Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol nega reposição salarial aos servidores



CASSOL NEGA REPOSIÇÃO SALARIAL AOS SERVIDORES E DIZ QUE A CULPA É DA CRISE MUNDIAL

 

Em reunião com líderes sindicais representantes das categorias de funcionários públicos estaduais, na manhã desta quinta-feira, o secretário Chefe da Casa Civil, Odacir Soares, disse que, por ordem do governador Ivo Cassol, os servidores não terão qualquer reajuste salarial. O principal motivo alegado, para espanto de todos, é a crise econômica internacional.

Participaram da reunião os presidente do Sintero (Educação), Sindifisco (grupo fisco), Sinsempro (Ministério Público), Simporo (motoristas), Sinsdet (Detran), Sinsepol (Polícia Civil), e diretores do Sinjur (Poder Judiciário) e Sindsaúde (servidores da saúde).

O secretário Odacir Soares disse que fez um levantamento e concluiu que o impacto de uma reposição salarial de 10% seria de poço mais de 7 milhões e 900 mil reais por mês na folha de pagamento. De posse dos dados conversou com o governador Ivo Cassol que determinou que não haverá reposição salarial alegando que o Estado não tem como arcar com os custos e que a administração está preocupada com os gastos.

O Chefe da Casa Civil ficou sem argumento quando os sindicalistas relataram a quantidade de cargos comissionados criados pelo governo, os aumentos dos gastos com CDS e os constantes recordes de arrecadação. O Estado pode comprometer até 49% das receitas com folha de pagamento, mas hoje esse índice não passa de 33%.

Para os sindicalistas a resposta do governo de não conceder reajuste para não criar gastos é contraditória com o que vem ocorrendo na administração, pois, enquanto alega que não pode repor perdas salariais, o governo cria secretaria com toda a sua estrutura, cria novos cargos comissionados, aumenta os já existentes, e anuncia que a economia do Estado está crescendo.

Logo no início deste ano o governo enviou à Assembléia Legislativa mensagens pedindo a suplementação orçamentária em mais de R$ 52 milhões, o que significa que a arrecadação do Estado, já no início do ano, supera a estimativa do orçamento aprovado pela Assembléia Legislativa.

A presidente do Sintero, Claudir Mata, questionou, ainda, o destino dos R$ 60 milhões que a Assembléia Legislativa anuncia ter economizado e devolvido ao governo. "Os sindicatos estão abertos à negociação. O governo precisa definir se a prioridade é beneficiar os cargos comissionados e criar novas despesas, ou valorizar o funcionalismo público. Agora, dizer que a crise mundial afetou os cofres do governo, é subestimar a inteligência do povo de Rondônia", disse Claudir.

Para os presidentes do Sinsempro, do Simporo e do Sinsepol, praticamente não houve audiência, pois o secretário Chefe da Casa Civil simplesmente deu a notícia de que o governo não vai conceder reajuste salarial. "Isso não é negociação. Isso não é diálogo.Depois não venha o governo dizer que os sindicatos são intransigentes. Quem não está negociando é o governo", disse Antônio Belarmino, presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público.

Os representantes dos sindicatos estão unidos em torno da reivindicação dos servidores públicos estaduais e já traçam estratégias para combater a intransigência do governo. O início será a mobilização dos funcionários públicos para um grande ato público, no dia 1º de abril, para um ato público em frente ao Palácio do Governo, a partir das 09 horas.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)