Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol pede punição contra servidor corrupto


 Ao participar na manhã desta quarta-feira (5) da reinauguração das instalações e mobília do quartel do 1º Batalhão de Polícia Militar em Porto Velho, o governador Ivo Cassol disse que determinou rigor nas investigações e punição severa para as pessoas que facilitaram a entrada de uma arma que resultou na morte de um agente penitenciário durante o motim no presídio Urso Branco. Cassol garantiu que todas as medidas foram tomadas e reafirmou que não admite servidor corrupto no quadro estadual e que se for confirmado o envolvimento de agentes penitenciárias a punição deverá ser com a demissão.

Dirigindo-se ao juiz Leo Antônio Fachin e à promotora de Justiça Andréa Damacena Engel, presentes à solenidade, o governador destacou que espera que a Comissão de Direitos Humanos dê assistência à família do agente e não apenas a dos dois detentos mortos. Ele repetiu ainda que entre a lágrima da mãe de um policial e a da mãe de um bandido, prefere a do bandido pelo fato de os policiais exporem suas próprias vidas e da família pela segurança da sociedade.

Com relação à reinauguração do prédio na rua Major Amarante, no bairro Arigolândia, o governador disse que não se tratava apenas de mais uma realização do seu Governo, mas do resgate da história, uma vez que o local abrigou o efetivo da Guarda Territorial, pioneiros da PM de Rondônia. “Para mim essa obra é mais uma realização. Mas para o povo, principalmente para os integrantes da corporação, consiste na realização de um sonho, uma vez que a antiga estrutura era precária”, observou Cassol, criticando em seguida a demora da construtora para a conclusão da obra.

O governador lembrou das várias obras em andamento no Estado, inclusive dos outros Poderes, como Tribunais de Justiça e de Contas, além do Ministério Público, que também têm recursos do Executivo, frutos dos impostos pagos pelos contribuintes. O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Evilásio Sena, também participou da solenidade.

O aumento do efetivo em 57% e a autorização de mais R$ 8 milhões para as Polícias Militar e Civil, assim como as perspectivas para o leilão das usinas do rio Madeira previsto para a próxima segunda-feira (10), também fizeram parte do discurso de Cassol, que garantiu que o aumento da violência não o desestimula a investir na Segurança e que os bandidos que forem atraídos pelas usinas deverão ser devolvidos aos Estados de origem. Ele encerrou desejando a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

História - A comandante geral da PM, coronel Angelina Ramires, lembrou que a Corporação passou existir em Rondônia em 1976, tendo como primeiro comandante o 2º tenente Sérgio Henrique Zimmerman. A estrutura provisória até sua regulamentação contava com um efetivo na situação de adido até a realização do processo seletivo. Em 1977 a então Companhia de Polícia Militar, que teve como primeiro comandante o 2º tenente Mário Jorge da Costa Sarkis, passou a ser denominada de 1ª Companhia da PM, sendo responsável pelo policiamento da Capital e interior até a instalação da 2ª Companhia em Ji-Paraná. A ativação do 1º BPM ocorreu em 19 de janeiro de 1983, sob o Decreto 117/82, sendo o capitão João Maria Sobral de Carvalho o comandante, atribuição que hoje é do major Antônio Vicente Cocco Cargnin, contando com um efetivo de 605 policiais responsáveis pela segurança da área que abrange a BR-319 (avenida Jorge Teixeira), centro e distritos do Baixo-Madeira.

Fonte: Decom - Veronilda Lima

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)