Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol 'Quem atua fora da lei, precisa ser punido'



Cassol reforça que não aceita ilegalidade e senadores
vão cobrar solução para crise ambiental na Amazônia

"Não aceito e não estou defendendo quem atua na ilegalidade. Quem atua fora da lei, precisa ser punido. Mas, quem trabalha cumprindo a lei precisa ser respeitado, e não tratado com um bandido", assim o governador Ivo Cassol encerrou o seu discurso, no plenário da Assembléia Legislativa, na noite desta quinta-feira, durante audiência que discutiu as providências que poderiam ser tomadas para enfrentar a crise enfrentada pelo setor produtivo da Amazônia.

Após se reunirem com centenas de trabalhadores, empresários do setor madeireiro e lideranças políticas, nos municípios de Cujubim e Machadinho do Oeste, a comitiva formada pelos senadores Expedito Júnior (RO), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Jaime Campos (DEM-MT) e Gilberto Goellner (DEM-MT), apresentaram na Assembléia um balanço das visitas e as possíveis saídas para a crise.

O senador Flexa Ribeiro elogiou a postura firme do governador Ivo Cassol, em defesa do setor produtivo, e apresentou como sugestões para a continuidade dos debates com a União em torno do assunto, a proposta de desmatamento zero em áreas de matas virgens. Em troca, o Incra se comprometeria em fazer a regularização fundiária de todas as áreas. "Outro ponto importante seria a parceria entre o Ibama e os órgãos ambientais estaduais e o reconhecimento dos zoneamentos sócio-econômicos. É preciso aproveitar a floresta, com racionalidade, o que hoje não ocorre", explicou.

"Baseado em dados equivocados do Inpe, o Ministério do Meio Ambiente deflagrou a operação Arco de Fogo, contra os municípios considerados 'vilões' do desmatamento. Mesmo se comprovando que os números eram falsos, o Ibama, Polícia Federal e Força Nacional realizaram a operação, fechando madeireiras e tratando a todos como bandidos", observou o senador Jayme Campos (DEM-MT).

Já o senador Expedito Júnior disse que enquanto o Incra não regularizar as áreas, não será possível fazer uma política ambiental eficiente e estabelecer um crescimento sustentável. "Ao invés de gastar milhões com essa operação, o Governo Federal deveria regularizar as terras, acabando com invasões, ocupações e outros crimes que tanto entravam e prejudicam o nosso desenvolvimento", completou.

Caso não haja uma flexibilização do Governo, os senadores vão articular uma mobilização de toda a bancada da região Norte, para trancarem a pauta do Senado. "Nada será votado enquanto não for revista a política ambiental discriminatória", declarou Jayme Campos, acrescentando que "essa luta vai até o fim".

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)