Porto Velho (RO) domingo, 15 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Confraria do Candiru: mais cinco estrelas na calçada


Confraria do Candiru: mais cinco estrelas na calçada - Gente de Opinião

O professor da Universidade Federal de Rondônia, economista, escritor e poeta Silvio Persivo é um dos cinco homenageados do Candiru, na festa do terceiro aniversário da Confraria. Invariavelmente bem humorado e distinto, Sílvio terá imortalizado o reconhecimento por sua produção cultural com uma nova estrela na constelação, inaugurada com pompa e circunstância pela estrela dedicada ao presidente de honra da Confraria, jornalista Euro Tourinho, na calçada mais badalada da capital rondoniense.

 

A Homenagem, programada para o dia 6 de julho, na comemoração do 3º aniversário de sucesso do Buraco do Candiru, será tanto mais significativa pela relação de agraciados. Juntamente com Sílvio Persivo, serão homenageados, com a novas estrelas na calçada da Confraria, os músicos e confrades Lito Casara e Nicodemos Alves, além da professora Ana Maria Tourinho e do jornalista e produtor cultural Dadá Batista, o "Moleque Atrevido" do Areal. Consta que poderá haver ainda uma surpresa, que Marcos Danin não revela nem que lhe paguem uma conta atrasada.

 

A homenagem se justifica tanto mais por todos os momentos de alegria e encantamento, proporcionados especialmente nas tardes de sábado, com música de qualidade, lançamento de livros e, claro, cerveja no ponto. Aos frequentadores e visitantes é também servida, para saborosa degustação, uma exibição dos excelentes chorinhos executados por lito, ao bandolim, e Nicodemos, nos bordões magistrais de seu violão sete cordas.

 

Primeira mulher a integrar aquele seleto grupo, a professora Ana Maria Tourinho, aposentada pela Universidade Federal do Pará, mora no Rio de Janeiro. Escritora poetisa, ela é vice-presidente da Academia de Lettres et Arts Luso-Suísse, Suíça, delegada do Conselho do Diretório Executivo Nacional (DEN) e 1ª Diretora Financeira da Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil-RJ.

 

Ela integra também a Diretoria da União Brasileira dos Escritores RJ, a Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras, a Associazione Culturale Internazionale Mandala, Torino- Itália, e a Associação de Poetas Portugueses - Lisboa, Portugal. Para além do sobrenome ilustre, Ana Maria Tourinho é conhecida por aqui pelas participações, como colaboradora, da redação do jornal Alto Madeira.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Henrique

Chorões de BH chegam dia 3 para "Tributo a Rondônia"

Chorões de BH chegam dia 3 para "Tributo a Rondônia"

É claro que inventei um título para esta nova visita a Porto Velho dos músicos mineiros, apaixonados por choro, que se perderam de amores por Rondôn

Ponte de Abunã provoca ansiedade também na Bolívia

Ponte de Abunã provoca ansiedade também na Bolívia

Apesar de o Brasil reduzir aceleradamente a dependência do gás boliviano, que responde, quase integralmente, pela pauta de exportações do país vizin

Ponte de Abunã executa concretagem final dia 29

Ponte de Abunã executa concretagem final dia 29

Com 95% do trabalho executado, a ponte sobre o rio Madeira se aproxima aceleradamente da fase final dos trabalhos. Está programada para até o dia 29

O país (só) da Lava Jato - II

O país (só) da Lava Jato - II

O Coaf, como anunciei, continua sob comando de Moro. Alguém terá coragem de se desculpar com os deputados rondonienses?