Quinta-feira, 21 de agosto de 2008 - 14h06
O governador Ivo Cassol despachou com o Secretário Estadual de Agricultura e Regularização Fundiária, Carlos Magno, na Residência Oficial, na tarde desta quarta-feira. Entre os vários assuntos tratados durante o encontro, o secretário falou da importante viagem que fará nesta quinta-feira para Brasília, onde vai discutir com o Ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger a questão da Regularização Fundiária das propriedades rurais do estado.
Estima-se que, no Brasil exista cerca de um milhão de pessoas que moram e sobrevivem em terras rurais sem que estejam documentadas, e em Rondônia a situação não é diferente, muito pelo contrário, a situação é grave, pois sem o título da terra o agricultor não consegue financiamentos, o que fatalmente o obriga a desmatar para aumentar a produção.
O governador Ivo Cassol disse que este fato é preocupante porque exclui os posseiros da maioria das políticas públicas para os agricultores familiares, como os financiamentos rurais e incentivos ao desenvolvimento da agricultura, como a assistência técnica, deixando-os à margem da lei e sem possibilidades de exercer direitos e deveres.
Preocupado com a situação, Cassol determinou que Carlos Magno fosse a Brasília tratar prioritariamente com o ministro Roberto Mangabeira a regularização das propriedades rurais do estado. Desde 2002 que o Incra Instituto Nacional de Colonização Agrária não titula nenhuma propriedade em Rondônia.
Fonte: Decom
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia
O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia
Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari
Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)