Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol defende construção imediata do Gasoduto Urucu-Porto Velho


Durante audiência pública governador assegurou
que obra é a solução mais prática para Rondônia
  
 
BRASÍLIA, 12 de Junho - "A construção imediata do Gasoduto Urucu-Porto Velho é a solução mais prática para resolver a questão relativa ao fornecimento de energia na Região Norte do País". Foi o que afirmou o governador de Rondônia, Ivo Cassol, durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Porto Velho, nesta segunda-feira (11). 

No encontro, Cassol falou da sua preocupação com o projeto das usinas do Rio Madeira. Pediu um encaminhamento diferente do que foi dado a  Urucu-Porto Velho. "A licença de instalação foi aprovada e a obra que é de fundamental importância para o Estado não saiu até agora", disse o governador ao lembrar que as usinas do Rio Madeira só irão se instalar em Porto Velho se existir oferta de energia. Por isso, as obras do gasoduto devem ser iniciadas imediatamente.

Outro assunto abordado pelo governador de Rondônia foi à decisão do governo federal de fazer a interligação do Estado ao sistema nacional de fornecimento de energia elétrica, através da construção da linha de transmissão Rondônia-Mato Grosso, o "linhão". Cassol se manifestou contra a decisão alegando que, "Caso isso aconteça, o estado deixará de arrecadar anualmente R$ 250 milhões somente de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS)". 

Para o governador, a demora na construção do gasoduto Urucu-Porto Velho faz o Estado perder economicamente e obriga o Brasil a continuar dependendo da Bolívia. Além disso, segundo Cassol, o gasoduto evitaria a queima de 1,250 mil litros de óleo diesel por dia. 

O senador Valdir Raupp (RO) líder do PMDB no Senado Federal, também presente na audiência da Câmara de Vereadores, em Porto Velho, é outro que defende o gasoduto. Ele acredita que a obra se paga com dois anos de economia, na compensação de óleo diesel para o gás natural. "Vamos economizar R$ 350 milhões por ano com a substituição do óleo diesel, além de gerar 1,7 mil empregos. É uma energia mais limpa e barata e ambientalmente correta", disse o senador. 

Além do governador Ivo Cassol e do senador Valdir Raupp, participaram da audiência os deputados federais Lindomar Garçon, Mauro Nazif e Marinha Raupp, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho e os deputados estaduais Valter Araújo e Amauri dos Santos. 

Licença Ambiental - O encontro na Câmara de vereadores foi uma solicitação do vereador Mário Jorge, que propôs uma sessão com os parlamentares para avaliação das últimas medidas adotadas pelo governo federal sobre a construção das hidrelétricas em Porto Velho. O início das obras continua emperrado por falta de licença ambiental. 

Segundo informações técnicas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), desde 2005, a Licença de Instalação e Autorização de Supressão de Vegetação do gasoduto Urucu-Porto Velho estão aprovadas, e foram retificadas e renovadas em 2006 e 2007.

Fonte: Bianca Lemos  -  Agência Informe

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)