Quinta-feira, 21 de agosto de 2008 - 14h06
O governador Ivo Cassol despachou com o Secretário Estadual de Agricultura e Regularização Fundiária, Carlos Magno, na Residência Oficial, na tarde desta quarta-feira. Entre os vários assuntos tratados durante o encontro, o secretário falou da importante viagem que fará nesta quinta-feira para Brasília, onde vai discutir com o Ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger a questão da Regularização Fundiária das propriedades rurais do estado.
Estima-se que, no Brasil exista cerca de um milhão de pessoas que moram e sobrevivem em terras rurais sem que estejam documentadas, e em Rondônia a situação não é diferente, muito pelo contrário, a situação é grave, pois sem o título da terra o agricultor não consegue financiamentos, o que fatalmente o obriga a desmatar para aumentar a produção.
O governador Ivo Cassol disse que este fato é preocupante porque exclui os posseiros da maioria das políticas públicas para os agricultores familiares, como os financiamentos rurais e incentivos ao desenvolvimento da agricultura, como a assistência técnica, deixando-os à margem da lei e sem possibilidades de exercer direitos e deveres.
Preocupado com a situação, Cassol determinou que Carlos Magno fosse a Brasília tratar prioritariamente com o ministro Roberto Mangabeira a regularização das propriedades rurais do estado. Desde 2002 que o Incra Instituto Nacional de Colonização Agrária não titula nenhuma propriedade em Rondônia.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia
Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026
A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)