Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CASO BERON: Perícia contábil demonstra acerto em medida postulada pelo TCE



A realização de uma perícia contábil na dívida do Beron, relativa ao período do Regime de Administração Especial Temporária, RAET, determinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, demonstra o acerto da medida postulada pelo Tribunal de Contas do Estado, em agosto do ano passado perante a Comissão de Assuntos Econômicos  (CAE) do Senado.

Na ocasião, o relatório foi defendido na reunião da CAE pelo Tribunal de Contas de Rondônia, que destacou os prejuízos de 12 milhões mensais que a União impinge a Rondônia por conta dos repasses do Fundo de Participação do Estado.

O Regime Especial  no Beron aconteceu de 1995 a 1998, quando a administração do (extinto) Banco do Estado de Rondônia ficou sob responsabilidade do Banco Central. A tese do Tribunal de Contas demonstrou que havia irregularidades no contrato de operação de crédito que Rondônia celebrou com a União, para cobrir os prejuízos da Administração RAET, relativa à falta de autorização do Senado para consolidar a dívida, além de fragilidades no próprio contrato de execução do RAET..

Naquela altura o TCE demonstrou que a responsabilidade pelo "rombo do BERON", era do Banco Central, gestão RAET, e também do próprio Estado, relativa às gestões antecessoras.

Ainda durante a reunião da CAE em Brasília, o TCE propôs a realização de perícia contábil para dirimir qualquer dúvida, exatamente em conformidade com a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, relator do caso no STF."

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 traz ótimas notícias sobre os progressos na reconstrução d

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (29), a Assembleia Legislativa de Rondônia, através do 2º vice-presidente e deputado Ribeiro

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)