Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Carta de Dom Antônio Possamai


Diocese de Ji-Paraná

Ji-Paraná, 01 de agosto de 2006.
Caros irmãos e Caras Irmãs na fé e caminhada da Igreja,

Hoje chego até vocês para um assunto que precisa ser esclarecido. Mesmo que minha carta seja um pouco longa, escute-a até o final, pois é através das comunidades e pequenos meios de comunicação que temos espaço para falar, pois a grande mídia somente escuta um lado e aumenta muitas coisas.

Como já é de conhecimento de muitos, a Diocese de Ji-Paraná, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, o Projeto Padre Ezequiel, o Fórum Transparência Ji-Paraná, a Cáritas Diocesana e o Conselho de Leigos confeccionaram e divulgaram um cartaz com a fotografia de 23 parlamentares do legislativo de Rondônia envolvidos em corrupção, propinas e outras falcatruas. Também consta a foto do Governador Ivo Cassol pelo fato de que ele está sendo processado no Superior Tribunal de Justiça (STJ)  como provaremos a seguir:  Inquérito 450, registrado no STJ com o n° 2004/0129980, investigado por envolvimento na extração ilegal de Diamantes e contrabando, na reserva Roosevelt; Ação Penal n° 401, registrado no STJ com o n° 2004/0071386 sob a acusação de fraude em licitação, desvio de dinheiro público e formação de quadrilha ou bando, sem falar na petição do Ministério Público Federal, n° 2528 de 2004, que foi arquivada, mas que investigava sobre a informação do Governador que disse que iria mandar invadir as 48 unidades de conservação do Estado, inclusive as reservas federais e que o STJ anexou tal ação ao Inquérito 450, que tramita no mesmo Tribunal. Todos estes fatos, tanto dos parlamentares, como do chefe do executivo, foram amplamente divulgados pela imprensa estadual e nacional.

O governador sentindo-se ofendido, no dia 24 de agosto, ajuizou uma ação junto ao Tribunal Regional Eleitoral acusando somente o Bispo Dom Antonio, como pessoa física, de praticar os crimes de Difamação e Injúria. Nesta ação solicitou a retirada dos cartazes, bem como condenar o bispo pelos crimes de Difamação e Injúria.

Como para algumas situações a justiça é rápida, no dia 25 de agosto a Juíza Sandra Maria Nascimento de Souza, despachou determinando que o bispo recolhesse todos os cartazes, sob pena de multa de (cinco mil reais)  R$ 5.000,00 por dia.

No mesmo final de semana a assessoria jurídica da diocese tomou os procedimentos jurídicos cabíveis e apresentou contestação dia 28 de agosto. O ministério Público Eleitoral já se pronunciou no processo, pedindo a improcedência da ação, bem como a cassação da liminar. Ocorre que desde 28 de agosto até a presente data (tarde de  01/09) não houve nenhuma outra manifestação da juíza. Em síntese: o processo paralisou.

Ainda no dia 28 articulou-se uma reunião com os que assinaram o cartaz e em seguida uma coletiva com a imprensa de Ji-Paraná para esclarecer os fatos. Para surpresa de todos nessa mesma tarde, em plena coletiva com a imprensa, pelas 15 horas, o Governador, acompanhado por um grupos de seguranças e "assessores", sem ter agendado a visita, adentrou na sala onde o bispo estava reunido com a comissão responsável pelo cartaz e com representantes da imprensa. Numa atitude, no mínimo desrespeitosa e arrogante interpelou o bispo tachando-o de responsável único por tal cartaz. Com sua arrogância ofendeu os membros da comissão, proclamou repetidamente seu comportamento ético, elencou os méritos por ter denunciado a corrupção existente na Assembléia Legislativa e outros méritos pessoais.

O bispo exigiu dele um espaço para também falar e mostrou que de fato ele não é tão inocente como se proclama, que tem uma vida anterior que o desabona.
        
Ao se retirar ameaçou processar também as demais entidades que subscreveram o cartaz a menos que sua fotografia fosse retirada do mesmo, o que não foi aceito.
        
Ao longo desta semana ele foi publicando através de jornais e da internet sua versão, falsa, mentirosa e repleta de calúnias contra nossa Igreja Católica e contra os demais que construíram o cartaz . Está ameaçando publicar, através de panfletagem, divulgando em todo o estado "os pecados" da Igreja. Serão os de sempre, que vocês bem conhecem. E como uma pessoa destas não tem moral, pode-se esperar o pior. Estejamos preparados.

Para completar a listas de ameaças, na manhã de sexta feira (01/09) chegou na cúria diocesana uma carta com declarada ameaça de morte. Eis uma parte da carta "Os próximos dias serão decisivos. Se quer virar um santo é só continuar agindo assim. O pior pode acontecer, com você e outros irmãos que o acompanham nesta trajetória suicida. Lembre-se, que por muito menos, alguns religiosos foram assassinados". E assim vai a carta ameaçadora.

Não estamos acusando ninguém pela autoria da carta. Estamos apenas divulgando o que estamos recebendo e repudiando este tipo de comportamento, pois "carta anônima é a arma dos covardes".
        
Diante dessas ameaças, faço-lhes esta carta, provida de mais detalhes. Peço-lhes que no próximo sábado e domingo, dias 02 e 03 de setembro, em todas as missas seja lida e comentada.
 
Se possível seja feito cópia e enviada  também a outras comunidades. Seja também lida nos programas de rádio. Na hora da calúnia é dever de quem a ama sair em defesa da nossa Igreja e da verdade. Omitir-se e ficar em silêncio numa hora de tanta injustiça e corrupção é renegar nossa missão de profetas do Reino de Deus. Lembrem-se que as vítimas de tanta corrupção são sempre os mais pobres.
        
A Presidência nacional da CNBB enviou uma mensagem de solidariedade. Nela confirmou nosso papel diante da política. Entre outras coisas afirma o que sempre fizemos nesta diocese: "Sua posição em favor da "ética na política" e contra a corrupção tem todo o apoio da CNBB e está de acordo com o Documento "Orientações para as eleições de 2006" da CNBB. A posição firme da Igreja, através de muitas iniciativas, está despertando preocupações naqueles que têm a temer. Isso é bom. A sociedade começa a fazer melhor seu papel no processo político"(30 de agosto de 2006).

         Agradeço todo seu apoio Que Deus a todos abençoe.
 
                                               D. Antonio Possamai

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)