Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Cassol defende construção imediata do Gasoduto Urucu-Porto Velho


Durante audiência pública governador assegurou
que obra é a solução mais prática para Rondônia
  
 
BRASÍLIA, 12 de Junho - "A construção imediata do Gasoduto Urucu-Porto Velho é a solução mais prática para resolver a questão relativa ao fornecimento de energia na Região Norte do País". Foi o que afirmou o governador de Rondônia, Ivo Cassol, durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Porto Velho, nesta segunda-feira (11). 

No encontro, Cassol falou da sua preocupação com o projeto das usinas do Rio Madeira. Pediu um encaminhamento diferente do que foi dado a  Urucu-Porto Velho. "A licença de instalação foi aprovada e a obra que é de fundamental importância para o Estado não saiu até agora", disse o governador ao lembrar que as usinas do Rio Madeira só irão se instalar em Porto Velho se existir oferta de energia. Por isso, as obras do gasoduto devem ser iniciadas imediatamente.

Outro assunto abordado pelo governador de Rondônia foi à decisão do governo federal de fazer a interligação do Estado ao sistema nacional de fornecimento de energia elétrica, através da construção da linha de transmissão Rondônia-Mato Grosso, o "linhão". Cassol se manifestou contra a decisão alegando que, "Caso isso aconteça, o estado deixará de arrecadar anualmente R$ 250 milhões somente de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS)". 

Para o governador, a demora na construção do gasoduto Urucu-Porto Velho faz o Estado perder economicamente e obriga o Brasil a continuar dependendo da Bolívia. Além disso, segundo Cassol, o gasoduto evitaria a queima de 1,250 mil litros de óleo diesel por dia. 

O senador Valdir Raupp (RO) líder do PMDB no Senado Federal, também presente na audiência da Câmara de Vereadores, em Porto Velho, é outro que defende o gasoduto. Ele acredita que a obra se paga com dois anos de economia, na compensação de óleo diesel para o gás natural. "Vamos economizar R$ 350 milhões por ano com a substituição do óleo diesel, além de gerar 1,7 mil empregos. É uma energia mais limpa e barata e ambientalmente correta", disse o senador. 

Além do governador Ivo Cassol e do senador Valdir Raupp, participaram da audiência os deputados federais Lindomar Garçon, Mauro Nazif e Marinha Raupp, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho e os deputados estaduais Valter Araújo e Amauri dos Santos. 

Licença Ambiental - O encontro na Câmara de vereadores foi uma solicitação do vereador Mário Jorge, que propôs uma sessão com os parlamentares para avaliação das últimas medidas adotadas pelo governo federal sobre a construção das hidrelétricas em Porto Velho. O início das obras continua emperrado por falta de licença ambiental. 

Segundo informações técnicas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), desde 2005, a Licença de Instalação e Autorização de Supressão de Vegetação do gasoduto Urucu-Porto Velho estão aprovadas, e foram retificadas e renovadas em 2006 e 2007.

Fonte: Bianca Lemos  -  Agência Informe

Mais Sobre Política

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di