Porto Velho (RO) domingo, 3 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Gente de Opinião – 16 anos


Gente de Opinião – 16 anos  - Gente de Opinião

Tive a honra de participar – e dar meus palpites – do processo de criação do site Gente de Opinião, que exibe vitalidade ao completar 16 anos. Uma eternidade, se considerados os padrões relativos do espaço/tempo no universo virtual.  Tamanha longevidade há que ser comemorada não por ter conseguido manter-se no ar por tanto tempo, mas por ter adquirido respeito e credibilidade junto ao público leitor. Coisa para poucos. Muito poucos.

Credibilidade, afinal, não é mercadoria de mercado. Ela é conquistada e somente se mantém se permanentemente cativada e cuidadosamente nutrida com atitude, respeito, dignidade, compromisso, perseverança e muito trabalho. As atitudes do cotidiano é que vão demonstrar isso ao público leitor - rigoroso observador e fiscal – sentenciava o educador, intelectual e filósofo canadense Marshall McLuhan (1911 -1980).

Gente de Opinião foi gestado nos encontros rotineiros, mantidos nos finais de tarde por personalidades dessemelhantes da imprensa rondoniense, na sede da Ampla Publicidade, de Glênio Tonon. Tomou forma e se encorpou em reuniões realizadas na casa do saudoso amigo Paulo Corrêa, quase como complemento de um programa de TV homônimo, de vida breve e efêmera em algumas edições na SicTV.

Gente de Opinião – 16 anos  - Gente de Opinião

Mas o site se consolidou, especialmente por oferecer ao público exatamente aquilo que o destaca hoje: o convívio democrático, respeitoso e digno de opiniões díspares, sempre focado em favor da vida e por jamais conceder protagonismo à morte no material publicado. Tanto assim que nunca admitiu a publicação de noticiário policial e violência que tanto amesquinham e atraem substanciosa parcela da sociedade dita atual.

Gente de Opinião buscou desde sempre oferecer credibilidade e liberdade de expressão. Mas seu grande e seleto grupo de articulistas nunca se afastou da consciência de que o direito à livre manifestação, estatuído no artigo 5º da Constituição, não é absoluto, pois que limitado pelo direito alheio. Os colaboradores de Gente de Opinião seguem essa afinação, ao oferecer àquela parcela do público que não se envergonha da própria alfabetização a oportunidade de ler e pensar. 

Gente de Opinião está de parabéns e merece aplausos também por isso.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Henrique

Falta de habilidade de Lúcio Mosquini estimula oposição

Falta de habilidade de Lúcio Mosquini estimula oposição

A julgar pelo andamento do desfile, o “Bloco do Eu Sozinho”, que o deputado Lúcio Mosquini tem imposto ao MDB desde sua posse na Presidência, para d

Williames Pimentel anuncia candidato a vice: Marco Antônio de faria

Williames Pimentel anuncia candidato a vice: Marco Antônio de faria

O candidato a prefeito de Porto Velho pelo MDB, o ex-secretário municipal e de estado da Saúde, Williames Pimentel, apresentou na manhã de ontem (18

Perícia técnica comprova fraude em denúncia contra o DNIT. PF não  investigou e enganou a justiça

Perícia técnica comprova fraude em denúncia contra o DNIT. PF não investigou e enganou a justiça

Não é a Brasília que o presidente da Assembleia, Laerte Gomes, deve encaminhar sua queixa contra o estado de conservação das rodovias federais em Ro

Fernando Máximo pode ter apoio de Marcos Rocha e Bolsonaro para ser candidato

Fernando Máximo pode ter apoio de Marcos Rocha e Bolsonaro para ser candidato

A considerar o que circula na imprensa, o secretário de Estado da Saúde, médico Fernando Máximo, está definitivamente contaminado pelo vírus da políti