Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol faz balanço da viagem ao Peru e diz que em setembro peruanos virão a RO.


 


Nesta sexta-feira (22), após chegar da viagem que visa estreitar o comércio entre Rondônia e os países andinos, o governador Ivo Cassol reuniu a imprensa em seu gabinete, no Palácio Getúlio Vargas, para fazer um balanço dos contatos firmados entre Rondônia, Peru, Chile e Bolívia.

Cassol começou falando das dificuldades que a caravana enfrentou nas estradas durante o trajeto com a falta de oxigênio por conta das altitudes elevadas na região. Em seguida o governador destacou os pontos positivos da viagem dando ênfase para o mercado consumidor e exportador dos países visitados. Segundo ele, o primeiro passo já foi dado nas negociações, tendo em vista que a comitiva foi muita bem recepcionada pelas autoridades e empresários das cidades por onde passou. “Voltamos com a melhor impressão possível, tanto na condição de governante quanto de empreendedor”, destacou Cassol, acrescentando que “temos muito que exportar pra lá, assim como temos muito que importar de lá, que se tornaria mais barato para o comércio de Rondônia, como é o caso da batata, do sal que estamos trazendo de Mossoró, no Rio Grande do Norte percorrendo cerca de cinco mil quilômetros de distância para ser consumido aqui. Sendo, que depois de firmadas as negociações poderemos trazer da região do Peru que fica mais perto, facilitando o transporte e os custos”, concluiu.

De acordo com o governador ficou acertado que em setembro os empresários e ministros da agricultura peruanos virão em Rondônia para participar da Feira Industrial de Rondônia - Feiron, organizada pela Federação das Indústrias de Rondônia – Fiero, cujo sua equipe acompanhou a comitiva representando os empresários que não puderam ir e dando suporte para os que participaram da caravana. “Vamos disponibilizar estruturas para que essas pessoas possam visitar nossas indústrias em todo o estado. Assim fica mais fácil ainda, acelerar o processo burocrático e adiantar as negociações”, explicou o chefe do poder executivo.

Para Cassol, é importante que neste momento de grandes perspectivas para o franco desenvolvimento do Estado de Rondônia, cujo benefício será de imensa valia para sustentabilidade econômica e social da população, é importante que a bancada federal abrace essa causa em prol de um estado onde haja oportunidade para todos. “Sabemos que nem toda nossa bancada em Brasília aceitará essa nossa proposta de expansão de mercado com os países andinos, mas queremos que nossos senadores e deputados federais possam somar conosco para fazer essa integração”, ressaltou o governador.

O Governo do Estado de Rondônia vê no livre comércio entre esses países fronteiriços, uma grande oportunidade de expandir o mercado do estado exportando os produtos como: a carne bovina, arroz, café entre outros. Além, de ter a facilidade em importar produtos mais baratos dessas regiões. “Recentemente, durante encontro que tivemos com representantes desses países em Rio Branco, já foi acertado o livre comércio do Acre com Porto Maldonado. É isso que queremos para Rondônia. Queremos que se concretize as relações e acabem as burocracias”, finalizou Cassol.    

 

Cahulla

Ainda durante a coletiva, o governador Ivo Cassol, fez questão de ressaltar o grande trabalho que o vice-governador João Cahulla vem fazendo no Estado de Rondônia desde o início da administração. Destacou ainda, que nos últimos dias durante sua ausência, quando Cahulla assumiu interinamente o Governo Estadual continuou administrando com competência e respeito que um estado em amplo desenvolvimento requer. “Ele tem se mostrado um grande administrador. Administramos junto o Estado de Rondônia e toda vez que preciso me ausentar fico tranqüilo porque sei que ele tem a mesma responsabilidade que eu tenho pelo estado”, enfatizou Cassol. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Visando o restabelecimento das atividades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) no município de Guajará-Mirim, a deputada

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) entrou no clima da Rondônia Rural Show Internacional e lançou, nesta terça-feira (30), o segundo capí

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Paulo (Aprucosp), Acrizio Silva, a emenda parlamentar tem contribuído basta

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Acontece no próximo dia 6 de maio, o II Encontro com Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Asse

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)