Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CASSAÇÃO - TRE-RO cassa mais uma vez o diploma do Senador Expedito Júnior



A decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia que cassou novamente o diploma do Senador da República Expedito Gonçalves Ferreira Júnior foi firmada na Sessão desta terça-feira (19), quando do julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 3329. A ação foi interposta por Acir Gurgacz, segundo colocado nas eleições ao Senado Federal em 2006.

A Corte Eleitoral acolheu o pedido de cassação entendendo que Expedito Júnior, às vésperas das Eleições Gerais de 2006, utilizando-se de interpostas pessoas, organizou um esquema de compra de votos em seu favor e de outros candidatos, sob o pagamento de R$ 100,00 para empregados da empresa de seu irmão, Irineu Gonçalves Ferreira. Votaram reconhecendo que o representado Expedito Júnior incidiu nas sanções do art. 41-A da Lei n.º 9.504/97 e do art. 22 da Lei Complementar nº 64/90, pois realizou captação ilícita de sufrágio e abusou do poder econômico.

O Procurador Regional Eleitoral em suas sustentação oral registrou que esse era o mais grave esquema de compra de votos do Estado de Rondônia.

A relatora da Ação Investigatória foi a Desembargadora Ivanira Borges. Em seu voto, consignou em relação aos fatos que "o esquema se desenvolveu em dois momentos bem distintos. O primeiro consistiu na compra de votos, com a cooptação de vigilantes (...). A segunda etapa foi a tentativa de "esquentar" a "compra" de votos, forjando-se contratos de "formiguinha" e atribuindo-os à campanha de Cabo Reis".

Ao final, a Corte Eleitoral decidiu por: cassar o diploma de Senador da República de Expedito Gonçalves Ferreira Júnior e das respectivas suplências ocupadas por Elcide Alberto Lanzarin e Jabis Emerick Dutra, com imediata comunicação à mesa do Senado Federal para pronto cumprimento da decisão; declarar a inelegibilidade de Expedito Gonçalves Ferreira Júnior, Elcide Alberto Lanzarin, Jabis Emerick Dutra e de Irineu Gonçalves Ferreira para as eleições a se realizarem nos 3 (três) anos subseqüentes à eleição de 2006; aplicar a cada um dos representados Expedito Gonçalves Ferreira Júnior e Irineu Gonçalves Ferreira a multa de 40.000 (quarenta mil) Unidades Fiscais de Referência (UFIR), ante a gravidade e circunstâncias dos fatos e valores envolvidos no abuso do poder econômico.

Participaram da Sessão os Desembargadores Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes e Ivanira Feitosa Borges e os Senhores Juízes Paulo Rogério José, Élcio Arruda, José Torres Ferreira e Jorge Luiz dos Santos Leal.

O julgamento iniciou às 16 horas, terminando às 19 horas e 30 min.

Fonte: Ascom/RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu, mais uma vez, a atualização do Plano

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou um pedido da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e determinou a suspensão de operações de órgãos fede

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

Assembleia Legislativa inicia elaboração de planejamento estratégico e convida sociedade a participar

Assembleia Legislativa inicia elaboração de planejamento estratégico e convida sociedade a participar

A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)