Goellner (DEM-MT), apresentaram na Assembléia um balanço das visitas e as possíveis saídas para a crise.
O senador Flexa Ribeiro elogiou a postura firme do governador Ivo Cassol, em defesa do setor produtivo, e apresentou como sugestões para a continuidade dos debates com a União em torno do assunto, a proposta de desmatamento zero em áreas de matas virgens. Em troca, o Incra se comprometeria em fazer a regularização fundiária de todas as áreas. "Outro ponto importante seria a parceria entre o Ibama e os órgãos ambientais estaduais e o reconhecimento dos zoneamentos sócio-econômicos. É preciso aproveitar a floresta, com racionalidade, o que hoje não ocorre", explicou.
"Baseado em dados equivocados do Inpe, o Ministério do Meio Ambiente deflagrou a operação Arco de Fogo, contra os municípios considerados 'vilões' do desmatamento. Mesmo se comprovando que os números eram falsos, o Ibama, Polícia Federal e Força Nacional realizaram a operação, fechando madeireiras e tratando a todos como bandidos", observou o senador Jayme Campos (DEM-MT).
Já o senador Expedito Júnior disse que enquanto o Incra não regularizar as áreas, não será possível fazer uma política ambiental eficiente e estabelecer um crescimento sustentável. "Ao invés de gastar milhões com essa operação, o Governo Federal deveria regularizar as terras, acabando com invasões, ocupações e outros crimes que tanto entravam e prejudicam o nosso desenvolvimento", completou.
Caso não haja uma flexibilização do Governo, os senadores vão articular uma mobilização de toda a bancada da região Norte, para trancarem a pauta do Senado. "Nada será votado enquanto não for revista a política ambiental discriminatória", declarou Jayme Campos, acrescentando que "essa luta vai até o fim".
Fonte: Decom
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)