Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Caso-Beron: Equipe do TCE continua acompanhando


Lúcio Albuquerque

É grande a expectativa de que o Tribunal de Contas da União acolha o parecer já declarado do ministro-relator Raimundo Carreiro, reconhecendo a responsabilidade do Banco Central pelos prejuízos causados ao Estado de Rondônia, relativo ao caso- BERON/RONDONPOUP durante o período RAET (1995/1998).

A defesa de Rondônia perante o TCU, para cuja montagem teve grande importância o estudo feito pelo conselheiro Valdivino Crispim e o Técnico de Controle Externo Miguel Garcia de Queiroz, demonstrou terem os gestores do Raet operado em conflito com as normas bancárias e, ao invés de liquidar ou sanear o BERON/RONDONPOU, conforme o decreto-lei 2.321/87 e a Lei Federal n° 6.024/74, continuaram com as operações citadas como irregulares e que eram praticadas no período pré-RAET.

A principal linha de defesa de Rondônia é o princípio jurídico da responsabilidade objetiva , apontando o Banco Central como o responsável pelos prejuízos gerados ao Estado durante o período do RAET, haja vista a ação estar sob o comando direto, fiscalização e controle do Bacen, enquanto guardião do sistema financeiro nacional.

Na defesa de Rondônia foi apontada a falta de autorização do Senado para validar os contratos celebrados pelo Estado com a União, em relação ao Beron. Para o conselheiro Valdivino Crispim, a não observância de análise prévia pelo Senado não permitiria aos contratos o "status" de ato jurídico perfeito.

Coordenador de estudo sobre o assunto, e que serviu de subsídio para a defesa de Rondônia primeiro perante a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o que gerou a decisão da CAE de requerer ao TCU uma nova auditoria sobre a questão, o conselheiro Valdivino Crispim entende que há responsabilidades tanto do Bacen e de outros segmentos.

Nessa linha de raciocínio, a dívida atribuída a Rondônia, e que mensalmente tem parcela deduzida – e estimativa de duração para mais 180 meses, ou 15 anos – gerou um vício material e vem sendo paga irregularmente. Já o Bacen e a Secretaria do Tesouro Nacional alegam que a responsabilidade pelos prejuízos do RAET é do Estado, em razão do governador de então ter seguidamente solicitou a prorrogação do RAET.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)