Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CASO BERON: Perícia contábil demonstra acerto em medida postulada pelo TCE



A realização de uma perícia contábil na dívida do Beron, relativa ao período do Regime de Administração Especial Temporária, RAET, determinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, demonstra o acerto da medida postulada pelo Tribunal de Contas do Estado, em agosto do ano passado perante a Comissão de Assuntos Econômicos  (CAE) do Senado.

Na ocasião, o relatório foi defendido na reunião da CAE pelo Tribunal de Contas de Rondônia, que destacou os prejuízos de 12 milhões mensais que a União impinge a Rondônia por conta dos repasses do Fundo de Participação do Estado.

O Regime Especial  no Beron aconteceu de 1995 a 1998, quando a administração do (extinto) Banco do Estado de Rondônia ficou sob responsabilidade do Banco Central. A tese do Tribunal de Contas demonstrou que havia irregularidades no contrato de operação de crédito que Rondônia celebrou com a União, para cobrir os prejuízos da Administração RAET, relativa à falta de autorização do Senado para consolidar a dívida, além de fragilidades no próprio contrato de execução do RAET..

Naquela altura o TCE demonstrou que a responsabilidade pelo "rombo do BERON", era do Banco Central, gestão RAET, e também do próprio Estado, relativa às gestões antecessoras.

Ainda durante a reunião da CAE em Brasília, o TCE propôs a realização de perícia contábil para dirimir qualquer dúvida, exatamente em conformidade com a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, relator do caso no STF."

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)