Terça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Ponte de Abunã executa concretagem final dia 29


Ponte de Abunã executa concretagem final dia 29 - Gente de Opinião

Com 95% do trabalho executado, a ponte sobre o rio Madeira se aproxima aceleradamente da fase final dos trabalhos. Está programada para até o dia 29 deste mês a concretagem dos últimos metros do vão central. Depois isso até os caminhões poderão trafegar por ela para levar até o outro lado o aterro necessário ao encabeçamento que vai ligar definitivamente a obra à BR-364, na região de Vista Alegre do Abunã.

Ficará, ainda, por concluir, o asfaltamento da ponte e a elevação da cabeceira no distrito de Abunã, um trabalho mais complicado, pois serão três quilômetros de alteamento da pista, dos quais pelo menos 500 metros são de solo mole, que vai exigir substituição. Apesar disso, o DNIT já trabalha para acelerar os trabalhos nos 2,5 km de solo seguro, enquanto é estudada a melhor alternativa para superar o trecho em pior situação.

A informação é do superintendente do DNIT, engenheiro Cláudio Neves, que tem o compromisso do ministério da Infraestrutura, na liberação dos recursos necessários à conclusão da obra ainda este ano. Com o orçamento apertado, o Ministério está sendo obrigado a remanejar recursos para cumprir o compromisso, mas garante que não vão faltar.

A travessia sobre o rio Madeira era um verdadeiro nó górdio a emperrar o avanço da economia rondoniense. Os benefícios poderão ser sentidos de imediato pelos proprietários de terras na região de Ponta de Abunã, com a imediata valorização de seu patrimônio, com facilidade de acesso, redução do custo dos caríssimos pedágios das balsas e maior competitividade da produção. Os benefícios se estendem à população do Acre, nos setores de abastecimento e escoamento da produção, historicamente prejudicados pelas cheias do rio.

Mas o estado de Rondônia ganha mesmo ao finalmente deixar a posição de quarto dos fundos da geografia nacional para ocupar o coração da geopolítica continental. Acordos bilaterais com a Bolívia, Chile, Peru e Colômbia já começam a ser costurados, como se viu no Rondônia Rural Show.

 

Especialmente com o Peru e Chile, em cujos portos de Ilo e Arica poderão também desembarcar a produção regional em direção ao mercado asiático.

Com o aproveitamento do diferencial de frete, o mercado andino representa uma excelente oportunidade para que Rondônia se consolide como um verdadeiro entreposto rodoviário com foco no comércio internacional, especialmente com o asfaltamento da BR-319, Porto Velho-Manaus, anunciado para 2020. Com a vantagem de haver carga para o retorno dos caminhões, especialmente do Chile, com o intercâmbio comercial facilitado pelo acordo de livre comércio, assinado em novembro do ano passado.

As negociações entre Brasil e Chile avançam em nível de detalhamento técnico, com integral apoio do presidente Bolsonaro. Acaba de ser oficializado, por exemplo, o sistema comum de certificação de produtos orgânicos. Inédito na América do Sul. O acordo reduz o custo do comércio para pequenos produtores, ao dispensar a contratação de certificadora. Rondônia comemora.

Ponte de Abunã executa concretagem final dia 29 - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fratura no fêmur: quebrou por que caiu ou caiu por que quebrou?

Fratura no fêmur: quebrou por que caiu ou caiu por que quebrou?

“As pessoas precisam entender que, em grande parte das vezes, a fratura do fêmur ou quadril em idosos não é causada por uma queda. Em muitos casos é

Caiu a Máscara - “Bibi” anuncia mais  10 mil casas em novo assentamento

Caiu a Máscara - “Bibi” anuncia mais 10 mil casas em novo assentamento

A citação do holocausto por Lula foi equivocada. Ele acertou ao declarar que o povo judeu, vítima da aniquilação nazista, não pode aplicar tratament

Número de abortos no Brasil ultrapassa um milhão por ano, segundo a OMS

Número de abortos no Brasil ultrapassa um milhão por ano, segundo a OMS

Comovente depoimento do designer gráfico Thiago Berardi, em bem elaborado vídeo que circula nas redes. Ele condena o STF, onde considera não haver v

BR – 319: dinheiro é o menor dos problemas

BR – 319: dinheiro é o menor dos problemas

O vídeo que o senador Plínio Valério – PSDB/AM fez circular nas redes sociais em veemente protesto em favor da recuperação da BR-319 – Porto Velho

Gente de Opinião Terça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)