Segunda-feira, 30 de maio de 2011 - 20h07
Visando conter a alta da inflação e estimulando o consumidor a planejar melhor suas compras, com objetivo de diminuir a inadimplência, o Banco Central com base na resolução 3.919, determinada em 25 de novembro de 2010 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), alterou as regras para as operações dos cartões de credito e entram em vigor a partir de 1° de junho de 2011.
Com as novas regras, as administradoras terão que reduzir para cinco o número de tarifas cobradas dos clientes. Atualmente, segundo o Banco Central (BC), os consumidores estão submetidos a cerca de 80 taxas diferentes, Assim a limitação no número de tarifas será obrigatória para os novos cartões de créditos, os emitidos a partir de 1° de junho. No entanto para aqueles que já estão no mercado ou forem enviados até 31/05/2010, a restrição somente passará a valer a partir de 1° de junho de 2012.
Quanto as taxas que serão cobradas pelas operadoras de cartão, estão a anuidade, emissão de segunda via, saque, pagamentos de contas no cartão e avaliação emergencial de limite de credito.
Outra mudança se da quanto ao pagamento mínimo de fatura, que altera de 10 % para 15 % de junho a dezembro e de 20% a partir de dezembro de 2011, dessa forma é importante que o consumidor esteja consciente que ao efetuar o pagamento mínimo, o mesmo acaba arcando com o s juros impostos pelo contrato da financeira e ao pagar a parcela mínima, não pode ser considerado inadimplente e nem constar em cadastros de restrições junto a SERASA e SPC.
Para o gerente geral do PROCON Rondônia “Rui Rodrigues da Costa”, as novas regras imposta pelo banco central (BC) incentivarão que os consumidores brasileiros, principalmente os de Rondônia passam a ter um uso racional nessa modalidade de pagamento, evitando assim o super endividamento
Diante das novas regras o PROCON de Rondônia, orienta aos consumidores a máxima de atenção aos detalhamentos de suas faturas e ao notarem casos de cobranças indevidas devem em primeiro lugar procurar a agência responsável pelo cartão para buscar uma solução. Caso não consigam, poderão apresentar suas reclamações aos órgãos de defesa do consumidor (PROCON Rondônia) ou ao Banco central, pelo telefone 0800 979 2345.
O Balcão de atendimento do PROCON Regional de Porto Velho fica localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 830 no Centro – Telefone (69) 3216 – 1018/1026; em Ariquemes, Avenida Tancredo Neves, 2719, setor 03- telefone 3536 1128-3071: Em Ji-Paraná, fica na Rua Martins Costa, nº 249, Bairro Jotão no 2º Distrito – Telefone (69) 34238833 e em Rolim de Moura na Avenida 25 de Agosto, nº 5115, Centro – Telefone (69) 3442-9016, Vilhena, Avenida Celso Mazutti, nº5147, Centro, Telefone, 33224941/3110/7106.
FONTE: PROCON-RO
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