Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CASSOL DIZ QUE EXÉRCITO HUMILHOU RONDÔNIA


Governador garante que Estado não invadiu área e diz que Exército humilhou Rondônia
Visivelmente indignado com a atitude da 17ª Brigada em ocupar a área aonde o Governo ia reiniciar as obras de construção do teatro estadual, Cassol disse que ”a manobra do Exército é uma humilhação para Rondônia, um desrespeito com a Justiça e uma afronta ao nosso povo. Enquanto os mais de 1.400 quilômetros de fronteiras com a Bolívia estão praticamente descobertos, facilitando a ação de traficantes de drogas, de armas e outros criminosos, o Exército mobiliza um grande contingente para impedir a continuidade de uma obra, de grande interesse público”.
O governador explicou que o Tribunal de Justiça também iniciou as obras de construção há anos de sua nova sede, e só há alguns dias negociou com o Exército a compra do terreno. “Nem por isso, soldados foram colocados para impedir a continuidade da obra. Por isso, causa estranheza essa atitude exagerada, sem necessidade, pois se não há o interesse numa permuta ou negociação da área, que o Exército recorra à Justiça, que é o caminho natural que todo cidadão ou instituição deve recorrer quando se sentir lesado”, completou Cassol, e lamentou que o general de Brigada, Luiz Alberto Bringel, tenha tomada a decisão de ocupar a área, ao invés do diálogo. “Ele é passageiro, não vai morar aqui mais que dois anos, por isso não entende o quanto essa obra é importante para Rondônia.
Dinheiro na conta – O recurso para a construção do teatro estadual está na conta do Governo. O dinheiro foi uma doação do Banco do Brasil, que administra as contas dos servidores estaduais, para que o Estado invista em infra-estrutura. “Decidimos construir o teatro, mas poderíamos realizar qualquer obra”, explicou Cassol.
Busca do entendimento - Ivo Cassol fez questão de ressaltar que não quer briga com ninguém, que respeita a Justiça e os demais poderes e que vai continuar buscando o entendimento para que as obras do teatro possam ser retomadas, dentro da normalidade. “Basta bom senso e sensibilidade, pois dispomos de muitas áreas, hoje ocupadas irregularmente por órgãos federais, que podem ser permutadas pela área do teatro e tudo fica resolvido. Falei, por telefone, com os ministros Nelson Jobim (Defesa) e Gilberto Gil (Cultura) e expliquei os fatos e aguardo uma definição”.
No início da noite desta terça-feira os senadores Expedito Júnior e Valdir Raupp vão ter audiência com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para tratar do assunto. O governador disse que toda a bancada está empenhada em ajudar a superar o impasse e agradeceu às manifestações de apoio recebidas por parte das entidades culturais de Rondônia.
Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito à magn

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Com o objetivo de garantir melhores condições de acesso e fortalecer as ações de preservação ambiental, fiscalização e pesquisa desenvolvidas no Par

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou em dois turnos, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/2026, encaminhada

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado, com cópia à Secr

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)