Porto Velho (RO) segunda-feira, 14 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Cassol pede punição contra servidor corrupto


 Ao participar na manhã desta quarta-feira (5) da reinauguração das instalações e mobília do quartel do 1º Batalhão de Polícia Militar em Porto Velho, o governador Ivo Cassol disse que determinou rigor nas investigações e punição severa para as pessoas que facilitaram a entrada de uma arma que resultou na morte de um agente penitenciário durante o motim no presídio Urso Branco. Cassol garantiu que todas as medidas foram tomadas e reafirmou que não admite servidor corrupto no quadro estadual e que se for confirmado o envolvimento de agentes penitenciárias a punição deverá ser com a demissão.

Dirigindo-se ao juiz Leo Antônio Fachin e à promotora de Justiça Andréa Damacena Engel, presentes à solenidade, o governador destacou que espera que a Comissão de Direitos Humanos dê assistência à família do agente e não apenas a dos dois detentos mortos. Ele repetiu ainda que entre a lágrima da mãe de um policial e a da mãe de um bandido, prefere a do bandido pelo fato de os policiais exporem suas próprias vidas e da família pela segurança da sociedade.

Com relação à reinauguração do prédio na rua Major Amarante, no bairro Arigolândia, o governador disse que não se tratava apenas de mais uma realização do seu Governo, mas do resgate da história, uma vez que o local abrigou o efetivo da Guarda Territorial, pioneiros da PM de Rondônia. “Para mim essa obra é mais uma realização. Mas para o povo, principalmente para os integrantes da corporação, consiste na realização de um sonho, uma vez que a antiga estrutura era precária”, observou Cassol, criticando em seguida a demora da construtora para a conclusão da obra.

O governador lembrou das várias obras em andamento no Estado, inclusive dos outros Poderes, como Tribunais de Justiça e de Contas, além do Ministério Público, que também têm recursos do Executivo, frutos dos impostos pagos pelos contribuintes. O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Evilásio Sena, também participou da solenidade.

O aumento do efetivo em 57% e a autorização de mais R$ 8 milhões para as Polícias Militar e Civil, assim como as perspectivas para o leilão das usinas do rio Madeira previsto para a próxima segunda-feira (10), também fizeram parte do discurso de Cassol, que garantiu que o aumento da violência não o desestimula a investir na Segurança e que os bandidos que forem atraídos pelas usinas deverão ser devolvidos aos Estados de origem. Ele encerrou desejando a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

História - A comandante geral da PM, coronel Angelina Ramires, lembrou que a Corporação passou existir em Rondônia em 1976, tendo como primeiro comandante o 2º tenente Sérgio Henrique Zimmerman. A estrutura provisória até sua regulamentação contava com um efetivo na situação de adido até a realização do processo seletivo. Em 1977 a então Companhia de Polícia Militar, que teve como primeiro comandante o 2º tenente Mário Jorge da Costa Sarkis, passou a ser denominada de 1ª Companhia da PM, sendo responsável pelo policiamento da Capital e interior até a instalação da 2ª Companhia em Ji-Paraná. A ativação do 1º BPM ocorreu em 19 de janeiro de 1983, sob o Decreto 117/82, sendo o capitão João Maria Sobral de Carvalho o comandante, atribuição que hoje é do major Antônio Vicente Cocco Cargnin, contando com um efetivo de 605 policiais responsáveis pela segurança da área que abrange a BR-319 (avenida Jorge Teixeira), centro e distritos do Baixo-Madeira.

Fonte: Decom - Veronilda Lima

Mais Sobre Política

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

O deputado Adelino Follador (DEM) participou de audiência pública, na manhã da última sexta-feira (11), na Escola Estadual Buriti, em Buritis, onde fo

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

O deputado estadual Ismael Crispin (PSB) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, e teve aprovada a realização de audiência p

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adailton Fu

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (3), a CPI criada pela Assembleia Legislativa de Rondônia para investigar abusos praticados pela Empres