Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol defende construção imediata do Gasoduto Urucu-Porto Velho


Durante audiência pública governador assegurou
que obra é a solução mais prática para Rondônia
  
 
BRASÍLIA, 12 de Junho - "A construção imediata do Gasoduto Urucu-Porto Velho é a solução mais prática para resolver a questão relativa ao fornecimento de energia na Região Norte do País". Foi o que afirmou o governador de Rondônia, Ivo Cassol, durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Porto Velho, nesta segunda-feira (11). 

No encontro, Cassol falou da sua preocupação com o projeto das usinas do Rio Madeira. Pediu um encaminhamento diferente do que foi dado a  Urucu-Porto Velho. "A licença de instalação foi aprovada e a obra que é de fundamental importância para o Estado não saiu até agora", disse o governador ao lembrar que as usinas do Rio Madeira só irão se instalar em Porto Velho se existir oferta de energia. Por isso, as obras do gasoduto devem ser iniciadas imediatamente.

Outro assunto abordado pelo governador de Rondônia foi à decisão do governo federal de fazer a interligação do Estado ao sistema nacional de fornecimento de energia elétrica, através da construção da linha de transmissão Rondônia-Mato Grosso, o "linhão". Cassol se manifestou contra a decisão alegando que, "Caso isso aconteça, o estado deixará de arrecadar anualmente R$ 250 milhões somente de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS)". 

Para o governador, a demora na construção do gasoduto Urucu-Porto Velho faz o Estado perder economicamente e obriga o Brasil a continuar dependendo da Bolívia. Além disso, segundo Cassol, o gasoduto evitaria a queima de 1,250 mil litros de óleo diesel por dia. 

O senador Valdir Raupp (RO) líder do PMDB no Senado Federal, também presente na audiência da Câmara de Vereadores, em Porto Velho, é outro que defende o gasoduto. Ele acredita que a obra se paga com dois anos de economia, na compensação de óleo diesel para o gás natural. "Vamos economizar R$ 350 milhões por ano com a substituição do óleo diesel, além de gerar 1,7 mil empregos. É uma energia mais limpa e barata e ambientalmente correta", disse o senador. 

Além do governador Ivo Cassol e do senador Valdir Raupp, participaram da audiência os deputados federais Lindomar Garçon, Mauro Nazif e Marinha Raupp, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho e os deputados estaduais Valter Araújo e Amauri dos Santos. 

Licença Ambiental - O encontro na Câmara de vereadores foi uma solicitação do vereador Mário Jorge, que propôs uma sessão com os parlamentares para avaliação das últimas medidas adotadas pelo governo federal sobre a construção das hidrelétricas em Porto Velho. O início das obras continua emperrado por falta de licença ambiental. 

Segundo informações técnicas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), desde 2005, a Licença de Instalação e Autorização de Supressão de Vegetação do gasoduto Urucu-Porto Velho estão aprovadas, e foram retificadas e renovadas em 2006 e 2007.

Fonte: Bianca Lemos  -  Agência Informe

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação e manutenção da rodovia RO-133,

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

O Projeto PCD + Mães Atípicas vem se consolidando como uma das mais importantes ações de inclusão social e promoção da saúde em Rondônia. Por meio d

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu, na tarde da última terça-feira (24), os trabalhos legislativos do último ano da atual legislat

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

m reunião realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) apresentou oficialmente ao pre

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)