Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol 'Quem atua fora da lei, precisa ser punido'



Cassol reforça que não aceita ilegalidade e senadores
vão cobrar solução para crise ambiental na Amazônia

"Não aceito e não estou defendendo quem atua na ilegalidade. Quem atua fora da lei, precisa ser punido. Mas, quem trabalha cumprindo a lei precisa ser respeitado, e não tratado com um bandido", assim o governador Ivo Cassol encerrou o seu discurso, no plenário da Assembléia Legislativa, na noite desta quinta-feira, durante audiência que discutiu as providências que poderiam ser tomadas para enfrentar a crise enfrentada pelo setor produtivo da Amazônia.

Após se reunirem com centenas de trabalhadores, empresários do setor madeireiro e lideranças políticas, nos municípios de Cujubim e Machadinho do Oeste, a comitiva formada pelos senadores Expedito Júnior (RO), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Jaime Campos (DEM-MT) e Gilberto Goellner (DEM-MT), apresentaram na Assembléia um balanço das visitas e as possíveis saídas para a crise.

O senador Flexa Ribeiro elogiou a postura firme do governador Ivo Cassol, em defesa do setor produtivo, e apresentou como sugestões para a continuidade dos debates com a União em torno do assunto, a proposta de desmatamento zero em áreas de matas virgens. Em troca, o Incra se comprometeria em fazer a regularização fundiária de todas as áreas. "Outro ponto importante seria a parceria entre o Ibama e os órgãos ambientais estaduais e o reconhecimento dos zoneamentos sócio-econômicos. É preciso aproveitar a floresta, com racionalidade, o que hoje não ocorre", explicou.

"Baseado em dados equivocados do Inpe, o Ministério do Meio Ambiente deflagrou a operação Arco de Fogo, contra os municípios considerados 'vilões' do desmatamento. Mesmo se comprovando que os números eram falsos, o Ibama, Polícia Federal e Força Nacional realizaram a operação, fechando madeireiras e tratando a todos como bandidos", observou o senador Jayme Campos (DEM-MT).

Já o senador Expedito Júnior disse que enquanto o Incra não regularizar as áreas, não será possível fazer uma política ambiental eficiente e estabelecer um crescimento sustentável. "Ao invés de gastar milhões com essa operação, o Governo Federal deveria regularizar as terras, acabando com invasões, ocupações e outros crimes que tanto entravam e prejudicam o nosso desenvolvimento", completou.

Caso não haja uma flexibilização do Governo, os senadores vão articular uma mobilização de toda a bancada da região Norte, para trancarem a pauta do Senado. "Nada será votado enquanto não for revista a política ambiental discriminatória", declarou Jayme Campos, acrescentando que "essa luta vai até o fim".

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)