Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Os Partidos políticos e o Poder


Os Partidos políticos e o Poder  - Gente de Opinião

A reação indignada que mobiliza os emedebistas todo o estado resulta da insistência do deputado Lúcio Mosquini em aplicar seu perfil coronelista à própria permanência no cargo de presidente do partido, mesmo tendo já anunciado sua mudança de legenda. O parlamentar age como se o poder político que lhe confere o imenso patrimônio representativo do MDB rondoniense coubesse em seu embornal, para dispor como bem lhe aprouver, satisfazer ou deleitar. E negociar, como elemento de barganha (no pior sentido) pela oferta mais vantajosa. Só que não: o partido não é mercadoria de escambo. Ele pertence a cada um dos filiados, que agora exigem, indignados, a entrega da Presidência, ainda que decida permanecer como deputado federal.   

A razão da existência dos partidos políticos é o poder. E, mais ainda, permanecer nele. Sem isso, viram joguetes nas mãos daqueles que conseguem alcançá-lo. O Partido Democrático Brasileiro – MDB de Rondônia que o diga. O longo período no poder do estado fez a legenda construir algumas virtudes que a tornam referência dentre as agremiações que disputam o poder político.

 

Os Partido políticos e o Poder 2

 

A observação é da coluna Zona Franca, assinada pelo jornalista Roberto Kuppê. Ele acrescenta que o MDB possui o maior número de filiados no estado. É também o partido que possui sede própria, uma das melhores dentre os partidos no Brasil. O MDB mantém ativa a Fundação Ulysses Guimarães – FUG, cuja agenda lhe permite a formação continuada de quadros e o debate de temas do interesse da sociedade. Tudo isso é resultado da convivência com o poder que o partido manteve por longo tempo no estado.

 

Os Partidos políticos e o Poder 3

 

“Se o poder faz bem à estrutura partidária” – continua ele – “o mesmo ocorre com a qualidade da sua militância. Embora recheado de “caciques estrelados”, o MDB, vez ou outra, é chacoalhado por movimentos de sua base de militantes. E neste momento, o partido vive mais uma destas turbulências internas. E, também neste quesito, o MDB mostra a vitalidade que justifica a existência de um partido político”.

 

Os Partidos políticos e o Poder 4

 

A revolta interna no MDB está relacionada agora ao fato da militância não concordar com a permanência do deputado federal Lúcio Mosquini na presidência do partido, após afirmar de forma reiterada que deixará a legenda na janela eleitoral, que ocorre no primeiro semestre de 2026. Até lá, Mosquini imporia a agenda que interessa a um projeto político personalista, mantendo o controle do fundo partidário e dos destinos do partido.

 

Os Partidos políticos e o Poder 5

 

A reação da militância do MDB, após alguns meses de silencio, arrancou, enfim, uma fala de redenção do presidente do partido. Em entrevista a um veículo local, Mosquini afirmou que somente entregaria a presidência ao senador Confúcio Moura. Logo, dada a legitimidade e ao apoio interno do senador, o jogo está jogado (existem rumores de que Confúcio Moura concordou em assumir o controle partidário imediatamente) - conclui. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A verdade não rende dividendos. Nem votos

A verdade não rende dividendos. Nem votos

Embora hilário e muito adequado às características conhecidas dos personagens desse diálogo, não consta que de fato ele tenha ocorrido. Nancy Astor,

Victória Grutzmacher conquista faixa preta no judô em Ji-Paraná

Victória Grutzmacher conquista faixa preta no judô em Ji-Paraná

Aluna da Judô Universo conquista faixa preta aos 21 anos, nos exames realizados sábado, em Ji-Paraná. Com aparência franzina, Victória Grutzmacher

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Artigo que publiquei em 28 de fevereiro no Blog do CHA apontava providencial alternativa capaz de conquistar a opinião pública para o projeto de co

Família Bolsonaro “dusted the thread”   para Trump entender

Família Bolsonaro “dusted the thread” para Trump entender

“O tempo é senhor da razão, mas inimigo dos sonhos” – diz a sabedoria ancestral. Foi o que levou Bolsonaro à prisão domiciliar. Em um ato desespera

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)